Veja o calendário de eventos gastronômicos na Itália em agosto e não fique de fora dos melhores eventos do ano. Todo mês teremos aqui um calendário com feiras, degustações e exposições que você não pode perder!

Em nossa Agenda da Itália para agosto você encontrará uma visão geral de vários eventos, festivais e exposições interessantes na Itália. Os eventos e festivais estão listados em ordem cronológica, divididos por tipo de evento.

– Atualizado com eventos de 2023 – 

 Itália em agosto

Você pode estar se perguntando por que alguém se incomodaria em ir à Itália em agosto, se até os italianos estão tentando ao máximo sair das cidades naquele momento. É uma pergunta válida. E há, pelo menos para alguns viajantes, algumas boas respostas.

O verão faz parte da alta temporada turística da Itália, mas como muitos italianos tiram férias em agosto, há uma queda nos preços de coisas como quartos de hotel. E porque os italianos não estão nas cidades, as multidões são menores. Outros viajantes europeus, em geral, também vão para a praia em agosto, então as multidões de turistas também são menores.

O que isso significa para quem vai para a Itália em agosto é que as filas para entrar nos museus e atrações da cidade são geralmente mais curtas do que eram em julho, e seu orçamento de viagem vai além do que seria há um mês. O preço que você paga pelas multidões menores e melhores ofertas é, é claro, sofrer com o clima geralmente extremamente quente e úmido (junto com algumas lojas e restaurantes fechados durante o mês).

As principais cidades turísticas – lugares como Roma, Veneza e Florença – não são cidades fantasmas em agosto. São as cidades menores que não têm um fluxo constante de turistas que provavelmente se sentirão abandonadas em agosto. Exceto, é claro, pelas praias – todas as praias da Itália ficam lotadas em agosto, e todos os hotéis perto de uma praia estão lotados.

Se você é como eu e o calor extremo faz você se sentir mal, eu te aconselho a não fazer uma viagem em agosto na Itália – ou, no mínimo, eu te aconselho a adotar um ritmo bem tranquilo e beber muita água. Se você é um viciado em sol que gosta da ideia de uma pechincha de verão, agosto pode ser o momento ideal para você estar na Itália.

LEIA TAMBEM:

Mas, com algum planejamento e gerenciamento de expectativas, pode ser um excelente mês para explorar a Itália.

Se você está pensando em maio para viajar para a Itália, este guia será útil. Leia também o texto Viajando para a Itália em agosto o que você precisa saber

O que comer na Itália em agosto

Produção sazional agosto

  • Melone– melão
  • Anguria – melancia
  • Albicocche – damasco
  • Pesche – pêssego
  • Fichi – figos
  • More – amoras
  • Mirtili – mirtilos
  • Pomodori – tomate
  • Abobrinha – abobrinha

Comidas para experimentar na Itália em agosto

  • Ferragosto dolci – Doces de Ferragosto
  • Panzanella – salada de pão
  • Insalata caprese – salada de tomate e mussarela
  • Prosciutto e melone – melão envolto em presunto cru
  • Fiori di zucca – flores de abobrinha recheadas com ricota e depois fritas
  • Granita – raspadinha, perfeita num dia quente de verão!
  • Insalata di finocchi e arance – salada de funcho e laranja
  • Gelato – qualquer sabor que você conseguir!

Eventos Gastronômicos na Itália em Agosto

*05 – Aosta (VALLE D’AOSTA) – Feira de Verão – Foire d’été – Aosta – Em 5 de agosto de 2023, o centro histórico de Aosta é animado pela Foire d’été – Feira de Verão também chamada de Foire de Saint Ours – Fiera di Sant’Orso. Organizado pela primeira vez em 1969, o Foire d’été tem como objetivo promover a produção artesanal do Valle d’Aosta e, desde o primeiro ano, atrai muitos visitantes curiosos para ver o produto típico do Vale de Aosta. Todos os anos, centenas de expositores expõem e comercializam vários produtos artesanais feitos com diferentes técnicas: torneamento, entalhe em talhe, escultura em madeira, fabricação de pedra, etc. Imperdíveis os objetos e as criações feitas em ferro forjado e couro ; móveis, ferramentas agrícolas, brinquedos feitos à mão, construções em miniatura, flores de madeira… Algumas barracas são dedicadas a massas salgadas, flores secas , tecidos, cerâmicas e outras criações artesanais.Além disso, uma parte do Foire é voltada também para os produtos criados com materiais e técnicas não tradicionais e oferece também boa comida. Danças e música vão divertir adultos e crianças.

até 6 -Montecchio del comune di Cortona (TOSCANA) – Sagra del Piccione – O  48º Festival do Pombo em Montecchio , uma pequena fração de Cortona (AR), está agendado de 29/07 a 06/08 . O festival acontece na quadra esportiva Ennio Viti ( https://goo.gl/maps/Zfx95MKAVvVsA38VA ).A festa propõe o pombo, cozinhado à moda tradicional , que será servido apenas nas noites de 29 a 30 de julho e de 3 a 4 a 5 a 6 de agosto . A reserva é bem-vinda . Todas as noites de 29/07 a 06/08 ainda será possível comer no estande do Restaurante e Pizzaria, com shows musicais e/ou dançantes.

até 6 – Loncon di Annone Veneto (VENETO) – Sagra di Sant’OsvaldoEm Loncon di Annone Veneto (VE) acontece a Sagra di Sant’Osvaldo , um evento da tradição local que inclui excelente gastronomia, vinhos excepcionais e muita música para dançar. O encontro com a Sagra di Sant’Osvaldo  em Loncon di Annone Veneto (VE) é de 28 de julho a 6 de agosto de 2023 .

 

05 – Tusa, Messina (SICILIA) – Festival dos Sabores Antigos – a ” Sagra degli Antichi Sapori ” visa promover o território do município de Tusa , redescobrindo os sabores e gostos dos pratos que acompanham esta comunidade desde as suas origens. Em particular, o objetivo do certame é justamente oferecer ao grande público os sabores da tradição camponesa que caracteriza o nosso território, promovendo os produtos locais, como favas, tomates, cebolas, azeite virgem extra, orégãos, queijos e ricota, azeitonas , pão, salsicha, etc. Tudo isso acontece no belo cenário do centro histórico de Tusa , cheio de igrejas para visitar, que abrigam valiosas obras de arte atribuíveis a artistas renomados como Gagini, Giovanbattista Li Volsi e Nicolò Mirabella.

de 5 a 7 – Cassinelle (AL)  – PIEMONTE – Fiera Nuova del Bue Grasso – A  Fiera Nuova del Bue Grasso retorna em 5, 6 e 7 de agosto de 2023  ( das 19h00 à 1h00 ) Será possível degustar especialidades típicas do nosso território, raviólis, pansotti, vitela grelhada no forno a lenha, grelhados, carnes mistas cozidas, acompanhadas de um bom vinho. Impossível não falar da rainha das nossas especialidades, TRIPPA ALLA CASSINELLESE que estará disponível na noite de segunda-feira dia 8 de agosto .

 *08  – Spilinga, Vibo Valência – (CALÁBRIA) – Festival ‘Nduja – Spilinga – A 8 de Agosto de 2023 a aldeia de Spilinga, na província de Vibo Valentia, acolhe o ‘Festival de Nduja , um enchido para barrar feito de gordura de porco e malagueta (muito) picante, com o seu belo vermelho vivo e que quase “adverte” da sua presença abundante. A festa da ‘Nduja , que chegou à sua 47ª edição , tornou-se uma tradicional marcação do mês de Agosto como evento gastronómico, folclórico e cultural. E é também o festival mais antigo da Calábria, remonta a 1975! Graças a ‘Nduja, Spilinga tornou-se famosa na Itália e em todo o mundo e o festival atrai muitos turistas todos os anos que ficam em torno de Tropea e Capo Vaticano. As barracas estão localizadas na Piazza 11 Settembre e oferecem pratos que podem ser preparados com ‘nduja, como costeletas, bruschetta, almôndegas, sanduíches, legumes, feijão, espaguete e muito mais. O cheiro forte e pungente de ‘nduja makes é percebido em todos os lugares. Se você gosta de comida picante, isso é apenas para você! Não só comida . Durante o festival também há artistas e malabaristas, bandas musicais e grupos folclóricos, e os famosos gigantes Mata e Grifone (veja abaixo) que dançam nas ruas, e o burro de bambu que ilumina a praça e dispara fogos de artifício.

*10 – (toda a Itália) – Calici di Stelle – brindando sob as estrelas- Na noite de San Lorenzo (10 de agosto), muitos lugares da Itália brindam a cada estrela cadente que pode ser vista no céu. Esta noite especial é, portanto, também chamada de ‘Noite das Estrelas Cadentes’. Você desfruta de uma taça de vinho enquanto vê estrelas cadentes para realizar um lindo desejo. Você pode encontrar todas as vinicolas participantes, organizadas por região, no site do  MovimentoTurismoVino.it . Embora muitas vinícolas estejam organizando eventos extras ao longo da semana, o destaque ainda é no dia 10 de agosto, durante a primeira e única Notte di San Lorenzo.

10 – Nuoro, SARDENHA – Sagra dei Gathulis e “Juntos”, torneo di lotta sarda e celtica – Em Villagrande Strisaili , o evento mais esperado em agosto é ” Juntos “, um torneio internacional de luta livre tradicional da Sardenha e luta celta, juntamente com o festival “Gathulis” , um prato tradicional local.” Juntos ” verá os lutadores da Sardenha (gherradores) enfrentarem seus amigos bretões, ingleses, escoceses e espanhóis em lutas justas à maneira da Sardenha, todas animadas pelas danças tradicionais do grupo folclórico local acompanhadas vocalmente pelas canções arcaicas de os tenores e pela combinação original da música das “launeddas” e da gaita-de-fole escocesa. O evento é organizado pela Sa Strumpa Amateur Sports Association (para informações: strumpasardegna@yahoo.com, www.sastrumpa.org ). O  festival “Gathulis”  oferece o prato tradicional do local que consiste em deliciosas panquecas em forma de anel feitas de farinha, queijo, batatas e fritas em azeite fino local … tudo temperado e acompanhado de azeitonas em conserva, queijo e vinho Cannonau.

*10 a 21 – Ascoli Piceno (MARCHE) – Festival Ascolive  – De 10 a 21 de agosto de 2023 , em Ascoli Piceno , acontecerá a 10ª edição do Festival Ascolive dedicado às azeitonas recheadas Ascoli, petisco típico da região de Marche. No Festival Ascolive também acontecem conferências, encontros e degustações para divulgar a azeitona recheada estilo Ascoli no mundo, dando espaço também aos produtores locais. A receita remonta a muito tempo atrás e ainda é fiel à tradição. Azeitonas salgadas são recheadas com uma mistura de carne e depois fritas. Muitas pessoas famosas apreciaram muito essa iguaria gastronômica, de Caton a Petronius, passando por Rossini e Garibaldi.

14 e 15 –  Grazie di Curtatone, Mântua-Mantova (LOMBARDIA) – A tradicional Fiera delle Grazie , chegando à sua 49ª  edição , acontece nos dias 14 e 15 de agosto de 2023 , no adorável distrito de Grazie em Curtatone (área de Mantova), uma das mais belas aldeias da Itália, que atrai mais de 100 mil visitantes todos os anos. A feira Grazie , com sua mistura única de arte, cultura e gastronomia, inclui um Concurso Internacional “Madonnari” , que começa na noite de 14 de agosto com a bênção do giz dos artistas e termina em 15 de agosto, quando o vencedor é anunciado . Cerca de 200 Madonnari vêm de toda a Itália e do mundo. A Fiera delle Grazie é uma combinação de sagrado e profano, bem como uma enorme oficina de arte ao ar livre que o povo de Mântua adora frequentar. Além da tradicional caminhada até o adro da Grazie, não faltam música, diversão e cultura. E mais: mercado, parque de diversões, show de pirotecnia e o saboroso e tradicional cotechino. As origens da Feira remontam a 1425, quando Gianfrancesco Gonzaga , Marquês de Mântua, declarou que a praça em frente à igreja era um “mercado”.

*12 a 15 – Cortona (TOSCANA) – Sagra della BisteccaDurante a Sagra della Bistecca, todos os moradores e visitantes de Cortona andam pela rua com água na boca. Afinal, eles assam os melhores bifes. Chefs experientes preparam o melhor bistecche de carne Chianina em uma enorme grelha. Você se diverte em combinação com um bom vinho – uma experiência inesquecível!

13 – La Salle (VALE DE AOSTA) – Festa de San Cassiano e Badoche – Em 13 de agosto  La Salle (Aosta) tradicionalmente celebra a Festa de São Cassiano e Badoche em homenagem ao seu padroeiro São Cassiano com cerimônias religiosas e a dança folclórica chamada Badoche. A origem da dança “Badoche”  parece remontar aos antigos rituais dos celtas. Os personagens principais são moças e rapazes solteiros, vestidos tradicionalmente. O primeiro “Badocher”, à frente do grupo, carrega um prato enfeitado com flores e fitas, e no centro uma sobremesa ou uma maçã, para arrecadar oferendas. Outro “Badocher” carrega a tradicional alabarda, um bastão enfeitado com flores e fitas coloridas, símbolo de poder. O badoche traz alegria e a música dos acordeões em todas as casas anunciando o início da festa e arrecadando ofertas para ela. Durante o Dia da Padroeira, os “badochers” e os visitantes dançam conforme a tradição na praça principal. Um pavilhão abriga um restaurante (com pratos típicos da região) e um salão de dança. Na véspera do dia do santo, o Badoche traz alegria e música ao som de sanfonas em todas as casas de La Salle anunciando o início da festa e arrecadando as oferendas para ela. Na festa de São Cassiano as pessoas, convidadas pelo Badoche, festejam com danças tradicionais na praça principal segundo uma sequência bem definida. As festas dos padroeiros são então completadas pelo pavilhão do restaurante que oferece pratos típicos da tradição do Valle d’Aosta e um pavilhão de dança. Todo mundo dança a dança Badoche, até o prefeito!

de 5 a 20 – Roncola San Bernardo (BG) – LOMBARDIA – Grigliata Alpina – Nos três primeiros fins de semana de agosto , de 5 a 20 de agosto de 2023 em Roncola San Bernardo no campo esportivo da via Canale 9, está programado  o Alpina Barbecue : sábado 5 e domingo 6, sexta-feira 11, sábado 12 e domingo 13, sábado 19 e domingo, 20 de agosto. Todas as noites, a partir das 19:00, a cozinha oferece muitas especialidades locais : casoncelli alla bergamasca, pizzoccheri, espaguete com frutos do mar ou com molho, carne de veado grelhada, carne assada, cogumelos porcini, dobradinha, rosbife, peixe frito, polvo em ensopado, travessas de queijo ou salame, batatas fritas e, claro, a sempre presente polenta taragna. Para entreter os numerosos patronos que virão de toda a província de Bérgamo, vários momentos musicais foram planejados

18 – Monopoli PUGLIA – La vallata del Folklore – Sagra della Frittella Farcita – Este ano chega a 14ª edição do La Vallata del folklore , agendada para 18 de agosto de 2023 , sempre acompanhada pela “ Sagra della Frittella Farcita ”, repleta de especialidades locais e degustações típicas procuradas pelas nossas avós. Tudo acompanhado de um bom vinho e cerveja. Não perca a noite às 21h00 eles vão executar: ” I CIPURRID ” grupo de música popular que apresenta um vasto repertório como a nossa pizzica e quadrilha, tammurriate.

24 e 25 – Scalea (CALABRIA) – Festa del Pesce Azzurro a Scalea – O Festival do Peixe Azul  organizado pela associação “VITAZZURA” – Scalea pretende dar a conhecer as antigas tradições marítimas das antigas gentes de Scalea (CS), terra de pescadores. Através da exibição de fotos e filmes de época, durante a noite será possível degustar pratos típicos da nossa cidade à base de peixe gordo , será possível admirar a preparação destes pratos e tudo será animado por música e muitas danças.

27 – La Morra PIEMONTE – Mangialonga di La Morra – A 1ª Magnalonga d’Italia é encenada desde 1986 em La Morra , a pérola do Langhe onde é produzido o rei dos vinhos tintos do Piemonte, Barolo . No final do mês de agosto, os sócios percorrem cinco quilómetros em nome do gosto e das tradições para serem percorridos por vinhas que são património da UNESCO . Aperitivo à base de produtos típicos da Langa , depois para com salame local, banha e Dolcetto d’Alba, tajarin al ragù e produtos da gastronomia Ivaldi emparelhados com Nebbiolo d’Alba, Barbera d’Alba e Langhe DOC e mais pedaços de vitela em Barolo, servido com polenta Mulino Sobrino e Barolo DOCG dos produtores La Morra. Também haverá uma seleção de queijos dos vales de Cuneo e Barolo, enquanto na quinta etapa, os produtos de Giovanni Cogno, sorbet de limão e Moscato d’Asti DOCG terminarão com uma nota doce com bolo de avelã.

Festa durante o verão – SAGRE
O verão é a época de destaque para  as festividades ao aberto como as sagre, um festival com comidas e bebidas culinárias que geralmente se concentram em uma especialidade local. Cada iguaria tem a sua própria  sagra. Recomendamos apenas alguns aqui, mas se você estiver de férias na Itália, mantenha os ouvidos e os olhos abertos. Se você vir um cartaz com a palavra  sagra , ou ouvir um italiano falando sobre isso, certifique-se de não perder esta festa maravilhosa!

Em agosto, por exemplo, a Sagra del Gelato em Massa Martana (Úmbria) oferece resfriamento nos dias quentes de verão. Afinal, um sorvete (ou dois) sempre entra. Em Francavilla Fontana (Puglia) você pode desfrutar de mussarela cremosa, mas também bruschetta (em Montevergine) e tudo o que nada no mar em Capo di Leuca(Puglia). Verdadeiros aventureiros culinários visitam Nuoro (Sardenha), para a Sagra della Lumaca, a festa do caracol…

Sobre Deyse RibeiroEu sou Deyse Ribeiro, proprietária e editora do Portal Tour na Itália, especialista em turismo na Itália, onde vivo desde 2007. Depois de muito estudo, cursos e experiência no campo do turismo enogastronômico, decidi que queria apresentar a história por trás do prato, de uma forma diferente, através da memória histórica, o que fez chegar hoje nas nossas mesas, os “casos”, o trabalho, a cultura, e o amor pela culinária italiana. Pegue o seu garfo e vamos nessa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Experimente a Gastronomia Italiana