Aprendendo a fazer massa fresca em Bolonha

Saiba como foi a minha experiência culinária em Bolonha, aprendi a fazer massa fresca, fiz um delicioso tortellone, ravioli e conheci a CIBO, escolha de cozinha e restaurante em Bolonha.

Em novembro do ano passada eu participei do Social Media Free Trip organizado pela Bologna Welcome e participei do Trekking Urbano e de uma interessantíssima aula de cozinha, junto com a minha amiga Anete.

Bolonha - Emilia Romanha - Itália

Nos ficamos de sexta (31 de outubro) a domingo (2 de novembro) e foi um fim de semana bem legal, vou fazer ainda um texto sobre a cidade de Bolonha, contando o meu giro pela cidade.

Mas hoje vou contar a minha experiência no curso de culinária na CIBO.

A CIBO:

CIBO – The Culinary Institute of Bologna é uma escola de culinária e que possui também um restaurante. Lá é possível ter aula de culinária (em inglês), e o interessante é que os clientes do restaurante podem ver a aula, pois a cozinha fica no meio do restaurante.

Stefano Corvucci, chef e diretor da trattoria del Rosso, decidiu abrir essa outra atividade, a escola de culinária, para dar ao turista a experiência de aprender a cozinhar os pratos italianos, sobretudo a massa, de dentro de um verdadeiro restaurante.

As aulas são para os visitantes de todos os níveis de habilidade de iniciantes, amadores avançados e além de cursos especiais para profissionais da culinária e chefs. Todas as aulas são destinadas a preparar autêntica cozinha italiana.

A comida é ótima, a escolha dos ingredientes é atenta, ele é um defensor do Made in italy de qualidade. Ele abriu pra gente um azeite balsâmico de comer ajoelhado!!!! Não sei nem te dizer quantas dezenas de anos foi envelhecido…

A AULA:

Bolonha - Emilia Romanha - Itália

Participei da aula de culinária junto com outras blogueiras italianas – Cristina Pasin (parliamodiviaggi.it), Martina Uras (duetorrienuraghi.it) , Milly Marchione (bimbieviaggi.it), Maria Le Rose (),  e da minha companheira de viagem, a Anete.

Quando chegamos o Stefano contou um pouco da sua história pra gente e  da escola. A ideia surgiu de um amigo americano que apostou na idéia de ensinar a culinária italiana, direto  e assim nasceu CIBO.

 

Vestimos nossos aventais e começamos a trabalhar!!! Nos aprendemos a fazer um tortellone recheado de ricota e um ravioli recheado de abóbora.

Primeira coisa, fazer o recheio da massa, e depois…. mãos a obra!!!

Bolonha - Emilia Romanha - Itália

O que precisa pra fazer uma massa? 300 gramas de farinha, 3 ovos e força!!!

Depois de misturar bem a massa, ela vai enrolada no papel filme, para não endurecer ou “pegar humidade”.

Bolonha - Emilia Romanha - Itália

Ai depois começa o verdadeiro trabalho, bater a massa!!!

Bolonha - Emilia Romanha - Itália

Opaaaa perai!!! Não desse jeito!!! (risos)

Depois de abri-la, é hora de marcar a massa, colocar o recheio, para depois molda-la.

Como foram 2 tipos de massas, tivemos 2 recheios, um de ricota e outro de abóbora.

Bolonha - Emilia Romanha - Itália

E por fim, ora de fazer o tortellone, que é uma verdadeira arte… olhando parece difícil, mas na verdade é bem simples, veja o vídeo!

Bolonha - Emilia Romanha - Itália

Bolonha - Emilia Romanha - Itália

Bolonha - Emilia Romanha - Itália

Depois de pronto era hora de cozinhar a massa e decorar o prato.

Bolonha - Emilia Romanha - Itália

O tortellone foi servido com um pouco de azeite balsâmico, duas folhas de sálvia e queijo parmesão ralado. Ja o ravioli, foi servido com creme de queijo e rape (talo do nabo) e queijo parmesão ralado.

Bolonha - Emilia Romanha - Itália

Bolonha - Emilia Romanha - Itália

E depois era só apreciar essa delicia!

Resultado: confesso que eu imaginava que era muito mais difícil fazer uma massa, na verdade achei bem simples. O problema é que a falta de tempo no dia – a – dia me impede de poder fazer sempre. Mesmo vivendo na Itália ja a alguns anos nunca tinha participado do inteiro processo de fazer uma massa e foi ótimo!

Eu acredito que faz parte de uma viagem, e acresce mais a experiência de conhecer uma cultura diferente, não só visitar cidades, museus, mas também apreciar a comida local, o street-food, os vinhos, etc. E ter essa experiência de aprender a fazer a massa, é algo muito válido. O ato de fazer a massa, é muito mais que uma aula de cozinha, faz parte do legado de uma país reconhecido mundialmente pela sua tradição culinária, e que  faz parte do patrimônio histórico italiano.

Através dessas coisas simples, é possível compreender o jeito de ser do italiano, do seu costume e isso enriquece, tanto quanto uma visita guiada em um museu.

Espero que tenham gostado dessa experiência tanto quanto eu.

E você, ja participou de uma aula de culinária na Itália?

Informação:
CIBO  – The Culinary Institute of Bologna
Via Augusto Righi 30B – Bologna, Italy 40126

Agradecimentos: ao Bologna Welcome e ao CIBO  – The Culinary Institute of Bologna

Sobre Deyse RibeiroEu sou Deyse Ribeiro, proprietária e editora do Portal Tour na Itália, especialista em turismo na Itália, onde vivo desde 2007. Depois de muito estudo, cursos e experiência no campo do turismo enogastronômico, decidi que queria apresentar a história por trás do prato, de uma forma diferente, através da memória histórica, o que fez chegar hoje nas nossas mesas, os “casos”, o trabalho, a cultura, e o amor pela culinária italiana. Pegue o seu garfo e vamos nessa!

2 comentários em “Aprendendo a fazer massa fresca em Bolonha”

  1. Wanderleia monteiro da Silva

    Seria uma imensa alegria pode ir a Itália aprender a fazer uma verdadeira massa italiana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Experimente a Gastronomia Italiana