Veja o calendário de eventos gastronômicos na Itália em agosto e não fique de fora dos melhores eventos do ano. Todo mês teremos aqui um calendário com feiras, degustações e exposições que você não pode perder!
Em nossa Agenda da Itália para agosto você encontrará uma visão geral de vários eventos, festivais e exposições interessantes na Itália. Os eventos e festivais estão listados em ordem cronológica, divididos por tipo de evento.
– Atualizado com eventos de 2024 –
Itália em agosto
Você pode estar se perguntando por que alguém se incomodaria em ir à Itália em agosto, se até os italianos estão tentando ao máximo sair das cidades naquele momento. É uma pergunta válida. E há, pelo menos para alguns viajantes, algumas boas respostas.
O verão faz parte da alta temporada turística da Itália, mas como muitos italianos tiram férias em agosto, há uma queda nos preços de coisas como quartos de hotel. E porque os italianos não estão nas cidades, as multidões são menores. Outros viajantes europeus, em geral, também vão para a praia em agosto, então as multidões de turistas também são menores.
O que isso significa para quem vai para a Itália em agosto é que as filas para entrar nos museus e atrações da cidade são geralmente mais curtas do que eram em julho, e seu orçamento de viagem vai além do que seria há um mês. O preço que você paga pelas multidões menores e melhores ofertas é, é claro, sofrer com o clima geralmente extremamente quente e úmido (junto com algumas lojas e restaurantes fechados durante o mês).
As principais cidades turísticas – lugares como Roma, Veneza e Florença – não são cidades fantasmas em agosto. São as cidades menores que não têm um fluxo constante de turistas que provavelmente se sentirão abandonadas em agosto. Exceto, é claro, pelas praias – todas as praias da Itália ficam lotadas em agosto, e todos os hotéis perto de uma praia estão lotados.
Se você é como eu e o calor extremo faz você se sentir mal, eu te aconselho a não fazer uma viagem em agosto na Itália – ou, no mínimo, eu te aconselho a adotar um ritmo bem tranquilo e beber muita água. Se você é um viciado em sol que gosta da ideia de uma pechincha de verão, agosto pode ser o momento ideal para você estar na Itália.
LEIA TAMBEM:
-
- Calendário de eventos anuais na Itália
- Viajando para a Itália em Julho: o que você precisa saber
- Melhor roteiro para primeira viagem na Itália
- Tudo que você precisa saber para viajar para a Itália
- 10 cidades para conhecer na sua primeira viagem a Itália
- O que você precisa saber para viajar de trem na Itália
- Museus gratuitos em 2023; veja quais e o calendário
Mas, com algum planejamento e gerenciamento de expectativas, pode ser um excelente mês para explorar a Itália.
Se você está pensando em maio para viajar para a Itália, este guia será útil. Leia também o texto Viajando para a Itália em agosto o que você precisa saber
O que comer na Itália em agosto
Produção sazional agosto
- Melone– melão
- Anguria – melancia
- Albicocche – damasco
- Pesche – pêssego
- Fichi – figos
- More – amoras
- Mirtili – mirtilos
- Pomodori – tomate
- Abobrinha – abobrinha
Comidas para experimentar na Itália em agosto
- Ferragosto dolci – Doces de Ferragosto
- Panzanella – salada de pão
- Insalata caprese – salada de tomate e mussarela
- Prosciutto e melone – melão envolto em presunto cru
- Fiori di zucca – flores de abobrinha recheadas com ricota e depois fritas
- Granita – raspadinha, perfeita num dia quente de verão!
- Insalata di finocchi e arance – salada de funcho e laranja
- Gelato – qualquer sabor que você conseguir!
Eventos Gastronômicos na Itália em Agosto
- Veja o calendário completo de eventos em fevereiro no Portal TourNaItalia.com
- Veja calendário de eventos ligados ao VINHO na Itália em Fevereiro no VinhoItaliano.com
*até dia 3 – Aosta (VALLE D’AOSTA) – Feira de Verão – Foire d’été – Aosta – O centro histórico de Aosta é animado pela Foire d’été – Feira de Verão também chamada de Foire de Saint Ours – Fiera di Sant’Orso. Organizado pela primeira vez em 1969, o Foire d’été tem como objetivo promover a produção artesanal do Valle d’Aosta e, desde o primeiro ano, atrai muitos visitantes curiosos para ver o produto típico do Vale de Aosta. Todos os anos, centenas de expositores expõem e comercializam vários produtos artesanais feitos com diferentes técnicas: torneamento, entalhe em talhe, escultura em madeira, fabricação de pedra, etc. Imperdíveis os objetos e as criações feitas em ferro forjado e couro ; móveis, ferramentas agrícolas, brinquedos feitos à mão, construções em miniatura, flores de madeira… Algumas barracas são dedicadas a massas salgadas, flores secas , tecidos, cerâmicas e outras criações artesanais.Além disso, uma parte do Foire é voltada também para os produtos criados com materiais e técnicas não tradicionais e oferece também boa comida. Danças e música vão divertir adultos e crianças.
*até dia 4 – Bettona (UMBRIA ) – Festival do Ganso – De 26 de julho a 4 de agosto de 2024, o Festival do Ganso será realizado na bela vila medieval de Bettona , perto de Perugia. Durante o Festival do Ganso, este ano em sua 40ª edição , é possível saborear pratos típicos à base de ganso: nhoque (um tipo de massa feita com batatas) com molho de ganso, ganso assado, rosbife de ganso, arrosticini , penne alla norcina, etc. Como em muitos festivais , um pequeno mercado de antiguidades, artesanato e construção de maquetes é montado na praça principal da cidade. Você conhece Bettona? Bettona é definida como a “varanda em direção à Úmbria”, por suas varandas com belas vistas do vale da Úmbria. É caracterizada por vielas extraordinárias e muralhas medievais que relembram a história da cidade como as antigas batalhas e claustros.
*ate 25 – (toda a Itália) – Calici di Stelle – brindando sob as estrelas- Na noite de San Lorenzo (10 de agosto), muitos lugares da Itália brindam a cada estrela cadente que pode ser vista no céu. Esta noite especial é, portanto, também chamada de ‘Noite das Estrelas Cadentes’. Você desfruta de uma taça de vinho enquanto vê estrelas cadentes para realizar um lindo desejo. Você pode encontrar todas as vinicolas participantes, organizadas por região, no site do MovimentoTurismoVino.it . Embora muitas vinícolas estejam organizando eventos extras ao longo da semana, o destaque ainda é no dia 10 de agosto, durante a primeira e única Notte di San Lorenzo.
–Norte da Italia
–Centro da Italia
–Sul e Ilhas
*2 a 17 – Montefiascone (LAZIO)– Feira do Vinho Montefiascone – –– Na Feira do Vinho Montefiascano 2024 você encontrará um roteiro de degustação dedicado aos 5 melhores DOCs da Itália: Est!Est!!Est!! de Montefiascone, Brunello, Frascati, Ischia e Vernaccia di San Gimignano. Além disso, degustações e palestras guiadas. Bilhetes: 10 euros para 7 provas.
03 – Tusa, Messina (SICILIA) – Festival dos Sabores Antigos – a ” Sagra degli Antichi Sapori ” visa promover o território do município de Tusa , redescobrindo os sabores e gostos dos pratos que acompanham esta comunidade desde as suas origens. Em particular, o objetivo do certame é justamente oferecer ao grande público os sabores da tradição camponesa que caracteriza o nosso território, promovendo os produtos locais, como favas, tomates, cebolas, azeite virgem extra, orégãos, queijos e ricota, azeitonas , pão, salsicha, etc. Tudo isso acontece no belo cenário do centro histórico de Tusa , cheio de igrejas para visitar, que abrigam valiosas obras de arte atribuíveis a artistas renomados como Gagini, Giovanbattista Li Volsi e Nicolò Mirabella.
*05 a 08 – Spilinga, Vibo Valência – (CALÁBRIA) – Festival ‘Nduja – Spilinga – A aldeia de Spilinga, na província de Vibo Valentia, acolhe o ‘Festival de Nduja , um enchido para barrar feito de gordura de porco e malagueta (muito) picante, com o seu belo vermelho vivo e que quase “adverte” da sua presença abundante. A festa da ‘Nduja , que chegou à sua 47ª edição , tornou-se uma tradicional marcação do mês de Agosto como evento gastronómico, folclórico e cultural. E é também o festival mais antigo da Calábria, remonta a 1975! Graças a ‘Nduja, Spilinga tornou-se famosa na Itália e em todo o mundo e o festival atrai muitos turistas todos os anos que ficam em torno de Tropea e Capo Vaticano. As barracas estão localizadas na Piazza 11 Settembre e oferecem pratos que podem ser preparados com ‘nduja, como costeletas, bruschetta, almôndegas, sanduíches, legumes, feijão, espaguete e muito mais. O cheiro forte e pungente de ‘nduja makes é percebido em todos os lugares. Se você gosta de comida picante, isso é apenas para você! Não só comida . Durante o festival também há artistas e malabaristas, bandas musicais e grupos folclóricos, e os famosos gigantes Mata e Grifone (veja abaixo) que dançam nas ruas, e o burro de bambu que ilumina a praça e dispara fogos de artifício.
*9 – Taurasi (CAMPANIA) – Cálices de Estrelas no Castelo – Das 18h00 às 24h00, bancas de provas de vinhos, gastronomia, visitas ao castelo, observação astronómica. Todo o evento será acompanhado de animação musical. A comida incluirá, entre os muitos pratos, pãezinhos com curgetes fritas, molho scapece e leitão cozido no vapor; berinjela recheada com queijo de cabra e ricota e mais 3 pratos. Você poderá desfrutar de 4 taças de degustação grátis nos estandes das 19 vinícolas participantes, que, mediante solicitação, poderão vender suas garrafas separadamente. O bilhete total: €25,00.
*10 a 21 – Ascoli Piceno (MARCHE) – Festival Ascolive – em Ascoli Piceno , acontecerá a 12ª edição do Festival Ascolive dedicado às azeitonas recheadas Ascoli, petisco típico da região de Marche. No Festival Ascolive também acontecem conferências, encontros e degustações para divulgar a azeitona recheada estilo Ascoli no mundo, dando espaço também aos produtores locais. A receita remonta a muito tempo atrás e ainda é fiel à tradição. Azeitonas salgadas são recheadas com uma mistura de carne e depois fritas. Muitas pessoas famosas apreciaram muito essa iguaria gastronômica, de Caton a Petronius, passando por Rossini e Garibaldi.
*14 e 15 – Grazie di Curtatone, Mântua-Mantova (LOMBARDIA) – A tradicional Fiera delle Grazie , chegando à sua 49ª edição , acontece nos dias 14 e 15 de agosto de 2023 , no adorável distrito de Grazie em Curtatone (área de Mantova), uma das mais belas aldeias da Itália, que atrai mais de 100 mil visitantes todos os anos. A feira Grazie , com sua mistura única de arte, cultura e gastronomia, inclui um Concurso Internacional “Madonnari” , que começa na noite de 14 de agosto com a bênção do giz dos artistas e termina em 15 de agosto, quando o vencedor é anunciado . Cerca de 200 Madonnari vêm de toda a Itália e do mundo. A Fiera delle Grazie é uma combinação de sagrado e profano, bem como uma enorme oficina de arte ao ar livre que o povo de Mântua adora frequentar. Além da tradicional caminhada até o adro da Grazie, não faltam música, diversão e cultura. E mais: mercado, parque de diversões, show de pirotecnia e o saboroso e tradicional cotechino. As origens da Feira remontam a 1425, quando Gianfrancesco Gonzaga , Marquês de Mântua, declarou que a praça em frente à igreja era um “mercado”.
*10 a 15 – Cortona (TOSCANA) – Sagra della Bistecca – Durante a Sagra della Bistecca, todos os moradores e visitantes de Cortona andam pela rua com água na boca. Afinal, eles assam os melhores bifes. Chefs experientes preparam o melhor bistecche de carne Chianina em uma enorme grelha. Você se diverte em combinação com um bom vinho – uma experiência inesquecível!
17 – Monopoli PUGLIA – La vallata del Folklore – Sagra della Frittella Farcita – Este ano chega a 14ª edição do La Vallata del folklore, sempre acompanhada pela “ Sagra della Frittella Farcita ”, repleta de especialidades locais e degustações típicas procuradas pelas nossas avós. Tudo acompanhado de um bom vinho e cerveja. Não perca a noite às 21h00 eles vão executar: ” I CIPURRID ” grupo de música popular que apresenta um vasto repertório como a nossa pizzica e quadrilha, tammurriate.
*22 a 31 – Tarquinia (LAZIO) – Divino Etrusco – O Divino Etrusco 2024 acontecerá, como todos os anos, na segunda quinzena de agosto no centro histórico de Tarquinia. A festa do vinho é dedicada às adegas, aos vinhos e à tradição vitivinícola das cidades que compunham a Dodecápolis etrusca: Arezzo, Perugia, Cortona, Tarquinia, Vulci, Volterra, Volsini (hoje Orvieto), Veio, Vetulonia, Caere (Cerveteri) Chiusi e Roselle. Ao longo dos 6 dias de evento (2 fins de semana), estarão presentes 40 adegas, com mais de 80 vinhos para degustação. Além disso, estão programadas aulas de showcooking e culinária com chefs estrelados e chefs locais. E depois, música, artistas de rua, exposições, visitas guiadas e muito mais.
*19 a 24 – Campli (ABRUZZO) – Festa da Porchetta Italiana – A Festa da Porchetta Italiana em Campli , perto de Teramo, acontece de 19 a 24 de agosto de 2024. Seis
dias são dedicados ao assado de porco, um dos pratos mais típicos e saborosos da Itália Central. Sua preparação ainda é passada de geração em geração de acordo com a receita antiga que consiste em um processo de cozimento elaborado e rigoroso em fornos antigos. Além das degustações , o programa inclui também concertos ao vivo e desafios culinários.
Um júri também formado por amadores é responsável por degustar e premiar a melhor porchetta. A Festa Italiana da Porchetta em Campli , organizada pela primeira vez em 1964, é a maior festa italiana dedicada à porchetta. Para mais informações, visite osite>>>
25 – La Morra PIEMONTE – Mangialonga di La Morra – A 1ª Magnalonga d’Italia é encenada desde 1986 em La Morra , a pérola do Langhe onde é produzido o rei dos vinhos tintos do Piemonte, Barolo . No final do mês de agosto, os sócios percorrem cinco quilómetros em nome do gosto e das tradições para serem percorridos por vinhas que são património da UNESCO . Aperitivo à base de produtos típicos da Langa , depois para com salame local, banha e Dolcetto d’Alba, tajarin al ragù e produtos da gastronomia Ivaldi emparelhados com Nebbiolo d’Alba, Barbera d’Alba e Langhe DOC e mais pedaços de vitela em Barolo, servido com polenta Mulino Sobrino e Barolo DOCG dos produtores La Morra. Também haverá uma seleção de queijos dos vales de Cuneo e Barolo, enquanto na quinta etapa, os produtos de Giovanni Cogno, sorbet de limão e Moscato d’Asti DOCG terminarão com uma nota doce com bolo de avelã.
Festa durante o verão – SAGRE
O verão é a época de destaque para as festividades ao aberto como as sagre, um festival com comidas e bebidas culinárias que geralmente se concentram em uma especialidade local. Cada iguaria tem a sua própria sagra. Recomendamos apenas alguns aqui, mas se você estiver de férias na Itália, mantenha os ouvidos e os olhos abertos. Se você vir um cartaz com a palavra sagra , ou ouvir um italiano falando sobre isso, certifique-se de não perder esta festa maravilhosa!
Em agosto, por exemplo, a Sagra del Gelato em Massa Martana (Úmbria) oferece resfriamento nos dias quentes de verão. Afinal, um sorvete (ou dois) sempre entra. Em Francavilla Fontana (Puglia) você pode desfrutar de mussarela cremosa, mas também bruschetta (em Montevergine) e tudo o que nada no mar em Capo di Leuca(Puglia). Verdadeiros aventureiros culinários visitam Nuoro (Sardenha), para a Sagra della Lumaca, a festa do caracol…