Veja o calendário de eventos gastronômicos na Itália em novembro e não fique de fora dos melhores eventos do ano. Todo mês teremos aqui um calendário com feiras, degustações e exposições que você não pode perder!
Em nossa Agenda da Itália para novembro, você encontrará uma visão geral de vários eventos, festivais e exposições interessantes na Itália. Os eventos e festivais estão listados em ordem cronológica, divididos por tipo de evento.
– Atualizado com eventos de 2024 –
Itália em Novembro
Novembro é uma época maravilhosa para tirar férias na Itália . Embora os dias sejam curtos e o clima variável, a Itália em novembro tem poucas multidões, vários festivais e eventos, a melhor cozinha de outono e uma folhagem linda. Além disso, é o mês mais barato para voar para este incrível país em forma de bota.
A maioria dos turistas vai embora em outubro, quando os dias de chuva aumentam e o sol se põe às 17h. No entanto, vale a pena ficar em novembro para dar um tempo no seu orçamento. A passagem aérea de e para a Itália é a mais barata em novembro e a maioria dos hotéis e vilas terão descontos. Com os custos de viagem mais baratos, os viajantes podem gastar mais em alimentação e festivais – que são muitos em novembro.
A cozinha italiana está repleta de comidas maravilhosas, mas a gastronomia de outono é especialmente atraente. As colheitas em todo o país ocorrem de agosto a outubro, o que significa que novembro é o melhor mês para fazer um passeio de culinária e desfrutar de todos os produtos frescos da temporada. Durante o mês de novembro, experimente pedir uma massa artesanal com azeite e trufas ou um prato de ravioli de abóbora. E não se esqueça de pedir um grande copo de vinho tinto para aquecê-lo do frio!
- TEMPORADA DE TRUFAS BRANCAS, e começa as muitas feiras e festivais do famoso tartufo bianco italiano. Os locais das feiras são especialmente aqueles em que você pode encontrar trufas, e assim estão concentrados nas regiões de Piemonte, Toscana, Emília-Romanha, Marche e Umbria, mas há também algumas exposições na Lazio e Molise. Alguns textos para te ajudar a entender melhor as trufas:
- TEMPORADA DE AZEITE: É época também do azeite novo, ou seja o período que se começa degustar e consumir o azeite produzido este ano (começou cedo este ano, em outubro até dezembro a colheita), e por isso eu recomendo a leitura:
- Veja o calendário completo de eventos em outubro no Portal TourNaItalia.com
- Veja calendário de eventos ligados ao vinho na Itália em outubro no VinhoItaliano.com
- Veja o calendário de eventos ligados as Trufas Brancas na Itália AQUI
- Veja o calendário de eventos ligado as Castanhas na Itália AQUI
- Mercadinhos de Natal na Itália – veja aqui neste site
1 a 3 – Mondovì (Piemonte) – Calici & Forchette (copos e garfos) e Feira de Trufas –De 1 a 3 de novembro de 2024 , Mondovì – na área de Cuneo – sedia Calici e Forchette (Copos e Garfos) e a 26ª edição da Feira Regional de Trufas : dois eventos para promover os sabores, a gastronomia e a cultura vinícola do Piemonte em nome da tradição, autenticidade e tipicidade. Calici e Forchette e a Feira Regional das Trufas ocupam as praças e ruas do centro histórico e apresentam, além das trufas, as melhores produções agroalimentares e vinícolas locais, incluindo produções limitadas, de nicho ou quase extintas. Também estão programados eventos e atividades culturais , workshops educativos, experiências sensoriais, eventos culinários temáticos, degustações e show cooking. Para informações sobre o programa, consulte o site>>> e a página do Facebook>>>
até 2 – Palermo (Sicilia) – Notte di Zucchero – Festa di Morti, Pupi e Grattugie – A ” Festa dos Mortos ” na Sicília é um evento muito sentido, que remonta ao século X, é comemorado em 2 de novembro . Conta-se que na noite entre 1 e 2 de novembro os falecidos visitam os seus entes queridos ainda vivos, levando presentes e doces às crianças. Uma oportunidade para homenagear e recordar os entes queridos, mas também uma forma de ensinar aos mais pequenos que não se deve ter medo da morte. Para manter viva esta tradição antiga e identificadora há dez anos, “ Sugar Night”, Idealizado por Giusi Cataldo com a intenção de preservar este dia de celebração e memória que em algum momento correu o risco de se perder porque foi suplantado pela festa de Halloween mais global e que nada tem a ver com nossas preciosas raízes culturais. Veja eventos de Palermo
até 08 de dezembro – Alba (Piedmonte) – Fiera Internazionale del Tartufo Bianco – (site) – – Durante a Fiera Internazionale del Tartufo Bianco d’Alba , são organizadas inúmeras atividades, principalmente com a trufa branca na liderança. Mas o que exatamente é esse ouro branco? Simples: trufas são cogumelos. Cogumelos especiais, sim, porque crescem no subsolo, entre as raízes dos carvalhos e choupos, entre outras coisas. Para rastrear as trufas, o caçador de trufas sai com um cachorro bem treinado ao seu lado. Este detetive sabe melhor do que ninguém como detectar o cheiro da trufa e, assim, descobrir o local. Os porcos costumavam caçar trufas, mas isso foi proibido desde 1985. As trufas não podem ser cultivadas – então as pessoas são realmente dependentes da natureza aqui. Como resultado, a demanda geralmente é maior que a oferta, o que significa que o preço das trufas pode subir um pouco. O preço de um quilo de trufa branca pode chegar a dois mil euros! A trufa branca, o tartufo bianco , é encontrada principalmente no Piemonte. O exterior não é totalmente branco, mas verde-amarelado; o interior é um pouco mais cinzento, com veios brancos. Tanto o cheiro quanto o sabor da trufa branca são muito, muito mais fortes que o da trufa preta. A trufa branca é frequentemente utilizada crua devido ao seu aroma e sabor intensos, por exemplo ralada sobre um prato de massa ou risotto. Saiba mais sobre a Feira – Experiencia de caça as trufas – O que são as trufas? – Saiba mais sobre as trufas brancas de Alba, e como é a caça às trufas
2 a 4 – Milão (Lombardia) – Golosaria – Golosaria Milano nasceu de um livro, IlGolosario e do seu homólogo web, ilgolosario.it , um ponto de referência no mundo do gosto para conhecer e conhecer produtores, enólogos e donos de restaurantes e também discutir tendências e ideias. Golosaria Milano são os três dias – de sábado a segunda-feira 4 de novembro de 2024 – A programação abordará o tema escolhido para esta edição: Tradição é inovação .. informaçao
até 3 – Piancastagnaio (Toscana) – Crastatone – De 31 de outubro a 3 de novembro de 2024 , a vila medieval de Piancastagnaio (na província de Siena) celebra o fim da temporada de colheita da castanha e a chegada do inverno com o Crastaton e, um festival repleto de eventos. O Crastatone, que este ano está em sua 57ª edição , é uma das festas da castanha mais antigas e importantes da região de Monte Amiata. Os visitantes podem aproveitar exposições de arte, comprar presentes nas feiras de arte e artesanato ou saborear iguarias locais nos restaurantes de Piancastagnaio. Uma atmosfera verdadeiramente mágica . O poeta Eugenio Montale certa vez descreveu Piancastagnaio com as seguintes palavras: “ …envolta em espirais de névoa que do vale sobem até o topo do Monte Amiata… carregando um bando de elfos e o cheiro de cogumelos frescos… misturado ao cheiro das castanhas explodindo na lareira…” A castanha , única fonte de alimento disponível para os habitantes do Monte Amiata até o fim da Segunda Guerra Mundial, é a estrela do festival: crastate (castanhas assadas), brodolose (castanhas cozidas com erva-doce), vecchierelle (castanhas secas), suggioli (castanhas cozidas com casca), castagnaccio (bolo de farinha de castanha), pulenna doicce (polenta doce). Adegas abertas , degustações de vinhos e comidas, música, dança, grupos folclóricos, mercado e exposições animam as ruas do pequeno centro histórico de Piancastagnaio. O nome “Crastatone” vem do verbo “crastare” (em dialeto), ou seja, a ação de fazer um corte na parte superior de uma castanha antes de assá-la.Veja também apágina do Facebook para ser atualizada.
até 3 – San Lorenzo in Banale (Trentino) – Festival Ciuìga – De 31 de outubro a 3 de novembro de 2024, em San Lorenzo Dorsino, uma pitoresca vila situada no sopé das Dolomitas de Brenta, acontece uma típica festa “de montanha”, simples mas com uma oferta rica: é a Festa de Ciuìga. No Festival de Ciuìga, em sua 22ª edição, os visitantes podem desfrutar de eventos folclóricos, refeições temáticas, mercados, artistas de rua, visitas guiadas, shows para crianças, bandas de música, grupos folclóricos, jantares nos pátios, adegas, ruas e restaurantes. O que é o Ciuìga? Ciuìga é um salame saboroso feito com nabos, dando um sabor único, diferente de qualquer outro salumi. É produzido exclusivamente no planalto de Banale. Foi inventado na segunda metade do século XIX por um açougueiro de San Lorenzo, Palmo Donati, que usou apenas ingredientes humildes para criar sua receita: carne de porco e nabos brancos. Seu formato pequeno e alongado lembra o de uma pinha, “ciuìga” no dialeto local. Tem um sabor forte e intenso. Para mais detalhes, consulte o site>>> e a página do Facebook>>>
até 3 – Cascia (Umbria) – Feira do Mercado do Açafrão – De 31 de outubro a 3 de novembro de 2024 , a Feira do Mercado do Açafrão , na província de Perugia, acontece nas ruas e pequenas lojas de Cássia , onde os visitantes podem comprar produtos especiais feitos com açafrão. Durante a Feira do Mercado do Açafrão , que chega à sua 23ª edição , os cardápios dos restaurantes incluem pratos tradicionais e receitas reinterpretadas, enquanto as lojas vendem biscoitos de açafrão, sorvetes, iogurtes e muito mais. A feira acontece após a colheita dos preciosos estigmas carmesins do açafrão crocus. A cor amarelo-avermelhada vem da cor natural do estigma e da tostagem subsequente.
até 3 – Ortebello (Toscana) – Gustatus – De 31 de outubro a 3 de novembro de 2024, Ortebello realiza a 18ª edição do festival de comida e vinho Gustatus . No Gustatus, 5 dias para celebrar e promover o território local por meio de seus produtos de qualidade, temas científicos e culturais, folclore e artesanato. Show Cooking e degustações com chefs locais e nacionais, workshops também para crianças. Estas serão apenas algumas maneiras de descobrir e saborear os produtos mais típicos da Maremma!O programa do Gustatus também apresenta a cultura e a história de Ortebello e, claro, a Maremma por meio de comemorações históricas, exposições, competições e conferências. Para informações acesse o site>>> ou a página do facebook>>>
até 3 – Keschtnriggl– na área de Bolzano (Alto Adige) – Feira da Castanha – De 19 de outubro a 3 de novembro de 2024 , em 4 locais do Trentino Alto Adige, na província de Bolzano (Lana, Foiana, Tesimo e Prissiano), acontece a Keschtnriggl , a feira itinerante da castanha com um programa que inclui eventos em vários locais do Tirol do Sul, retorna Em Keschtnriggl, quem deseja provar castanhas pode experimentar os menus degustação nos restaurantes que oferecem pratos tradicionais e combinações inovadoras. Durante as festas “Keschtnriggl”, são organizadas músicas e excursões na floresta acompanhadas pelo guarda florestal e um fazendeiro local, para que os visitantes possam conhecer a castanha mesmo em seu ambiente natural. Particularmente sugestiva é a feira da Foiana, o evento mais importante e folclórico do programa. Mas o que significa Keschtnriggl ? Era um objeto usado no passado para descascar castanhas assadas e, desde 1998, tornou-se o nome deste evento para transmitir o espírito e a paixão dos agricultores ansiosos por apresentar aos visitantes os produtos locais. Veja osite>>>
8 a 10 – Imperia (Liguria) – Olioliva – site – O outono na Itália é época de azeite novo, o ouro verde que faz um simples pedaço de pão ter um sabor divino. No país onde as pessoas entendem melhor do que ninguém que a maior felicidade está nas pequenas coisas, a chegada do azeite recém-prensado é comemorada em grande escala. Em quase todas as regiões, há eventos no outono para celebrar o novo azeite, desde mercados e festivais a degustações.
8 a 10 – Gemona del Friuli (Friuli venezia Giulia) Queijo… e Arredores – De 8 a 10 de novembro de 2024 , nos dias quentes do verão indiano (conhecido na Itália como “Verão de San Martino”), o centro da cidade de Gemona del Friuli , na província de Udine, hospeda Gemona, queijo… e arredores (em italiano: “Gemona, formaggio… e dintorni”) Gemona, queijo… e arredores é um mercado de queijos, em sua 23ª edição , dedicado aos tradicionais laticínios gemoneses. A tradição leiteira desta área de Friuli Venezia Giulia foi descrita como a “mistura perfeita de economia e território”. Além dos produtos friulanos , outras regiões italianas e países vizinhos expõem seus produtos. Os visitantes também podem aproveitar muitas barracas gourmet , música e entretenimento para crianças , porque “Gemona, queijo… e arredores” é uma celebração para todos. Veja a programação no site>>>
8 a 12 – Merano (Trentino-Alto Adige) – Merano Wine Festival – Em novembro, um festival especial do vinho acontece em Merano (Tirol do Sul): o Merano Wine Festival . É um dos mais famosos e maiores festivais de vinho do mundo, onde você encontrará mais de quatrocentos diferentes vinicultores de todo o mundo. Claro que há uma grande representação de italianos, que trazem todos os seus melhores vinhos. Também há muito para provar com o vinho, com inúmeras iguarias regionais. Você prefere beber cerveja? Mesmo isso está presente no Merano Wine Festival. Olá!
9 a 17 – Cremona (Lombardia) – Festa del Torrone – Segundo os habitantes de Cremona, o torrone , nougat italiano,
foi feito pela primeira vez em sua cidade. A guloseima teria feito parte de um banquete nupcial, segundo documento datado de 25 de outubro de 1441. Este ainda é celebrado todos os anos, com La Festa del Torrone , uma imitação do banquete de casamento com mesas cheias de torrone . Leia – A História do Torrone e a sua festa em Cremona
até 10 – Acqualagna (Marche) – Feira Nacional da Trufa Branca – Todo outono, a cidade de Acqualagna , na província de Pesaro e Urbino (região de Marche), se transforma na capital da trufa branca , sediando a Feira Nacional da Trufa Branca. O evento é muito importante porque quase 2/3 de toda a produção nacional de trufas ( cerca de 600 quintais ) vêm desta pequena cidade. A praça principal da cidade abriga as barracas de comerciantes de trufas frescas e é o coração do festival, enquanto muitos outros lugares recebem mais de 200.000 visitantes todos os anos, como barracas de comida e o restaurante de trufas, onde os amantes de trufas podem provar e comprar trufas e outros produtos tradicionais italianos. O programa inclui degustação guiada, shows de culinária, competições de culinária com celebridades, exposições e eventos de lançamento de livros. A Feira Nacional de Trufas Brancas anual de Acqualagna é uma das feiras mais importantes da Itália. Veja osite>>>
9 e 10 – Noci (Puglia) – Bacco nelle gnostre – No sábado 9 de novembro e domingo 10 de novembro de 2024, Noci – na província de Bari – sedia o Bacco nelle Gnostre , o encontro anual com os sabores mais genuínos do outono da Apúlia. Começando como um festival de cidade pequena, tornou-se em apenas alguns anos um dos festivais eno-gastronômicos mais esperados da Apúlia, No Bacco nelle Gnostre , barracas e um restaurante ao ar livre oferecem os aromas, aromas e autenticidade das iguarias da Apúlia , como “orecchiette”, massa fresca, couve crespa, nabos e legumes, e comida de rua , como paninis, focaccia, panzerotti, almôndegas. Tudo isso é harmonizado com vinho nouveau , Primitivo ou Negroamaro dos melhores vinhedos da Apúlia. Além disso: carnes grelhadas (salsicha, “bombette”, “gnumeridde”), laticínios e queijos (mussarela, burrata, ricota, provolone…), sobremesas , chocolate , castanhas assadas – tudo rigorosamente feito com matérias-primas de fazendas locais. O que significa Gnostre? Os “gnostre” são pequenos pátios compartilhados que podem ser encontrados em muitas casas no centro da cidade. Durante a festa, eles se tornam o cenário de eventos menores e mais íntimos. Para isso, Bacco nelle gnostre também significa valorizar e promover a área local, sua cultura e tradições. A festa é organizada pela Associação Cultural Acuto-Parco Letterario Formiche di Puglia, em parceria com a Comune di Noci.Para mais informações, consulte a página do Facebook >>>
9, 10, 16 e 17 – Gubbio (Umbria) – Gubbio Terra das Trufas – De 1 a 3 de novembro e novamente de 9 a 10 e 16 a 17 de novembro de 2024, Gubbio cheira a trufas brancas com a Gubbio Terra di Tartufo, a exposição nacional de mercado de trufas brancas e produtos agroalimentares. A Terra das Trufas de Gubbio, que chega à sua 43ª edição , é um evento de destaque entre as festas de outono pela extraordinária qualidade da trufa branca local(*) ( Tuber Magnatum Pico ) e das outras iguarias apresentadas na exposição, como queijos de pasto, açougues, carnes selecionadas, azeite, mel, doces tradicionais, etc.), e pela localização prestigiosa no coração do centro histórico de Gubbio. O programa inclui também show cooking, eventos e encontros com chefs renomados. Veja osite>>>
9 e 10, 16 e 17– San Giovanni d’Asso (Siena)- Mostra Mercato del Tartufo Bianco delle Crete Senesi – A pequena vila medieval de San Giovanni d’Asso oferece em dois fins de semana a possibilidade de provar, comprar, aprender e até mesmo experimentar diretamente esse fungo subterrâneo precioso. Junto com a trufa branca da região da Creta Senese. Os visitantes podem ainda conhecer e apreciar também outros grandes produtos desta área: o azeite extra virgem, queijo pecorino, vinho Doc Orcia, mel. Haverá ainda cooking shows com chefs, degustações gratuitas e guiadas, exposições, espectáculos e conferências. Programa
ate 10 – Cologno al Serio (Lombardia)* – Sagra della Polenta Taragna – O Taragna Polenta Festival é um evento que acontece anualmente em Cologno al Serio (BG) . Boa comida e boa música são os ingredientes do evento que promove produtos típicos de Bérgamo. Imagine desfrutar, na alegre companhia de amigos, o sabor intenso da polenta taragna acompanhada de um queijo local como o Branzi ou o aroma pleno de carne de búfala e queijos. Um triunfo para o paladar que pode ser experimentado ao vivo na ” Sagra della Polenta Taragna “.
10 – Brisighella (Emilia Romanha)* – Sagra della Pera Volpina e del Formaggio Stagionato – Brisighella, o encontro com o Festival Volpina de Pêra e Queijo Temperado retorna a Brisighella, uma vila medieval nas colinas de Faenza, na província de Ravenna, um evento de grande alegria com barracas de comida, música e barracas de produtos típicos.
15 a 17 – Conversano (Puglia) – Novello sotto il Castello in Conversano – De 15 a 17 de novembro de 2024 , Conversano , na província de Bari, se torna a capital italiana do vinho, da gastronomia e da música graças à 14ª edição do festival gastronômico e cultural Novello sotto il Castello . Novello sotto il Castello foi criado para celebrar a longa tradição da colheita da uva, culminando nas celebrações do Dia de São Martinho em novembro. No entanto, ao longo dos anos, tornou-se o evento obrigatório para todos os amantes da comida e do entretenimento, bem como a ocasião perfeita para apreciar e promover uma das cidades antigas mais fascinantes do sul da Itália. Durante três dias , os visitantes têm a oportunidade de saborear a deliciosa comida tradicional da Apúlia e aproveitar apresentações de artistas de rua, canções e danças folclóricas, concertos, produções teatrais e exposições de arte e artesanato. No programa, degustações de vinhos, castanhas assadas e comida tradicional da Apúlia, além de visitas guiadas pela cidade.
16-17 / 23-24 / 30 e 1 dezembro – San Miniato (PI) – Mostra-mercato Nazionale del Tartufo Bianco di San Miniato* – Uma das maiores feiras nacionais de Trufas Brancas, já que San Miniato é considerada como uma cidade com trufas de altissima qualidade. Programa ainda não esta online. Acontece em várias praças do centro histórico. programa
até dia 17 – Umbria – Frantoi Aperti – Os frantoi , os locais onde ocorre a pressa da azeitona, na Úmbria abrem as suas portas no outono. Durante a vigésima quinta edição do Frantoi Aperti, os moradores comemoram seu ouro verde.As azeitonas colhidas são transformadas em ouro líquido, que você pode saborear na hora. Além disso, há música, e todos os tipos de belas rotas para caminhadas e ciclismo são estabelecidas e você pode desfrutar de outras iguarias de outono da culinária da Úmbria. Como degustar e como comprar um bom azeite
22 – Asti (Piemonte) – Bagna Cauda Day –Nos dias 22, 23, 24, 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro de 2024, Asti sediará o Dia da Bagna Cauda , o evento global dedicado à bagna cauda .O Dia da Bagna Cauda, este ano em sua 12ª edição , é um encontro imperdível para milhares de apaixonados pela Bagna Cauda saborearem este prato tradicional do Piemonte em um dos 100 restaurantes que participam do BCD – não apenas em Asti. Em Asti, o coração do Festival, muitos eventos paralelos animam as ruas do centro da cidade. A bagna cauda pode ser servida em três variações diferentes , sinalizadas por uma luz: vermelha para a tradicional (com alho, anchovas, azeite de oliva, manteiga), amarela para a suave e verde para a sem alho. Além disso , os visitantes podem provar e comprar uma grande variedade de vegetais sazonais (cardos, pimentões, repolhos…), azeite de oliva extra virgem, óleo de avelã, utensílios de cozinha, brinquedos de madeira, etc. Acesse o site>>> Veja também a página do Facebook>>>
até 24 – Província de Parma (Emilia Romanha) – November Porc – o revezamento de novembro Porc, agora em sua nova edição , chega aos fins de semana na província de Parma em Sissa-Trecasali, Polesine, Zibello e Roccabianca. Durante os fins de semana de novembro Porc , a cidade anfitriã é animada pelo mercado de produtos típicos da região do Baixo Parma (Culatello di Zibello, Spalla Cruda di Palasone, Spalla Cotta , Parmigiano Reggiano e vinho Fortana del Taro) das barracas e do estandes do colorido mercado de artesanato e hobby, desde apresentações ao vivo, DJ sets, shows de artistas de rua e entretenimento para crianças.
Pingback: Calendário de eventos ligados ao vinho em novembro - Vinho Italiano