Conhecer uma Masseria na Puglia: onde dormir e degustar produtos puglieses

Você sabe o que é uma Masseria? São as fazendas típicas da Puglia. Veja como conhecer uma Masseria na Puglia, onde dormir e degustar produtos puglieses!

Uma opção interessante de imergir na cultura pugliese é conhecer e dormir em uma Masseria. Mas, primeiramente, você sabe o que é uma Masseria?

O que é uma Masseria?

Masseria na Puglia

É um tipo de fazenda típica do século XVI e do século XVII, que inicialmente representava o resultado da colonização pelos nobres do “Reino das Duas Sicílias” de áreas que antes estavam em um estado de abandono.

Muito difundida no sul da Itália, especialmente na Puglia e na Sicília, representava uma grande fazenda habitada pelos proprietários das terras e pelos camponeses, incluía espaço para estábulos, celeiros e cultivações.

Masseria na Puglia

De tradição tipicamente mediterrânea, as masserias são formadas por uma casa típica de habitação sul da Itália, muros defensivos altos e um espaço central que servia como pátio fechado. A Masseria hoje nada mais é que uma fazenda usada, na maioria dos casos, como um agriturismo, hotel-fazenda e bed & breakfast, mas mantendo sempre mantendo sua principal função de agronegócio.

 

Veja algumas opções de Masserias para visitar na região da Puglia:

1. OSTUNI: Visitando uma das mais antigas Masserias da Puglia

Masseria na Puglia

 

Durante uma das minhas viagens pela Puglia, visitei uma masseria muito antiga pertinho de Ostuni, a Antica Masseria Brancati. A Masseria é uma fazenda de cerca de 30 hectares que produz azeite extra virgem de qualidade superior, realizado com oliveiras mileniais monumentais.

A fazenda, uma das mais antigas e originais da Puglia, preserva a herança deixada pelas populações que se sucederam e o tour é, muitas vezes, realizado pelo proprietário, numa viagem mágica através do tempo para conhecer a evolução da cultura rural e desde o tempo de Messapi até hoje.

O passeio começa no olival à descoberta das oliveiras monumentais, há árvores com as formas de escultura fascinantes, depois continua no frantoio (local onde se pressionava as azeitonas para fazer o azeite) Ipogeo, de origem da época dos Messapi ( século XIII/XIV) com pedra-moinho, tanques, lareira, estábulos e Olivaio (local onde se guardava o azeite em recipiente de barro.

O que se conhece durante a visita:

– núcleo ipogeo, que remonta ao século XIII / século XIV, que compreender além das casas, o celeiro e o armazenamento de azeite, e ainda uma pequena escuderia permaneceu intacta;
– casa do “massaro” (fazendeiro) que data dos  XVI e XVII séculos;
– núcleo de 1750 com Igreja com altar rococó em pedra, com alojamento dos pastores, celeiro ovelhas, estábulos e forno;
– frantoio (local onde se pressionava as azeitonas para fazer o azeite) “moderno” de 1880 com o anexo, tanque, habitação para os trabalhadores, e hoje transformado em Museu da Civilização Rural;
– área construída em 1940 para guardar e reparar o Fiat Balilla e dos primeiros tratores. Hoje, neste local, que ainda guarda o alçapão  onde o mecânico para reparos, você pode saborear e comprar o azeite produzido na fazenda
– degustação de azeite

Preço da visita e degustação: 15 euros por pessoa, reservas necessárias

Ainda é possível dormir no local – no booking  (veja aqui) 

Pratos Típicos Puglia

Masseria Brancati –  Hospedagem –  tours
endereço: Contrada Brancati, Ostuni (Br)
tel. +39 330 822 910
info@masseriabrancati.com

2. OTRANTO: Agriturismo Torre Pinta, antiga Masseria Medieval

Em Otranto, indicada por uma amiga local, aproveitei para fazer uma degustação de produtos locais (mais para almoço completo)  no Agriturismo Torre Pinta.

Masseria na Puglia

 

No local há um Ipogeo interessantíssimo. É um exemplo de uma torre colombaia (onde se criavam pombos), onde é precedido de um túnel escuro de 33 metros de comprimento.

Possui detalhes que se referem à cultura Messapica (povo antigo que viveu na Puglia no século VI a.C): um forno utilizado para a cremação ou sacrifício, centenas de cavidades usadas como urnas e um banco de pedra colocados ao longo das paredes, usado por este povo de acordo com seu costume, para pôr o falecido.

A origem Messapica desta estrutura é hoje a melhor hipótese. A descoberta deste subterrâneo, que aconteceu em Agosto de 1976, é atribuída ao arquiteto Antonio Susini. Local incrível e a senhora proprietária, a Maria Giovanna é um amor… 

Masseria na Puglia

 

Ainda é possível dormir no local – no booking tem avaliação 8,3 (veja aqui) 

Preço da visita e degustação: 20 euros por pessoa, reservas necessárias

Agriturismo Tenuta Torre Pinta –  hospedagemtour
endereço: Via Memorie, 73028 Otranto LE, Itália
tel: +39 0836 190 2453

3. CASTEL DEL MONTE: Masseria Torre di Nebbia

Masseria na Puglia

 

Quando fui a Castello del Monte, visitar o Castelo, decidi fica na Masseria Torre Di Nebbia, a 20 minutos de Andria e a poucos minutos do Castel Del Monte e no fim de um parque, este Hotel ofereceu a paz e a tranquilidade que queríamos naquela viagem. Com certeza foi o melhor hotel que tivemos nesta viagem e o mais confortável.

A Masseria é uma antiga fazenda construída inteiramente de pedra no início de 1800 e localizada no coração do Parque Nacional Alta Murgia, restaurada e transformada por arquitetos famosos e decoração de vários designers italianos importantes.

Adoramos tudo, desde o atendimento, o pessoal, a cura com os detalhes. Eles produzem lavanda e me deram de presente uma boa quantidade que deu um cheirinho delicioso no carro durante toda viagem. Nota 10! Paguei €90 euros por um quarto com café da manhã.

Hospedagem – no booking tem avaliação 9.3 (veja aqui) 

Masseria Torre Di Nebbia – hospedagem
Contrada Torre di Nebbia, 70033 Castel del Monte, Itália

4. MONOPOLI: Masseria Spina –  dormir e degustar

O conceito de masseria está tão enraizado na Puglia que é quase difícil ir a região e não visitar pelo menos uma. Patricia, quando esteve em Monopoli, visitou a Masseria Spina. Já nos arredores de Lecce, visitou a Masseria L’Astore.

A Masseria Spina é uma das mais antigas residências de época da Puglia, propriedade de uma importante família aristocrática da região. É uma ótima opção de hotel-fazenda típico da Puglia, e nos recomendamos esta opção de hospedagem para “mergulhar” na atmosfera Pugliese.

Masseria na Puglia

Os primeiros assentamentos na área da Masseria Spina remontam ao século X. Desde então este lugar tem visto uma sucessão de histórias e tradições familiares importantes que levaram a Masseria a ser o que é hoje. Há mais de um século, a fazenda é de propriedade da família Meo-Evoli, que a transformou os ambientes do edifício principal em charmosos apartamentos onde é possível se hospedar e viver de perto a tradição da Puglia.

A Masseria ainda oferece opção de visita ao complexo monumental da Masseria Fortificata Spina (XI-XVIII), em 7 hectares de “parco della piana degli ulivi secolari” e envolto em uma atmosfera única e rara, oferece a oportunidade para os visitantes de descobrir lugares, cores, sabores, tradições e costumes da cultura rural local. O passeio guiado oferece uma visita ao complexo que abrange um período da Idade Média até os dias atuais. Já quanto a degustação existem várias opções.

Preço da visita e degustação: depende da opção escolhida – veja aqui – reservas necessárias

Hospedagem – no booking tem avaliação 9.2 (veja aqui) 

Masseria Spina Resort –  Hotel visitas
Viale Aldo Moro 27, 70043 Monopoli, Itália

5. LECCE – Masseria L’Astore –  azeite e vinho

Masseria na Puglia

 

Em Lecce a Patricia ainda visitou a Masseria L’Astore para fazer uma deliciosa degustação. A tradição vinícola desta fazenda remonta aos anos 40, uma época em que, conformando-se com os critérios da época, o vinho era produzido em grandes quantidades para ser vendido “in cisterna” (tanque).

No final dos anos 90 foi iniciado um projeto visava a produção de vinhos de qualidade. Após uma preparação dispendiosa do solo com uma análise precisa de características geológicas, escavações, frangiture e moagem, foram implantados tem aproximadamente 20 da vinhas: Negroamaro, Aglianico, Primitivo, Montepulciano, Malvasia Bianca, Susumaniello; ao longo dos anos ele começou uma busca por variedade indígena extinto que levou a novas instalações experimentais e uma verdadeira coleção Ampelográfica de Salento.

Ao lado do Frantoio Oleario ipogeo (moinho de óleo no subsolo) foi feito um Bottaia (local onde se guarda os barris de vinho), para o envelhecimento do vinho, de acordo com a tradição arquitectônica de Salento, com tectos abobadados à estrela usando materiais locais, com a “pietra leccese” e “carparo” obtendo assim uma verdadeira “catedral do vinho.”

Masseria L’Astore oferece vários serviços como degustações de vinhos locais e azeite orgânico, o embutido capocollo de Martina Franca, o queijo cacio cavallo podolico, pão de Altamura e cebola vermelha de Acquaviva.

Preço da visita e degustação: a partir de 20 euros por pessoa – reservas necessárias
Masseria L’Astore
Via G. di Vittorio, 1 – Cutrofiano Lecce, Italia
t: 0836 542 020
e: info@lastoremasseria.it

veja ainda outras opções de estadia nos textos que escrevemos sobre a Puglia:

Mapa

Sobre Deyse RibeiroEu sou Deyse Ribeiro, proprietária e editora do Portal Tour na Itália, especialista em turismo na Itália, onde vivo desde 2007. Depois de muito estudo, cursos e experiência no campo do turismo enogastronômico, decidi que queria apresentar a história por trás do prato, de uma forma diferente, através da memória histórica, o que fez chegar hoje nas nossas mesas, os “casos”, o trabalho, a cultura, e o amor pela culinária italiana. Pegue o seu garfo e vamos nessa!

6 comentários em “Conhecer uma Masseria na Puglia: onde dormir e degustar produtos puglieses”

  1. Carolina Beolchi

    Olá! Estou pensando em ir com a minha família para Puglia em
    Dezembro mas não consigo achar muitas informações sobre a região nesta época do ano. Vcs saberiam dizer se é uma boa região para se visitar nesta época com crianças? Obrigada

    1. DEYSE OLIVEIRA RIBEIRO

      Olá Carolina,

      Assim como as outras regiões do sul da Itália, vale a pena visitar a Puglia no inverno se o seu roteiro for focado nas cidades históricas (Lecce, Bari, Alberobello, etc). Obviamente não é o período para visitar as praias da região.

      Um abraço

  2. Boa tarde
    estou com viagem marcada para setembro e gostaria de visitar muito uma vinicola e uma fazenda de azeite. se puder me orientar eu agradeco. obrigada
    Marcia

  3. DENISE D SILVESTRE

    Ola
    Irei em setembro e gostaria de conhecer uma fazenda de oliveiras e saber como se faz o azeite.
    Poderia me passar indicacao de masseria em monopoli.
    obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Experimente a Gastronomia Italiana