O Mercado de Florença é “o lugar” da gastronomia toscana! Um lugar para conhecer queijos, presuntos, vinhos e para comprar quitutes, degustar o que Florença oferece de melhor do seu “street food”.
Como o argumento é longo, decidi trata-lo em 2 textos, pois ha um mês atras o Mercado inaugurou o seu novo andar, com mais opções para provar as comidas típicas toscanas e que fica aberto também a noite, portanto será um texto dedicado por andar. Hoje o argumento é o segundo andar do Mercado Central.
Leia mais sobre os Mercados de Florença:
– O Mercado Central de Florença: lugar da gastronomia italiana – parte 1
– Dicas de Compras: O Mercado de San Lorenzo
– Mercados e Feiras em Florença
– Tour dos Mercados de Florença
O novo andar do mercado
Um espaço de tradição que foi transformado em um centro de união da gastronomia. O Mercado Central em Florença abriu do dia 23 de abril um novo andar, um símbolo de boa gastronomia e vinho Toscana, com 3000 metros de superfície, 500 lugares, 12 lojas dedicadas à gastronomia “artesanal”, pois todos eles passaram por um “concurso” para serem escolhidos, deveriam representar algo o verdadeiro “artesanato” culinário típico, de street food a massa, pão e pizza e nada de fastfood!
O que temos?
São 12 lojas, entre elas: um restaurante à la carte, uma pizzaria, uma escola de culinária, uma escola de vinhos, uma biblioteca, uma loja de do time local, a Fiorentina, uma enoteca, um Lampretotaio (faz o street food famoso toscado, veja aqui), uma loja de tramezinos (sanduíche com pão de forma), uma confeitaria, uma gelateria, um forno (padaria), uma queijaria, uma salumeria (presuntos e embutidos), uma peixaria (ainda serve peixe e frutos do mar fritos), uma quitanda de comida natural, e muito mais em um ambiente que combina a estrutura de mercado do século XIX com o extraordinário projeto de design.
Aberto diariamente para experimentar o gosto da Toscana, o Mercado Central se tornou um grande espaço onde a autenticidade, a espontaneidade e a tradição serão os pratos principais. Cada loja ha no alto, escrito o nome e a sua especialidade.
O resultado é a fusão de duas identidades, a tradicional, representados pelos quiosques do primeiro andar com todo o encanto que os caracteriza por 140 anos e o andar superior que visa proporcionar novas perspectivas no que diz respeito ao design, além de um sistema habitual de compras de supermercado (ha entregas em casa).
Cada um dos proprietários para entrar, não só passaram por uma difícil seleção, mas tiveram que aceitar uma rigorosa disciplina que, além de garantir a excelência da comida, a transparência, a rastreabilidade, além da necessidade de passar ao cliente a história, os conhecimentos. Além da qualidade dos alimentos no mercado vai oferecer uma rica variedade de serviços – cozinhar escola, eno-escola, livraria, banco, loja da Fiorentina e serviço de entrega que esta fazendo o Mercato Centrale de Florença um centro de atração em todas as horas e para todos os gostos.
Use todos os sentidos!
Você pode então comprar, degustar, saborear e ainda melhor, poderá descobrir, ouvir, ler, falar e ser informado por que o Mercado Central de Florença será um lugar de intercâmbio cultural, cheio de propostas, atividades e projetos.
Ha ainda uma Eno-escola, com pequenos cursos de degustação de vinho Chianti, uma ou duas vezes por dia, dura 1 hora.
Arquitetos:
O projeto de reconstrução e renovação do primeiro andar foi realizado pela prestigiada Archea Associati ( já autores da nova Cantina Antinori).
Vinho:
O “gallo nero”, é a marca do Chianti Classico DOCG, uma das áreas di Chianti (uma vasta área vinícola), é uma das mais cultuadas (minha preferida) e no Mercado ha uma loja somente dele, na verdade uma Enoteca do Chianti Classico, o primeiro caso de uma loja dedicada a uma única DOCG, oferece degustação venda.
Escola de Culinária:
Cucina Lorenzo de Médici foi a primeira escola de culinária localizada dentro do mercado. Foi projetado e construído pelo seu Instituto que está a mais de quarenta anos no bairro de San Lorenzo. As aulas são conduzidas por chefs, com diferentes abordagens culinárias e formações diferentes, para fornecer uma visão geral sobre a alta cultura gastronômica.
Lugares:
Ha 500 lugares, e pode-se sentar em qualquer deles, como uma grande praça de alimentação de shopping. No meio ha várias opções de bar que oferecem bebidas, pois cada loja vende a sua especialidade (no restaurante não vende bebidas, nem na pisaria por exemplo), basta sentar na praça que os garços passam oferecendo bebida.
Compras:
É possível comprar queijos, presuntos, pizzas inteiras, massas frescas, verduras e vinho em cada lojinha, mas ha uma Mini-Loja da Eataly dentro do Mercado, onde é possível comprar molhos, livros de culinária, e vários quitutes de qualidade.
Você pode comprar o que quiser ali que a GreenSpeed leva até o seu endereço em até 3 hs em Florença!
Almoço:
Há varias opções: desde um restaurante completo (que oferece desde entradas, pratos e sobremesa), chamado Da Tosca, ainda uma pizzeria, um local de massas frescas, de peixe frito e frutos do mar (delicioso!), local especializado em embutidos e carnes que oferece hamburguer de Chianina (uma raça de gado toscano) e tagliere (prato de frios), na área de quejios, com 2 lojas, a especializada em mussarella de bufalla oferece pequenos pratos frios com a mussarela e burrata e na outra tagliere (prato de frios) de queijos maravilhosos.
Vegetarianos? Na lojinha de frutas e verduras ha pratos vegetarianos como sopas e saladas!
Domingo passado fui almoçar com a minha amiga Anete, ela é da Letônia, olha que linda, e a gente aproveitou para comer no restaurante de massas frescas, escolhemos o Bici (tipo de massa) com molho pesto, estava delicioso e pagamos 8 euros, sentamos na praça de alimentação e pedidos bebidas no bar Flô.
Wi-fi:
Ha um Wi-fi free, basta somente pedir no Info Point a sua senha (password).
Entradas:
Ha 2 entradas quando o primeiro andar esta fechado, atras das escadas rolantes pela Via dell’Ariento e Piazza del Mercato Central, onde ha também um elevador. Quando o primeiro andar esta aberto, ha ainda uma escada no centro do Mercado.
No final deste texto, mas fotos do mercado e das suas lojas.
Fotos feitas com Ipad, Passeiosnatoscana2014®
Informações:
Mercato Centrale di Firenze, primeiro andar:
Entradas pelas ruas:
– Via dell’Ariento
– Via Sant’Antonio
– Via Panicale
– Piazza del Mercato Centrale
Mercato Centrale di Firenze, segundo andar:
Entradas pelas ruas:
– Via dell’Ariento
– Piazza del Mercato Centrale
site: www.mercatocentrale.it
Horario de funcionamento:
Primeiro andar: de segunda a sexta de 7h às 14h; aos sábados das 7h às 17h, fechado aos domingos e feriados.
Segundo andar: todos os dias das 10 as 00:00
Leia mais sobre os Mercados de Florença:
– O Mercado Central de Florença: lugar da gastronomia italiana – parte 1
– Dicas de Compras: O Mercado de San Lorenzo
– Mercados e Feiras em Florença
– Tour dos Mercados de Florença
[googlemaps https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m14!1m8!1m3!1d720.2053078371043!2d11.254000379758475!3d43.77656961001269!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x132a5402c7f95321%3A0x1ccfbda3a607402d!2sPiazza+del+Mercato+Centrale!5e0!3m2!1sit!2sit!4v1401451170991&w=600&h=450]
Pingback: O Mercado Central de Florença: lugar de boa gastronomia – parte 1 | Passeios Na Toscana
Pingback: Mercados e Feiras em Florença | Passeios Na Toscana
Pingback: Dica de Compras: Mercado de San Lorenzo | Passeios Na Toscana
Excelente materia! Obrigada!
Muito obrigada!🥰