Eventos gastronômicos em Março na Itália

Veja o calendário de eventos gastronômicos em março na Itália e não fique de fora dos melhores eventos do ano. Todo mês teremos aqui um calendário com feiras, degustações e exposições que você não pode perder!

Em nossa Agenda de Março na Itália, você encontrará uma visão geral de vários eventos, festivais e exposições interessantes na Itália. Os eventos e festivais estão listados em ordem cronológica, divididos por tipo de evento.

– Atualizado com eventos de 2025 – 

Março na Itália

Março pode ser um mês maravilhoso para visitar a Itália. O clima muda com frequência e vemos rajadas de chuva, mas é um momento tranquilo para visitar e há excelentes oportunidades para atividades internas, como visitar museus e ter aulas de culinária. E, mesmo que você provavelmente veja alguns chuviscos, provavelmente acabará com um mês de primavera espetacular – com sol, ar fresco e paisagens verdes brilhantes.

Leia também:

Os segredos para uma excelente experiência de março na Itália são:

  • ser flexível com seus planos (vá aos museus se estiver chovendo, mude rapidamente os planos e faça um passeio pelos vinhedos se o sol estiver alto)
  • vestir-se adequadamente (em camadas)
  • sempre tendo um guarda-chuva com você

Se você deseja participar de atividades ao ar livre, esquiar e outros esportes de inverno são suas melhores opções em março, mas mesmo esses não são garantidos. Pode ou não haver neve nas estações de esqui da Itália no final da temporada de esqui em março.

Se você decidir viajar para a Itália em março, encontrará a “calma antes da tempestade” – a maioria dos visitantes começa a voltar para a Itália em abril e em maio as coisas estão a todo vapor.

Pratos imperdíveis na Itália em março

Prato/Item Área Descrição
frittelle, castagnole, frappe , zeppole di San Giuseppe Vários doces especiais de Carnevale e Dia dos Pais
zuppa de porri Vários sopa de alho-poró
ribollita Toscana sopa grossa feita com sobras de pão e legumes
pizzoccheri Lombardia macarrão de trigo sarraceno com repolho, batata e queijo
cassoeula Lombardia ensopado feito com repolho e carne de porco
polenta Norte da Itália fubá cozido, também bom frito ou grelhado; delicioso com cogumelos e queijo taleggio
bicerina Turim  bebida feita de leite, café expresso e chocolate
sorvete Em toda a Itália sorvete

Eventos Gastronômicos na Março na Itália

março a junho – VENETO – Primavera del Prosecco Superiore – A nova edição do Primavera del Prosecco Superiore acontece de 8 de março a  de junho de 2025 e apresenta um calendário movimentado de exposições para melhor saborear o Prosecco Superiore DOCG , mas não só. Existem também muitos locais para provar todos os produtos típicos locais, como queijos e carnes curadas, e pratos da nossa cultura gastronómica. Saiba mais aqui.

1  – Dolce Puglia  – Conversano (PUGLIA)  Dolce Puglia 2025 é a exposição de vinhos doces da Puglia e doces regionais, chocolates e laticínios. Agora em sua 28ª edição, é organizado pela delegação AIS Murgia.

1 a 3  – Feira do Vinho de Turim –Turim (Piemonte) – O Salone del Vino Torino 2025 é um lugar para descobrir e aprender sobre a herança vinícola do Piemonte, juntamente com vinícolas de toda a região. Este ano chega à sua terceira edição.

7 a 9  – Chianina e Syrah – Cortona ( Toscana )– Chianina e Syrah 2025 é o Festival de excelência gastronômica e vinícola de Valdichiana com a prévia do Syrah della Cortona DOC e do Syrah d’Italia com convidados especiais de outras nações. Também estão na programação jantares de gala e degustações de pratos à base da premiada carne Chianina, propostos por chefs locais e chefs estrelados. Programa de culinária, workshops, masterclasses, workshops para crianças descobrirem tudo sobre Chianina.

8 e 9 – VENETO, Verona  – Model Expo Italy a mostra de maquetes que todos os anos atrai amantes italianos e internacionais de maquetes. A Model Expo Italy está organizada em diferentes áreas, cada uma dedicada aos principais setores de construção de modelos: aeronaves, automóveis, navios, transporte ferroviário, modelagem estática. Uma área é dedicada à inovação de automóveis, trens de alta velocidade, drones e assim por diante. Os visitantes têm a oportunidade de participar em vários eventos interativos emocionantes , alguns deles adaptados para crianças. A Model Expo Italy acontece em Veronafiere, de fácil acesso também de carro. Para mais informações >>> Consulte o site ou a página do Facebook para detalhes, atualizações e possíveis alterações de programas.

8 e 9, 15 e 16- TOSCANA, Cigoli – Mostra Mercato del Tartufo Marzuolo di CigoliExposição do Mercado de Trufas Marzuolo em Cigoli. A vila medieval de  Cigoli  transforma-se numa aldeia de sabor, onde pode provar e comprar vinho, azeite, produtos locais e obviamente a  trufa Marzuolo. A programação deste ano inclui  mostras e eventos  como estandes de exposição, restaurantes, competições esportivas, shows de culinária, apresentações musicais, exposições e muito mais. Saiba mais aqui.

8 e 9  – Milano Wine&Spirits – Busto Arsizio ( Lombardia) – A feira de vinhos Milano Wine&Spirits 2025 oferece mais de 1.500 rótulos para degustação. Também comida de rua, gastronomia, destilados e cervejas artesanais com possibilidade de compra direta.

8 a 10 – Rome Wine Expo – Roma (LAZIO) – A Rome Wine Expo 2025, agora em sua terceira edição, é o grande festival de vinhos da capital, com estandes de degustação e masterclasses de produtores de vinho do mundo todo.

9  – Excelência da Toscana – Florença (TOSCANA) – Desde 2000, a Eccellenza di Toscana é o evento da Associação Italiana de Sommeliers da Toscana que destaca e promove a qualidade da produção de vinhos da região. O formato prevê a presença de cerca de 150 vinícolas que apresentarão seus vinhos em estandes de degustação, em conferências, workshops, degustações guiadas e masterclasses.

14 a 16 – LIGURIA, Finale Ligure – Exposição  Agroalimentar da Ligúria – Finalborgo  é um dos três centros urbanos que formam a cidade de  Finale Ligure (SV). Um evento gastronômico e vitivinícola consolidado de caráter nacional e internacional. O local da  Exposição Agroalimentar da Ligúria  é o prestigiado  Complexo Monumental  de Santa Caterina  com o Oratório , os  Claustros , o  Jardim Botânico  e o Auditório  (utilizado apenas como  Vision Plaza), bem como algumas praças do  Centro Histórico  de  Finalborgo  ( Piazza  Porta Testa  e  Piazza Santa Caterina ), premiada como “Aldeia mais bonita da Itália” . Saiba mais aqui.

14,15 e 16- LAZIO, Roma –  Enotica 2025 é o festival com degustações de vinhos e comidas orgânicas e biodinâmicas de toda a Itália. Produtos agrícolas, que realçam a importância da biodiversidade. Concertos noturnos e apresentações artísticas.

19 – SICILIA, Valguarnera Caropepe – Festa de São José  festa de São José, acontece em Valguarnera Caropepe , vila no interior da Sicília, a 21 km de Enna. – A celebração da Festa de São José geralmente começa nove dias antes com a Novena, uma oração devocional a São José onde os devotos se dirigem a ele em orações. No dia da festa enormes mesas com degraus são dispostas por familiares e amigos em frente à Igreja de São José, enfeitadas com comida local e tradicional em ação de graças. Entre os pratos locais , estão a “pagnuccata”, sobremesa siciliana coberta de mel, o cannoli com recheio de ricota e creme, a cassata , o torrão e os legumes fritos. O pão tem um papel muito importante na mesa que os padeiros moldam em diferentes formas, como anjos e ferramentas de marceneiros por causa do trabalho de José. Após a Santa Missa , o jantar ( “a zena” em dialeto siciliano) é celebrado na sacristia. A Sagrada Família , composta por três habitantes que interpretam a Madona, São José e Jesus Cristo, é a primeira a começar a comer. Em seguida, famílias e devotos são convidados a saborear a refeição em nome da Caridade. Os pratos colocados no degrau mais alto são mantidos intactos e oferecidos aos Santos. Nas mesas também estão os m’brucali , oferendas específicas para os santos como velas decoradas e sacos de trigo que durante a tarde são trazidos pelos padeiros a pé ou a cavalo. O desfile é acompanhado pela banda marcial tocando a tradicional marcha “Chichirichi”. Após o desfile dos padeiros , acontece a procissão onde os moradores carregam a estátua de São José pelas ruas até a Igreja de São José. Para mais informações e atualizações consulte a página do Facebook >>>

19 – TODA ITALIA – Dia dos Pais – Dia de São José Zeppole per San Giuseppe – No dia 19 de março, a festa de San Giuseppe (São José) é celebrada na Itália. Padroeiro das famílias, dos pobres e dos abandonados, San Giuseppe é um dos santos mais queridos da Itália. Na maioria das famílias italianas você encontrará pelo menos um menino ou homem que leva o nome Giuseppe ou uma variante dele derivada, como Peppino, Pino ou Beppe. O dia do nome de San Giuseppe é amplamente comemorado em toda a Itália. Em Bolonha, os padeiros levantam-se antes do amanhecer para fazer ravioli di San Giuseppe : pastéis doces fritos recheados com geleia ou pasta de amêndoa. Na Sicília preparam-se os sphingi di San Giuseppe : cascas de massa folhada com recheio de ricota e cascas de laranja ou limão. Em outras partes da Itália, os tradicionais zeppole di San Giuseppe (profiteroles de São José) são consumidos hoje. O Dia dos Pais também é comemorado na Itália no dia da festa de San Giuseppe, que foi o pai de Jesus. Até há alguns anos atrás este era feriado nacional, mas o  babbo italiano agora tem de adiar as festividades para depois do seu dia de trabalho. Apenas os marceneiros e carpinteiros ainda celebram a festa oficial do seu padroeiro. Eles podem desfrutar do delicioso zeppole e da atenção total de sua esposa e filhos desde cedo. Leia o texto sobre As Zeppole di San Giuseppe, o doce típico do dia dos pais

20 – TOSCANA, Camaiore – Tordello d’Oro – o Tordelli al Ragù , prato icônico e identificador da terra Versilia, se torna o protagonista indiscutível do jantar-evento em que é eleito o “ Melhor Tordello della Versilia 2025 ”. Este ano o campo de competição será um local verdadeiramente prestigiado, nomeadamente a famosa e agora histórica taberna Il Vignaccio , situada na panorâmica e pequena aldeia de Santa Lucia, no topo de uma colina . Para esta terceira edição, três locais diferentes se enfrentarão amigavelmente na chapa. A primeira é a Osteria Il Vignaccio de Santa Lúcia, eleita por aclamação popular na enquete popular específica da plataforma Facebook. As outras duas nomeações têm, como sempre, curadoria da Revista Paspartu, organizadora do concurso, e são o resultado de inúmeras experiências à mesa e também de consultas aos gourmets mais conceituados e experientes da área. Foi assim que o restaurante Il Soggiorno di Pedona e a pizzaria La Piazza di Strettoia conquistaram a cobiçada vaga na final deste ano. No final do jantar do dia 20 de março, após ter provado o tordelli dos três finalistas, um júri altamente qualificado decidirá o vencedor de 2025, que ganhará a bela estatueta de papel machê representando o Tordello em versão dourada flamejante. Saiba mais aqui.

22 e 23  – Vinifera – Trento (Trentino-Alto Adige) – Após a pausa do ano passado, a Vinifera 2025 retorna com um novo formato. A sexta edição do Alpine Artisan Market receberá mais de 100 produtores de vinho e agrícolas de toda a região alpina. A exposição, da qual participam pequenas e médias empresas artesanais, será ampliada com atenção crescente aos territórios transalpinos e aos produtos agrícolas das terras altas. Entre as barracas estarão, além de enólogos, também produtores de alimentos processados, sementes, mel, laticínios, frutas e vegetais, com uma área de mercado renovada em relação às edições anteriores, distribuída em 10 mil metros quadrados de espaços internos e externos.

até 23 – LOMBARDIA, Paullo (Milão) – Gustariso – sob o patrocínio do Ente Nazionali Risi – Gustariso, o evento gastronômico volta a divulgar a origem histórica do arroz Carnaroli e assim promover a variedade original desta excelência gastronômica italiana, selecionada em 1945 pelo solucionador e agrônomo Angelo De Vecchi nos arrozais que cercavam a cidade de Paullo. O arroz será oferecido nos 16 restaurantes participantes e será da mais alta qualidade, 100% Carnaroli, produzido a partir de sementes certificadas. Duas novidades que merecem destaque nesta edição: a possibilidade de escolher entre menus de preço fixo ou pratos à la carte e a possibilidade de reserva não só ao fim de semana (como no passado) mas também durante a semana. Os restaurantes estão localizados ao longo do eixo Milão – cidade de Lodi e contam, ao lado de reconfirmações muito bem-vindas, muitos novos membros à espera de serem descobertos. Saiba mais aqui.

29  – Due Passi in Vigna – Roma (Lazio) – Você está procurando um evento gastronômico e vinícola em Roma? Então a décima primeira edição do Due Passi in Vigna pode ser a escolha certa para você. No Mercato Centrale, na Estação Termini, você encontrará uma degustação de vinhos de toda a Itália, das 16h às 22h. Uma experiência de convívio e um passeio enogastronómico pelos três pisos do Mercado com muitos produtores e iguarias gastronómicas, criadas especificamente para acompanhar os vinhos degustados. Taxa de entrada: € 20 com uma taça para degustações ilimitadas e duas fichas incluídas para provar as tapas artesanais.

30 e 31  – Vini delle Coste – Lucca (Toscana) – O Real Collegio di Lucca sediará o evento de degustação dedicado aos vinhos das províncias costeiras. Nos estandes de degustação, a produção de vinhos toscanos, de Massa-Carrara a Grosseto, passando por Lucca, Pisa e Livorno, juntamente com vinhos e produtores do Mediterrâneo, do Adriático, do Jônico, do Tirreno e do Mar da Ligúria. Entre os expositores, atenção especial é dada à viticultura heróica e social, e às empresas que optaram por preservar variedades locais e inovar a tradição vinícola.

Sobre Deyse RibeiroEu sou Deyse Ribeiro, proprietária e editora do Portal Tour na Itália, especialista em turismo na Itália, onde vivo desde 2007. Depois de muito estudo, cursos e experiência no campo do turismo enogastronômico, decidi que queria apresentar a história por trás do prato, de uma forma diferente, através da memória histórica, o que fez chegar hoje nas nossas mesas, os “casos”, o trabalho, a cultura, e o amor pela culinária italiana. Pegue o seu garfo e vamos nessa!

1 comentário em “Eventos gastronômicos em Março na Itália”

  1. Pingback: Calendário de eventos ligados ao vinho em março - Vinho Italiano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Experimente a Gastronomia Italiana