Veja o calendário de eventos gastronômicos na Itália em novembro e não fique de fora dos melhores eventos do ano. Todo mês teremos aqui um calendário com feiras, degustações e exposições que você não pode perder!
Em nossa Agenda da Itália para novembro, você encontrará uma visão geral de vários eventos, festivais e exposições interessantes na Itália. Os eventos e festivais estão listados em ordem cronológica, divididos por tipo de evento.
– Atualizado com eventos de 2023 –
Itália em Novembro
Novembro é uma época maravilhosa para tirar férias na Itália . Embora os dias sejam curtos e o clima variável, a Itália em novembro tem poucas multidões, vários festivais e eventos, a melhor cozinha de outono e uma folhagem linda. Além disso, é o mês mais barato para voar para este incrível país em forma de bota.
A maioria dos turistas vai embora em outubro, quando os dias de chuva aumentam e o sol se põe às 17h. No entanto, vale a pena ficar em novembro para dar um tempo no seu orçamento. A passagem aérea de e para a Itália é a mais barata em novembro e a maioria dos hotéis e vilas terão descontos. Com os custos de viagem mais baratos, os viajantes podem gastar mais em alimentação e festivais – que são muitos em novembro.
A cozinha italiana está repleta de comidas maravilhosas, mas a gastronomia de outono é especialmente atraente. As colheitas em todo o país ocorrem de agosto a outubro, o que significa que novembro é o melhor mês para fazer um passeio de culinária e desfrutar de todos os produtos frescos da temporada. Durante o mês de novembro, experimente pedir uma massa artesanal com azeite e trufas ou um prato de ravioli de abóbora. E não se esqueça de pedir um grande copo de vinho tinto para aquecê-lo do frio!
- TEMPORADA DE TRUFAS BRANCAS, e começa as muitas feiras e festivais do famoso tartufo bianco italiano. Os locais das feiras são especialmente aqueles em que você pode encontrar trufas, e assim estão concentrados nas regiões de Piemonte, Toscana, Emília-Romanha, Marche e Umbria, mas há também algumas exposições na Lazio e Molise. Alguns textos para te ajudar a entender melhor as trufas:
- TEMPORADA DE AZEITE: É época também do azeite novo, ou seja o período que se começa degustar e consumir o azeite produzido este ano (começou cedo este ano, em outubro até dezembro a colheita), e por isso eu recomendo a leitura:
- Veja o calendário completo de eventos em outubro no Portal TourNaItalia.com
- Veja calendário de eventos ligados ao vinho na Itália em outubro no VinhoItaliano.com
- Veja o calendário de eventos ligados as Trufas Brancas na Itália AQUI
- Veja o calendário de eventos ligado as Castanhas na Itália AQUI
- Mercadinhos de Natal na Itália – veja aqui neste site
até 2 – Palermo (Sicilia)* – Notte di Zucchero – Festa di Morti, Pupi e Grattugie – A ” Festa dos Mortos ” na Sicília é um evento muito sentido, que remonta ao século X, é comemorado em 2 de novembro . Conta-se que na noite entre 1 e 2 de novembro os falecidos visitam os seus entes queridos ainda vivos, levando presentes e doces às crianças. Uma oportunidade para homenagear e recordar os entes queridos, mas também uma forma de ensinar aos mais pequenos que não se deve ter medo da morte. Para manter viva esta tradição antiga e identificadora há dez anos, “ Sugar Night”, Idealizado por Giusi Cataldo com a intenção de preservar este dia de celebração e memória que em algum momento correu o risco de se perder porque foi suplantado pela festa de Halloween mais global e que nada tem a ver com nossas preciosas raízes culturais. Veja eventos de Palermo
1,3,4,5,10,11,12 – Cologno al Serio (Lombardia)* – Sagra della Polenta Taragna – O Taragna Polenta Festival é um evento que acontece anualmente em Cologno al Serio (BG) . Boa comida e boa música são os ingredientes do evento que promove produtos típicos de Bérgamo. Imagine desfrutar, na alegre companhia de amigos, o sabor intenso da polenta taragna acompanhada de um queijo local como o Branzi ou o aroma pleno de carne de búfala e queijos. Um triunfo para o paladar que pode ser experimentado ao vivo na ” Sagra della Polenta Taragna “.
1, 4, 5, 11, 12 novembre 2023 – Acqualanga (Marche)* – Feira Nacional de Trufas Brancas de Aqualagna – A Feira tem alma histórica na praça principal, que abriga as bancas de trufas frescas, mas há muitos espaços acolhedores para mais de 200.000 visitantes. Os vários stands e o ristotartufo oferecem aos amantes da cultura gastronómica e do vinho a oportunidade de provar e comprar o melhor da cozinha tradicional italiana. Uma área é dedicada ao artesanato local de móveis e processamento artístico tradicional de pedra. O programa inclui degustações guiadas, cookingshow de grandes chefs, desafios na cozinha entre VIPs, apresentações de “livros a degustar”. E também muitos eventos colaterais: exposições, conferências, apresentações de produtos e mostras que enquadram e animam a Feira. A Feira de Trufas Acqualagna é um evento onde a gastronomia, a história, a arte e a tradição se encontram.
3 a 5 – Imperia (Liguria)* – Olioliva – site – O outono na Itália é época de azeite novo, o ouro verde que faz um simples pedaço de pão ter um sabor divino. No país onde as pessoas entendem melhor do que ninguém que a maior felicidade está nas pequenas coisas, a chegada do azeite recém-prensado é comemorada em grande escala. Em quase todas as regiões, há eventos no outono para celebrar o novo azeite, desde mercados e festivais a degustações.
3 a 26 – Província de Parma (Emilia Romanha)* – November Porc – o revezamento de novembro Porc, agora em sua nova edição , chega aos fins de semana na província de Parma em Sissa-Trecasali, Polesine, Zibello e Roccabianca. Durante os fins de semana de novembro Porc , a cidade anfitriã é animada pelo mercado de produtos típicos da região do Baixo Parma (Culatello di Zibello, Spalla Cruda di Palasone, Spalla Cotta , Parmigiano Reggiano e vinho Fortana del Taro) das barracas e do estandes do colorido mercado de artesanato e hobby, desde apresentações ao vivo, DJ sets, shows de artistas de rua e entretenimento para crianças.
4 a 6 – Milão (Lombardia)* – Golosaria – Golosaria Milano nasceu de um livro, IlGolosario e do seu homólogo web, ilgolosario.it , um ponto de referência no mundo do gosto para conhecer e conhecer produtores, enólogos e donos de restaurantes e também discutir tendências e ideias. Golosaria Milano são os três dias – de sábado 4 a segunda-feira 6 de novembro de 2023 – onde todo esse movimento, de pessoas e ideias, se reúne, num local físico, o Allianz MiCo-Fieramilanocity , que também pode ser lido nas diferentes áreas que representam suas várias almas. A programação abordará o tema escolhido para esta edição: Tradição é inovação .. informaçao
5 a 12 – Tredozio (Emilia Romanha) – Festival Bartolaccio – Nos dois primeiros domingos de novembro, em Tredozio , perto de Forlì, retorna o encontro com o Festival Bartolaccio, este ano em sua 36ª edição. O evento é organizado pelo pro loco do Tredozio em homenagem a Bartolaccio, um saboroso tortello cozido na chapa e recheado com: batata cozida, barriga de porco, parmesão e pimenta. Durante o festival o Bartolaccio é oferecido juntamente com alguns doces típicos, como Paciarella e Ciambella. Para a ocasião , mercados e barracas de comida são montados em todas as ruas da cidade, que são animados por artistas de rua, música ao vivo e exposições.
até 5 – Turim (Piemonte)* – CioccolaTò – A central Piazza San Carlo em Turim será o coração pulsante do CioccolaTò , o evento programado de 27 de outubro a 5 de novembro de 2023 . O objetivo do evento é promover o turismo e a estreita ligação cultural entre os lugares e a gastronomia.
10 a 12 – Sant’Agata di Esaro (Calábria) – Festival da Castanha – o mais antigo da Calábria. A grande feira , que percorre três dias entre as praças principais e o centro histórico da cidade, inclui a venda de artesanato e antiguidades locais e regionais, produtos gastronómicos, produtos típicos e excelência calabresa. Além disso, atrações para jovens e idosos : conferências, concertos e shows itinerantes, música, teatro, entretenimento para crianças, bandas de rua.
11-12 , 18-19, 25-26 – San Miniato (PI)* – Mostra-mercato Nazionale del Tartufo Bianco di San Miniato – Uma das maiores feiras nacionais de Trufas Brancas, já que San Miniato é considerada como uma cidade com trufas de altissima qualidade. Programa ainda não esta online. Acontece em várias praças do centro histórico. programa
11 e 12, 18 e 19 – San Giovanni d’Asso (Siena)*- Mostra Mercato del Tartufo Bianco delle Crete Senesi – A pequena vila medieval de San Giovanni d’Asso oferece em dois fins de semana a possibilidade de provar, comprar, aprender e até mesmo experimentar diretamente esse fungo subterrâneo precioso. Junto com a trufa branca da região da Creta Senese. Os visitantes podem ainda conhecer e apreciar também outros grandes produtos desta área: o azeite extra virgem, queijo pecorino, vinho Doc Orcia, mel. Haverá ainda cooking shows com chefs, degustações gratuitas e guiadas, exposições, espectáculos e conferências. Programa
12 – Brisighella (Emilia Romanha)* – Sagra della Pera Volpina e del Formaggio Stagionato – Brisighella, o encontro com o Festival Volpina de Pêra e Queijo Temperado retorna a Brisighella, uma vila medieval nas colinas de Faenza, na província de Ravenna, um evento de grande alegria com barracas de comida, música e barracas de produtos típicos.
12 – Cremona (Lombardia)* – Festa del Torrone e Casamento Sforza-Visconti e – O destaque do Torrone Festival, que acontece em Cremona de 11 a 19 de novembro, é a reconstituição histórica do casamento de Francesco Sforza e Bianca Maria Visconti, que acontece no domingo, 12 de novembro de 2023 as 16h, o segundo dia do festival. A origem – Em 1430, Bianca Maria, a única herdeira do trono do Ducado de Milão, foi prometida a Francesco Sforza aos cinco anos de idade. Nessa ocasião, seu futuro marido recebeu parte do dote, a saber, os territórios de Cremona, Castellazzo e Bosco e Frugarolo. O casamento foi celebrado em Cremona 11 anos depois, em 25 de outubro de 1441, quando Bianca Maria tinha apenas 16 anos. As celebrações continuaram por vários dias com torneios, carros alegóricos e um lindo banquete de casamento, durante o qual Torrone foi servido pela primeira vez. O nome “torrone” provavelmente vem de “Torrazzo”, a torre sineira da Catedral de Cremona. A reconstituição começa com um desfile com mais de 150 personagens históricos vestidos com trajes renascentistas. Atiradores de bandeira, bateristas, damas e cavaleiros, arqueiros e bobos da corte participam do desfile, terminando na Piazza del Comune, onde ocorre a reencenação da cerimônia de casamento. O final da cerimônia marca o início das celebrações com coreografias e fogos de artifício. Saiba mais – Cremona – A História do Torrone e a sua festa em Cremona
até 13 – cidades do Colli Bolognesi (Emilia Romagna) – Tartufesta – Todo outono, de 9 de outubro a 13 de novembro de 2022, nos Apeninos bolonheses , na Emilia, a é celebrada em homenagem à Trufa Branca das Colinas Bolonhesas , um dos ingredientes e aromas mais preciosos da culinária local. Mas a Tartufesta é também uma oportunidade para dar a conhecer e valorizar todos os produtos e frutos da floresta local. A Tartufesta anima o mais comum dos Apeninos bolonheses e é uma oportunidade para descobrir lugares bonitos e pouco conhecidos onde a boa vida se combina com a boa comida. O festival também é animado por eventos : Tartulibri, Tartueventi, Tartumercati com madeiras típicas e produtos artesanais, Tartuvisite nas matas e nas aldeias, Tartumenù em restaurantes e quintas que aderem a um decálogo de qualidade na preparação dos pratos.
até 19 – Carbonara di Po, Mantova (Lombardia) – Tartufesta del Po – A Tartufesta del Po acontece em Carbonara di Po , na província de Mântua. O Território Turístico Bolonha-Modena coordena e promove Tartufesta, convencido da elevada qualidade da proposta e da sua importância para a valorização dos valores paisagísticos, culturais e gastronómicos dos Apeninos.
Um compromisso também partilhado pelos Municípios que para a ocasião subscreveram uma Carta de Qualidade , enquanto os restaurantes, agroturismos e associações se comprometeram a apresentar um menu de degustação que cumpra um Decálogo de Tartufesta específico para restauradores. Programa aqui
19, 26 novembro e 3 dezembro – Sogliano al Rubicono (Emilia Romagna) – Fiera del Formaggio di Fossa – Nos dois últimos domingos de novembro e no primeiro domingo de dezembro , Sogliano al Rubicone hospeda a Feira do Queijo de Fossa. Muitos eventos colaterais animam as ruas do centro da cidade durante os três dias de feira: exposições permanentes, espetáculos, conferências, visitas guiadas, atividades, animação infantil e música. Há também muitas barracas onde você pode provar e comprar queijo de fossa e muitos outros produtos locais, como salgadinhos, saba, mel, carnes curadas. Formaggio di Fossa é um queijo condimentado tradicionalmente produzido na Romagna, e é assim chamado porque foi afundado por três meses durante o verão para poder ser usado no inverno. Durante os três meses de maturação, o queijo afundado sofre uma refermentação que lhe confere um aroma e sabor intensos. Na cozinha pode ser ralado sobre a massa ou combinado com mel e figos. É considerado um produto de excelência da Romagna desde o século XVIII. A tradicional abertura dos poços ocorreu em 25 de novembro, dia de Santa Catarina de Alexandria. Neste dia, após a colheita e a sementeira, após a colheita e a prensagem das azeitonas, os agricultores preparavam-se para o inverno e recolhiam o queijo entregue às covas durante o verão para fazer face ao inverno. A Feira do Queijo Fossa nasceu em 1974 precisamente para relembrar esta tradição. Em 2009 , o queijo Fossa di Sogliano obteve a marca Dop.
24 a 26 de novembro e 1 a 3 de dezembro – Asti (Piemonte) – Bagna Cauda Day – o evento mais perfumado do ano , retorna a Asti . Para a 11ª edição , milhares de entusiastas da bagna cauda se reúnem para provar a especialidade piemontesa em um dos 100 locais participantes da iniciativa – não apenas em Asti e Piemonte, mas também no resto da Itália e do mundo. A bagna cauda é sinônimo de convívio há séculos, e o Bagna Cauda Day é o maior testemunho: a partir do Piemonte, o evento conseguiu envolver inúmeras localidades italianas e estrangeiras, abrindo-se a diferentes culturas e tradições. Durante os dias do festival, mais de 12 mil pessoas de todo o mundo sentam-se simbolicamente à mesa para almoçar e jantar, num ritual coletivo que parte de Asti e chega a Berlim, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Japão. , e até em Tonga, no Pacífico.
até dia 26 – Umbria – Frantoi Aperti – Os frantoi , os locais onde ocorre a pressa da azeitona, na Úmbria abrem as suas portas no outono. Durante a vigésima quinta edição do Frantoi Aperti, os moradores comemoram seu ouro verde.As azeitonas colhidas são transformadas em ouro líquido, que você pode saborear na hora. Além disso, há música, e todos os tipos de belas rotas para caminhadas e ciclismo são estabelecidas e você pode desfrutar de outras iguarias de outono da culinária da Úmbria. Como degustar e como comprar um bom azeite
ia e o vinho do Piemonte. CioccolaTò visa valorizar um produto de excelência representativo da história da cidade!
até 03 de dezembro – Alba (Piedmonte) – Fiera Internazionale del Tartufo Bianco – (site) – A maior e mais conhecida exposição de trufas do mundo nas colinas do Piemonte (Langhe, Roero e Monferrato), registrada pela Unesco, é o principal evento para os amantes de trufas. O programa inclui avaliações sensoriais conduzidas por especialistas, desfiles históricos, degustação de vinhos, shows de trufas e, claro, caminhadas na floresta para procurar o premiado tartufo bianco di Alba na companhia de cães treinados. Saiba mais sobre a Feira – Experiencia de caça as trufas – O que são as trufas? – Saiba mais sobre as trufas brancas de Alba, e como é a caça às trufas
Pingback: Calendário de eventos ligados ao vinho em novembro - Vinho Italiano