Há algumas semanas atrás, tive uma das mais interessantes experiências gastronômicas, que me fez descobrir meu novo restaurante favorito de Florença, La Leggenda dei Frati, minha mais nova dica de restaurante em Florença.
Confesso que quando alguém me pedia indicação de um restaurante com “vista espetacular” de Florença, era difícil pensar em algo que não fosse tão turístico e com pratos descentes … era o que eu pensava até encontrar a cozinha maravilhosa do Chef Filippo Saporito.
Vou contar um pouco sobre essa minha “experiência gastronômica”, não é um review de restaurante, porque eu não sou uma crítica gastronômica, deixo esta parte para aqueles que fazem este trabalho, mas posso assegurar-lhes que a cozinha do chef Filippo e da sua esposa Ombretta, é uma experiência imperdível.
E antes que eu me esqueça, este restaurante acabou de ganhar 1 estrela Michelin (mais que merecida)!
Leia o texto –> Lista de restaurantes com estrela Michelin de 2017 na Toscana
O restaurante:
La Leggenda dei Frati está localizado na Costa San Giorgio, uma rua onde viveu Galileu, numa parte bem legal de Florença, longe do frenesi de turistas. O restaurante na verdade, fica dentro do complexo dos museus da Villa Bardini, uma villa do século 17 com uma vista incrível da cidade e rodeado por um delicioso jardim de quatro hectares com muitas árvores e flores.
O ambiente é elegante e moderno, muita luz natural e arte moderna. A cozinha é inovadora, enraizada na cultura culinária local, dando particular detalhe aos ingredientes locais sazonais, não é à toa que recebeu uma estrela Michelin pela sua inovação de qualidade.
Os proprietários são um marido e esposa, o simpático e sorridente Filippo Saporito e sua esposa Ombretta. Confesso que eu já chego com outro espírito quando sou recebida num local com um belo sorriso, e o próprio Filippo que dá as boas vindas e explica o Menu.
Como você pode ver na foto, há a opção de escolher os pratos segundo o seu gosto, escolher o menu “per noi classico” (um misto dos pratos clássicos do restaurante) no valor de 70 euros, ou de fazer o menu degustação “Gran menu dei Frati” de 8 pratos à surpresa do chef, no valor de 85 euros, e se, incluído a harmonização de 4 vinhos o valor é 110 euros. Eu claro, escolhi a degustação mais completa, junto com os vinhos, sendo um domingo, eu podia me dar a este luxo!
Abrindo o nosso almoço, um amuse bouche, uma torta de repolho (cavolo) cappuccio, com espuma de iogurte ácido e suco de cenoura. Muito leve! Servido com um espumante Sauvignon Blanc de Siena.
E em seguida uma focaccia aos sete grãos, de uma suavidade única, que acompanha a um pesto di lardo di Cinta senese.
Depois chega uma interessante cesta de variados pães feitos de levedura natural, leite e uma versão deliciosa usando polenta. Tem coisa mais tentadora que pão?
Vamos à nossa primeira entrada, começando um sgombro (peixe) marinado, com creme de batata e uma casquinha de milho.
Em seguida, como segunda estrada, nos é servido uma Cappesante (vieiras) com bacon crocante, creme de alho, e cogumelos pioppini.
Começamos as massas com um Picci (massa típica da região do Val D’Orcia) de chicória, com pedaços de recheio de linguiça crua. Incrivelmente leve e saboroso. Detalhe, eu não gosto de chicória e eu amei esse prato! Acompanhando, um Chianti Classico Castello di Leccia.
Como segunda massa, um tortelli com língua de vitelo, o seu molho reduzido, limão cristalizado e molho verde italiano. Esse foi de comer rezando!
O primeiro prato de carne foi um tartar de carne de vitelo com um gelato de funcho selvagem, e salada de alcachofra. Esse sorvete dava um sabor fresco e casava deliciosamente com a carne. Acompanhava um Pinot Nero de Castello di Fosini.
E ainda um peito com uma bolinha frita de coxa, creme de feijão verde, e verduras.
Vamos de doce? Quando eu pensava que não poderia mais de surpreender, eis que chega um pré-desert com “sopa” de tapioca, com sorbeto de framboesa, castanha de caju e chocolate. Servido com um Vin Santo.
E para terminar, esta sobremesa será difícil encontrar outra que supere essa experiência, que fechou com chave de ouro nosso almoço: sete versões de chocolate, servido pelo próprio chef que “montou” o prato na frente … sempre com um belo sorriso, claro!
Essas 7 versões são: em pò, biscoito, quente/líquido, frio/gelado, branco, amargo e ao leite.
Não acabou não!!! Estávamos em novembro, perto do natal e ai ele ainda nos serviu com panetone caseiro, cantuccini, e bolinhos.
Antes de ir embora, recebi uma caixinha de presente, com alguns docinhos!
Chegamos às 13:30 e saímos quase as 17 horas, mas valeu cada minuto!
Custo total: eu paguei 220 euros para 2 pessoas, muito bem gastos.
Algumas informações:
- se você reservar uma mesa à noite, ele pode lhe mostrar o museu, junto com alguns hóspedes.
- o La Leggenda dei Frati é também um membro ativo do Jeunes Restaurateurs d’Europe. Uma associação de jovens proprietários de restaurantes talentosos, impulsionados pela paixão.
- se você for de carro para o restaurante, veja os vídeos que o Chef fez dele indo ao restaurante de moto, assim você vê o caminho correto!
- os preços dos pratos você pode ver na foto que eu fiz no início desse texto, de 18 à 32 euros.
- se você pegar um taxi da estação de trem, deve gastar em torno de 15/20 minutos.
- o restaurante abre para almoço e jantar, de terça à domingo.
Endereço:
La Leggenda dei Frati em Villa Bardini
Costa San Giorgio 6 / A – Firenze
Tel: +39 055 0680545
E-mail: info@laleggendadeifrati.it
Site. Facebook
Características:
Aceita reservas
não faz entrega
faz embalagem para viagem
Aceita Cartão de Crédito
Indicado para crianças: não
Bom para grupos: Sim
Roupa: elegante
bebida alcoólica: sim
área ao aberto: Sim
wi-fi: não
serviço à mesa: Si