Conheça essa história interessante sobre o Tortellino “nó do amor” de Valeggio sul Mincio, apenas uma das tantas histórias italianas ligadas a culinária.

A cozinha italiana é tão diferente de região para região, e as características que definem essas diferenças são baseadas na agricultura, no clima, na economia local e nas tradições. Porém um traço comum a todas, é o orgulho, pois de norte a sul você encontra italianos orgulhosos de sua culinária.

Uma curiosidade é que o italiano é “barrista” – gosta do que é da sua região, e somente aquele prato é bom, o da cidade vizinha, que é muito igual ja não é a mesma coisa. O valor que eles dão a culinária típica da sua terra, seus costumes, desempenham um papel fundamental na socialização, construção da comunidade e da família.

Valeggio sul Mincio

A somente 25 quilômetros de Verona  fica Valeggio sul Mincio, uma cidade pequena mas renomada pela sua cozinha, que soube misturar um pouco da tradição dos agricultores e dos pescadores com aquela mais refinada dos “senhores”, mantendo sempre o aroma, os perfumes e os sabores. Valeggio é famosa por ser uma das capitais do tortellini da Itália.

nodo3

Tortellino “Nodo D’Amore”

Muito se fala que na região da Emília Romagna, onde um dos pratos típicos é o tortellino, mas o de Valeggio ha algo de diferente, é o tipo de massa e o tipo de, bom direi “fechadura” da massa é diferente…. mas sobretudo…. ha uma lenda muito apreciada. E claro, como toda lenda que se presa na Itália tem a ver com o que? O amor… – oh terra pra ter gente romântica ne?

Culinária Italiana - Tortellino "nó do amor" - Valeggio Sul Mincio

 

Não se pode chamar esse tortellini de um simples “tortellini”….. não, não, não. Valeggio é a casa do “Nodo d’Amore”, ou, em português, o nó de amor.

O nome nascnodo5eu de uma lenda de amor do século 13. Diz a lenda uma tropa de soldados estavam acampados nas margens do Rio Mincio.

nodi 1

Um dos atores, chamados para entreter os soldados,  lhes disse que as águas do rio Mincio eram povoadas por belas ninfas, que saíam do rio e dançavam. Porém elas tinham sido enfeitiçadas e todas as vezes que saiam da água se transformavam em bruxas feias. Um dos soldados, Malco, fico impressionado por esta história e, na mesma noite, enquanto todos dormiam, foi despertado pelas bruxas realmente dançando. Intrigado, ele foi ao encontro das bruxas que fugiram, mas durante a fuga, uma bruxa perdeu sua capa e virou uma bela ninfa. Os dois se apaixonaram de imediato, mas antes do amanhecer a bela ninfa teve que voltar ás águas do Mincio. Como um símbolo de amor a ninfa doou ao soldado um lenço atado.

Dnodo6urante uma festa, no dia seguinte, Malco reconheceu em uma das dançarinas, Silvia, a ninfa amada, que por amor havia enfrentado o mundo dos homens. Infelizmente, os olhares amorosos entre os dois despertou o ciúme terrível de uma dama que ja estava de olho no capitão. Essa mulher enciumada, denunciou a bela Silvia, o valente Malco conseguiu fazer com que ela escapasse para que pudesse retornar ao rio.nodo7

Naquela noite, Silvia apareceu na cela onde ele tinha sido preso. Malco apaixonado decide abandonar o mundo dos homens para segui-la no mundo das ninfas. Isabella, a dama que tinha denunciado Silvia, arrependeu-se e ao saber desse amor tão grande, fez com que os soldados se retirassem e facilitou a fuga dos dois. A tropa, ao chegar as margens do Mincio, encontram abandonado um lenço de seda dourado, amarrado pelos dois amantes para lembrar seu amor eterno.

E ainda hoje as mulheres da cidade, para lembrar a história de dois amantes, fazem uma pasta fina como seda, cortada e amarrada como o lenço dourado dos amantes do Mincio, embelezado com um recheio delicado, assim nasce a história do Tortellino de Valeggio, o tortellino “nodo d’amore – nó do amor.

Culinária Italiana - Tortellino "nó do amor" - Valeggio Sul Mincio

 

Os Tortellini de Valeggio são feitos com massa de ovos, com um recheio de carne de boi, porco, frango, aromas naturais (cebola, cenoura, aipo e alecrim), vinho Bardolino e um pouco de farinha de pão cozidos juntos, depois toda a mistura é moída até obter uma massa macia. O recheio é colocado sob a massa, em seguida, cortada em quadradinhos e fechada.

Culinária Italiana - Tortellino "nó do amor" - Valeggio Sul Mincio

Os tortellini devem, portanto, serem deixados em repouso até que a massa esteja seca. Portanto, eles são ligeiramente diferentes daqueles que você vai encontrar na região de Emilia Romagna.

Na minha recente visita a Valeggio durante o Blog Tour #VeronaGarda eu visitei o Pastificio il Re del Tortellino (o rei do tortellini) para participar de uma  demonstração e coloquei a mão na massa!

Ver essas mulheres na linha de produção amarrando os “nós de amor” numa facilidade foi surpreendente. Você podia ver nos sorrisos o sentimento de orgulho, enquanto elas trabalhavam. Veja o vídeo abaixo:

Rei do Tortellino

Eu claro, aprendi a fazer o nó do amor, com elas e com o próprio Rei do Tortellino, gente, mas là tem mesmo um Rei!!!

E ai, vocês acham que eu me dou bem na cozinha?

Olha ai meu Tortellino, até que saiu bonitinho ne?

Nós depois provamos o tortellino de uma maneira diferente, frito, e é como batata frita, não dá vontade de parar de comer! É uma ótima opção de lanche o tortellini frito, é crocante! O segredo é cozinha-lo e depois fritar.

A família Bignotti produz os tortellini nodo d’amore desde 1980 e hoje quem continua é uma das filhas. O pai é o senhor fantasiado de Re del Tortellino e que me contou que ha mesmo uma “posse” como rei que acontece todo ano na Festa do Tortellino di Valeggio.

Festa del Nodo d’Amore

A Associazione Ristoratori Valeggio (Associação dos Restaurantes) organiza um festival anual de tortellini em honra a pasta dourada e a história de amor de Malco e Silvia. Na terceira terça-feira de Junho de cada ano, a Ponte Visconteo fica fechada ao trânsito e fica cheia de mesas para uma grande festa chamado de Festa del Nodo d’Amore (Festival do nó do amor). Conversando aqui e ali, descobri que para poder participar desta festa tem que reservar até no máximo março (uau é mesmo famosa essa festa).

Culinária Italiana - Tortellino "nó do amor" - Valeggio Sul Mincio

E mais tarde, durante um longo almoço no Ristorante alla Borsa, pudemos degustar 2 tipos de tortellini, o tradicional e o de abóbora. Recomendo este restaurante, pessoal amável e comida ótima.

Uma coisa é fato, quando você foge das grandes cidades italianas, você encontra pessoas mais abertas e atenciosas com os turistas, adorei a minha passagem pela cidade, e ainda tem mais um post sobre esta cidade adorável, aguarde! Ainda, nesta série de posts  teremos mais 1 de gastronomia, aprendi, “botando a mão na massa”, a fazer o bigolialla prossima ragazzi!

Culinária Italiana - Tortellino "nó do amor" - Valeggio Sul Mincio

Combine e aproveite

Uma viagem para Valeggio sul Mincio pode ser combinada com uma visita a:

Mapa:

Sobre Deyse RibeiroEu sou Deyse Ribeiro, proprietária e editora do Portal Tour na Itália, especialista em turismo na Itália, onde vivo desde 2007. Depois de muito estudo, cursos e experiência no campo do turismo enogastronômico, decidi que queria apresentar a história por trás do prato, de uma forma diferente, através da memória histórica, o que fez chegar hoje nas nossas mesas, os “casos”, o trabalho, a cultura, e o amor pela culinária italiana. Pegue o seu garfo e vamos nessa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Experimente a Gastronomia Italiana