Veja o calendário de eventos gastronômicos na Itália em outubro e não fique de fora dos melhores eventos do ano. Todo mês teremos aqui um calendário com feiras, degustações e exposições que você não pode perder!

Em nossa Agenda da Itália para outubro, você encontrará uma visão geral de vários eventos, festivais e exposições interessantes na Itália. Os eventos e festivais estão listados em ordem cronológica, divididos por tipo de evento.

– Atualizado com eventos de 2023 – 

 Itália em outubro

Quando as pessoas me perguntam minha época favorita para viajar na Itália, eu invariavelmente digo primavera ou outono. Mas a verdade é que o outono tem o meu coração, em grande parte porque é quando há festivais de comida e vinho por todo o país. Outubro é definitivamente a temporada de outono da Itália, o que geralmente significa preços mais baixos em coisas como acomodação e passagem aérea, mas esses festivais de colheita ainda atraem multidões de dentro e de fora do país – então não espere ter a Itália só para você. Continue lendo para descobrir o que esperar de outubro na Itália, incluindo o clima e o que está no calendário.

Festivais de comida e vinho: O outono é principalmente a época para jantares longos e pesados. Em homenagem aos pratos típicos do outono, como polenta, javali, castanhas e trufas, muitos sagres , festivais culinários, são organizados, especialmente no norte da Itália, incluindo em Pistoia (Toscana), Soriano nel Cimino (Lácio) e Ornavasso (Piemonte). Se escolher o seu itinerário de forma favorável, pode saborear iguarias locais todos os fins-de-semana numa vila ou cidade diferente na companhia dos locais . A vindima costuma terminar com uma grande festa. Da mesma forma em Bardolino, no Lago de Garda, onde se celebra a Festa dell’Uva e del Vino. Você pode provar o vinho local, os restaurantes têm menus especiais de vinhos e no final há uma queima festiva de fogos de artifício. Mas há muitos, muitos mais festivais de vinho. Cada lugar, até mesmo cada vinhedo colhe em momentos diferentes, então mantenha seus ouvidos e olhos abertos se você estiver na Itália no outono. Quem sabe, você pode simplesmente cair com o nariz no vinho, que naturalmente flui livremente após a colheita pesada! É interessante mencionar em detalhes no contexto dos festivais de vinho a Sagra dell’Uva em Marino (Lazio). Este festival do vinho é celebrado no primeiro domingo de outubro desde 1924 em homenagem ao vinho branco local, que é amplamente servido. Em 2008, um erro lúdico foi cometido ao construir a fonte temporária de vinho que adorna a cidade durante o festival. O vinho não era bombeado para a fonte, mas para as torneiras dos habitantes de Marino, que viram a água transformar-se em vinho assim mesmo…

01 e 02 – Bressanone (Trentino-Alto Adige) – Mercado de Pão e Strudel do Tirol do Sul – Durante o Mercado de Pão e Strudel do Tirol do Sul, o pão está em destaque. Tudo é discutido, desde o desenvolvimento histórico aos costumes e tradições, desde as receitas e preparação até à histórica padaria. As crianças podem começar de forma lúdica na padaria infantil. Nas barracas dos padeiros e confeiteiros do sul do Tirol, os visitantes podem saborear o pão do sul do Tirol, o original strudel de maçã do sul do Tirol e a comida tradicional dos vários vales.

01 – Val di Funes (Trentino-Alto Adige) – Festival do Speck do Sul do TirolVamos ficar no Tirol do Sul por um tempo, porque durante o mesmo fim de semana você pode saborear o speck particularmente saboroso que vem daquino idílico Val di Funes/Villnösser TalAliás, este Speckfeest não se concentra apenas em South Tyrolean Speck; há também muito espaço para música e outras iguarias. No domingo, é escolhida a Rainha Speck, uma espécie de Miss Speck devidamente coroada.

*12 – várias cidades do Sul Tirol do Sul (Trentino-Alto Adige) – Törggelen OriginaleAinda mais festa no Tirol do Sul: törggelen . Embora o nome soe muito alemão, é uma modificação do sul tirolês da palavra latina torculum , que significa prensa de vinho. Diz-se que se originou como uma espécie de agradecimento culinário dos viticultores do Valle Isarco. No verão, eles podiam deixar seus animais pastarem nos prados dos fazendeiros da montanha. Em troca, eles convidavam os camponeses das montanhas para uma festa camponesa com vinho jovem. Com o törggelen o comércio de troca foi realmente resolvido, embora depois. Quando as castanhas – chamadas keschtn no Tirol do Sul – estão maduras no final de setembro ou início de outubro, as portas das aconchegantes casas e adegas ainda se abrem nas fazendas de vinho. Aqui, os viticultores servem os seus próprios vinhos e especialidades caseiras.

01 a 03  – Mortara (Lombardia) – Sagra del Salame d’Oca  um clássico da gastronomia para gourmets: o Goose Salami Festival , realiza-se em Mortara , na província de Pavia. Para quem não conhece a iguaria que é o salame de ganso, deve-se dizer imediatamente que os maiores gastrônomos italianos o consideram um produto de excelência pela qualidade e bondade, e é por direito um dos produtos típicos mais importantes e famosos da província de Pavia, um autêntico orgulho para o território.  De onde vem toda essa bondade? A salsicha é embalada com ganso e porco, picada, misturada com pimenta, especiarias e ervas e recheada em pele de ganso. Um particular é a forma do salame , que pode ser cilíndrico, esférico ou “frasco”, dependendo se a pele de ganso é retirada do pescoço, barriga ou costas. O sabor é divino: a nota delicada mas persistente da carne de ganso é equilibrada pelo corpo da carne de porco. É um salame para ser saboreado sozinho ou (prazer!) Acompanhado de uma mostarda. Salame d’Oca recebeu a marca de Indicação Geográfica Protegida Europeia (IGP) desde 2005 . A Sagra del Salame d’Oca é uma sinfonia de iguarias que, escusado será dizer, está centrada no ganso e nas mil maneiras de saboreá-lo. O cardápio do restaurante do festival inclui salame de ganso cru e cozido, torresmo de ganso, patê de ganso, mortadela de fígado de ganso, ganso refogado, cotechino de ganso … e outras variações, como a comida de rua de ganso que inclui o hambúrguer no pão. Tudo regado a um excelente espumante da Oltrepo. Naturalmente ao redor estarão os stands dos produtores que oferecem um programa de bondade verdadeiramente para ser apreciado sem esquecer nada. E para além do Festival… No dia do Festival, a cidade de Mortara transforma-se e reconfigura-se no século XV , na época de Ludovico il Moro e Beatrice d’Este que serão os protagonistas do grandioso desfile de fantasias com mais de 500 participantes. Uma cena muito sugestiva que também oferecerá uma exposição dos bandeirantes, o desfile dos bairros de Mortara, o Capitão que presidirá a um jogo do Jogo do Ganso com personagens fantasiados.

*8, 15, 22 e 29 – Marradi, Firenze (Toscana) – Sagra delle Castagne e del Marron buono di Marradi A castanha é uma das protagonistas da temporada de outono e, pontualmente como todos os anos, o Festival da Castanha e do Marron regressa a Marradi, perto de Florença. Durante os 4 domingos de outubro é possível saborear muitos pratos à base de castanhas, desde tortelli com marrons a marrons glacés, desde compotas às típicas castanhas assadas. Também não faltam atividades para adultos e crianças, e música nas ruas com bandas itinerantes. Por ocasião do Festival da Castanha e do Marron Buono também será possível chegar a Marradi de trem a vapor e apreciar as belas cores outonais das folhas.

*6, 7 e 8 – Cremona (Lombardia) – Festa del SalameEm Cremona de 6, 7 e 8 de outubro de 2023, a Festa del Salame di Cremona. Para o Festival do Salame, produtores de toda a Itália chegam a Cremona e com uma participação especial dos produtores de salame lombardos: As bancas ficam no centro histórico de Cremona e criam um roteiro gastronômico onde os produtores expõem seus produtos e oferecem degustações dos vários tipos de salames para dar a conhecer a sua qualidade e diferenças. O Festival do Salame permite não só provar as várias qualidades e especialidades do salame, mas também conhecer melhor a cidade de Cremona, que para a ocasião abre muitos dos seus edifícios históricos aos visitantes.

6, 7 e 8 – Roma (Lazio) – EurHop Roma Beer Festival – EurHop, o encontro italiano com o mundo da cerveja artesanal de qualidade, acontece em Roma de 6 a 8 de outubro de 2023. Em 2023 chega à 9ª edição do evento e serão muitas cervejas italianas e estrangeiras de excelência, com grandes clássicos e novidades interessantes do cenário internacional. A programação inclui ainda momentos de encontro, degustação e ensino sobre o mundo da cerveja artesanal. A localização é mais uma vez o cenário esplêndido do Salone delle Fontane em Eur. Muitas cervejarias participantes , italianas e internacionais, expõem em vários estandes, representadas por seus mestres cervejeiros. Cada um propõe criações clássicas e novidades elaboradas especificamente para o evento. Cada participante receberá o guia das cervejas presentes (para uma viagem ‘consciente’ pelo mundo da cerveja), um copo comemorativo e pocket, e poderá se aventurar entre as mais de 800 cervejas para degustação. Música e comida acompanharão a área externa de Street Food.
6,7 e 8 – Cesena (Emilia – Romagna) – Festival Internacional de Comida de RuaCom as noites mais frias chegando, não há nada tão reconfortante quanto uma deliciosa comida quente. Para se inspirar, por que não visitar o Festival Internacional de Comida de Rua de Cesena? Além de ideias gastronômicas de nove regiões italianas, o International Street Food Festival traz ideias de nove países. Barracas de comida e caminhões oferecem amplas porções da culinária mundial, e há outros ingredientes para ajudá-lo a preparar alguns pratos fabulosos.

*07 e 08 – Colorno, prov. Parma (Emilia Romagna) – Gran Galà Del Tortél DólsTodo segundo fim de semana de outubro, este ano em 7 e 8 de outubro de 2023, a Piazza di Colorno (na província de Parma) é ocupada pela Confraria de Tortél Dóls que celebra a 15ª edição da Gran Galà Del Tortél Dóls, o evento habitual cultural e gastronômico dedicado à degustação do tradicional primeiro prato da Bassa Parmense, Sabor, cultura e entretenimento com convidados excepcionais e mais de 100 expositores excelentes. Segundo a tradição , o nascimento do Tortél Dóls remonta ao tempo da lendária Duquesa Maria Luigia da Áustria , esposa de Napoleão. Diz-se que a Duquesa costumava oferecer aos barqueiros de Sacca di Colorno (Sabien) um prato de tortelli com recheio agridoce , provavelmente de uma receita austríaca. Por esta particularidade foi denominado Tortél Dóls, que significa Tortello Dolce. A sua receita atual , guardada pela Confraria dos Tortél Dòls, requer os seguintes ingredientes estritamente caseiros para o recheio: pão ralado, vinho cozido (mosto) e mostarda de pêra nobre, marmelo e melancia mostarda. Com base nisso, cada família adiciona variantes particulares transmitidas.

*07 de outubro a 03 de dezembro – Alba (Piemonte) – Fiera Internazionale del Tartufo Bianco – Durante a Fiera Internazionale del Tartufo Bianco d’Alba , são organizadas inúmeras atividades, principalmente com a trufa branca na liderança. Mas o que exatamente é esse ouro branco? Simples: trufas são cogumelos. Cogumelos especiais, sim, porque crescem no subsolo, entre as raízes dos carvalhos e choupos, entre outras coisas. Para rastrear as trufas, o caçador de trufas sai com um cachorro bem treinado ao seu lado. Este detetive sabe melhor do que ninguém como detectar o cheiro da trufa e, assim, descobrir o local. Os porcos costumavam caçar trufas, mas isso foi proibido desde 1985. As trufas não podem ser cultivadas – então as pessoas são realmente dependentes da natureza aqui. Como resultado, a demanda geralmente é maior que a oferta, o que significa que o preço das trufas pode subir um pouco. O preço de um quilo de trufa branca pode chegar a dois mil euros! A trufa branca, o tartufo bianco , é encontrada principalmente no Piemonte. O exterior não é totalmente branco, mas verde-amarelado; o interior é um pouco mais cinzento, com veios brancos. Tanto o cheiro quanto o sabor da trufa branca são muito, muito mais fortes que o da trufa preta. A trufa branca é frequentemente utilizada crua devido ao seu aroma e sabor intensos, por exemplo ralada sobre um prato de massa ou risotto.

*14, 15 e 16 – Milão (Lombardia) – Milano Golosa – o Palazzo del Ghiaccio, em Milão, estará à mesa a 10ª edição do Milano Golosa, um evento de comida e vinho que destaca as matérias-primas e pratos do território. Degustações , shows de culinária , aulas,  seminários, encontros são os protagonistas do festival. Expositores artesanais de excelência participam de Milano Golosa : padeiros, confeiteiros, queijeiros, sorveteiros, açougueiros, mestres cervejeiros, enólogos… eles são a ocasião para uma verdadeira busca pelas melhores tradições gastronômicas italianas.

7 – 8 e 14 – 15 – Canterano, prov. de Roma, (Lazio) – Festa del Tartufo –  o Festival da Trufa de Canterano retorna a poucos quilômetros de Roma para celebrar o “ouro negro” local coletado nos bosques da pequena cidade do Vale do Aniene, deste ano chamado “Cidade da Trufa”. Durante o Festival de Trufas de Canterano, você pode saborear diferentes pratos gourmet e menus baseados em finas trufas pretas, brancas e scorzone, visitar as adegas abertas e provar os vinhos do Lazio.

07 – Courmayeur (Valle d’Aosta) – Arrancabirra As corridas assumem muitas formas e formas. Alguns são mais competitivos que outros. Em alguns casos, a ênfase está mais no fator diversão, e o Arrancabirra não é exceção. Arrancabirra tem três aspectos notáveis. A primeira são as vistas incríveis que os participantes podem ver do Maciço do Mont Blanc. A região de Courmayeur, na base do lado sul do Mont Blanc, oferece muitas vistas esplêndidas. O segundo aspecto é a vestimenta, com muitos corredores escolhendo trajes especialmente preparados. Na verdade, há um prêmio para a melhor ou mais divertida fantasia – que geralmente se relaciona com um tema específico da corrida. O terceiro elemento da corrida é – bem, a pista está no título. Birra pode ser bebido em intervalos regulares (um em cada parada de refresco). Não é o procedimento comum em uma corrida, mas não se esqueça, esta é uma corrida que deve ser apreciada – até o ponto em que os competidores podem correr com seus cães de estimação, se quiserem!

*08 – San Miniato  (Toscana) – Palio del Papero – Durante o segundo fim de semana de outubro você pode desfrutar do Palio del Papero, uma corrida de gansos no San Miniato da Toscana. O ganso que cruza a linha de chegada primeiro depois de 150 metros é recebido como um verdadeiro herói.

8 a 29 – Castel del Rio, Bologna (Emilia Romagna) – Sagra del Marrone – A Sagra del Marrone de Castel del Rio é uma feira de exposições, mas também uma festa da castanha com exposições programadas de produtos e noites culturais. Os protagonistas são sempre as castanhas que são servidas, com receitas diferentes, nas várias bancas da praça e nos restaurantes da cidade. Os menus variam desde as preparações mais tradicionais, como o “bruciati” ou o “capaltaz”, até às novas invenções dos chefs mais imaginativos que criam novas receitas combinando castanhas com outros sabores.

13 e 14 – Cuneo (Piemonte) – Fiera Nazionale del Marrone di Cuneo– A Feira Nacional do Castanho de Cuneo é considerada um dos festivais de comida e vinho italianos mais importantes e um dos eventos mais interessantes para os produtos típicos da região do Piemonte. Durante os três dias do evento – centenas de expositores invadem o centro histórico de Cuneo durante três dias com os aromas, sabores e cores das castanhas assadas e as melhores especialidades do Piemonte e da Itália, como ravioli, panquecas, polenta, frituras mistas piemontesas, ravioles do Vale do Varaita, porco assado no espeto, crepes, anchovas com molho verde, hambúrgueres, cogumelos fritos. E litros de excelentes vinhos piemonteses e vinho quente para a alegria e prazer de muitas dezenas de milhares de visitantes. A Feira Nacional do Castanho de Cuneo, é considerada uma das mais importantes exposições de comida e vinho italianos e um dos eventos mais interessantes para os produtos típicos da região do Piemonte.

*13 a 22 – Perugia (Úmbria) – Eurochocolate – Mergulhe completamente no chocolate em Perugia. A cidade tem tudo a ver com o Eurochocolate nos dias de hoje, um saboroso festival de chocolate com diferentes degustações e outros eventos com chocolate na liderança todos os dias.

*14 e 15 – Merano (Trentino Alto Adige) – Festa del Uva di MeranoA Festa da Uva acontece em Merano, na província de Bolzano, no terceiro fim de semana de outubro, este ano sábado 15 de outubro e domingo 16 de outubro de 2022. O evento, organizado pela primeira vez em 1886, coincide com o período final da vindima e da colheita da maçã e, como é habitual, é acompanhado por boa comida, bom vinho e muito folclore com música e danças tradicionais. Os concertos de bandas e corais sul-tiroleses estão agendados para a Festa da Uva e vão cantar em 4 praças diferentes da cidade O clímax da festa é alcançado no domingo, dia em que se realiza a grande procissão de carros alegóricos. A verdadeira força deste desfile em trajes tradicionais são os dois carros alegóricos mais famosos: a Coroa de Maçãs e o Kundschafter, um enorme cacho de uvas de cerca de 300 kg.

14 e 15 – Morbegno (Lombardia) – Expo BittoO grande queijo de Valtellina terá uma recepção calorosa em outubro com um Bitto que você gosta. O queijo Bitto remonta à era celta, composto por leite de vaca fresco e um pouco de leite de cabra. Os celtas criaram o nome Bitu, que se traduz como eterno. Além de provar este delicioso queijo, você pode aprender tudo sobre sua história e seus antecedentes. Você pode descobrir onde o queijo foi feito, bem como o processo de fabricação do queijo Bitto. Se você não é louco por queijo, não se preocupe. Há muito para mantê-lo ocupado. Barracas de comida de rua locais oferecem uma grande variedade de produtos Valtellina. Há demonstrações e experiências especiais ao vivo, nas quais você pode fazer sua própria vela ou até mesmo provar uma degustação musical. Falando em música, haverá muitas apresentações musicais, atendendo a todos os gostos, incluindo folk, rock e músicas dos anos 30.

*15 a 30 – Lana, Foiana, Tesimo, Prissiano (Trentino Alto Adige) – Keschtnriggl – Festa della Castagna – o Keschtnriggl, o festival itinerante da Castanha com um programa que inclui eventos que acontecem em vários países do sul do Tirol. Todos aqueles que desejam provar castanhas podem experimentar os menus de degustação no restaurante com pratos tradicionais e combinações inovadoras. Durante os dias de festas “Keschtnriggl”, música e excursões na floresta são organizadas na companhia do guarda florestal e de um agricultor local, para poder conhecer a castanha mesmo no seu ambiente natural. Particularmente sugestivo é o festival da Foiana, o mais importante e folclórico. Mas o que significa Keschtnriggl ? Foi um objeto utilizado no passado para descascar castanhas assadas e desde 1998 tornou-se o nome deste evento para contar o espírito e a paixão dos agricultores ansiosos por apresentar aos visitantes os produtos locais.

21 a 23 e 28 a 30 – Bagnoli Irpino, Avellino (Campania) – Sagra della Castagna e del Tartufo NeroA Festa da Castanha e da Trufa Negra é uma grande festa no centro histórico de Bagnoli Irpino , na província de Avellino, com todas as montras decoradas e as ruas a servirem de palco para esta festa cheia de aromas e sabores que se realiza em os dois últimos finais de semana de outubro. No Festival das Castanhas e Trufas Negras de Bagnoli Irpino é possível provar e comprar trufas e castanhas, mas também conhecer o artesanato local e as excelências gastronómicas de Irpinia, participar em conferências, visitas guiadas, excursões até com a colheita da castanha e pesquisa de trufas na floresta.

27 a 29 – Cosenza (Calabria) – Festival del Ciocolato –  Como todo mês de outubro , o coração da cidade de Cosenza recebe o Festival do Chocolate, inteiramente dedicado ao chamado “Comida dos Deuses”. De 27 a 29 de outubro de 2023, na zona pedonal do Corso Mazzini, inúmeros stands expõem produtos artesanais que privilegiam a combinação de tradição e inovação. Entre as delícias para degustar: chocolate com bergamota, cedro, pimenta malagueta e figos, além de outras criações de Master Chocolatiers de toda a Itália. O Festival do Chocolate envolveu toda a Calábria e não só, nesta edição, os stands acolhem mais de cinquenta expositores. O evento pretende expandir-se para além das fronteiras regionais, acolhendo importantes realidades italianas que promovem o talento e a criatividade dos artesãos do nosso território, mas também grandes confeiteiros internacionais.

*28 a 29 – Châtillon (Valle D’Aosta) – Sagra del Miele – No último fim de semana de outubro, Châtillon se transforma na capital do mel do Vale de Aosta, com o Festival do Mel e seus  derivados que atrai entusiastas fascinados por este produto mágico. O Festival foi criado para conscientizar e promover a qualidade e os diferentes tipos de mel do Vale de Aosta e a cada ano enriquece sua programação. O evento organiza visitas guiadas e provas de mel. A Sagra anima as ruas de Châtillon com muitos produtores artesanais que chegam ao centro da pequena cidade para expor seu mel e contar sua história e aromas. Por ocasião do Festival do Mel, também é organizado um concurso regional dedicado aos méis do Vale de Aosta, dividido por categorias: rododendro, flor silvestre clara, flor silvestre escura, mel de castanha, dente-de-leão e lima. Haverá premiação para os melhores de cada categoria.

*28 outubro a 1 novembro – Gubbio (Umbria) – Gubbio Terra di Tartufo – De 28 de outubro a 1 de novembro de 2023, com a chegada do outono,   o aroma de trufas brancas também chega a Gubbio , com Gubbio Terra di Tartufo , a exposição do mercado nacional de trufas brancas e produtos agroalimentares locais. O Gubbio Terra di Tartufo é um encontro importante entre os festivais de outono pela extraordinária qualidade da trufa branca local (*) ( Tuber Magnatum Pico ) e das outras iguarias presentes nos espaços expositivos como os queijos de pasto , talhos de porco, carnes seleccionadas, azeite, mel, doçaria tradicional etc..), e pela prestigiada localização no coração do centro histórico de Gubbio. Também agendado show cooking, eventos, reuniões com chefs estrelados…

*29 outubro a 1 novembro – Mondovì (Cuneo) – Peccati di Gola  Peccati di Gola e a 24ª Feira Regional de Trufas retornam a Mondovì  de 29 de outubro a 1 de novembro de 2022 : um encontro com os sabores e a cultura gastronômica e vinícola do Piemonte em nome da tradição, autenticidade e tipicidade. Peccati di Gola traz para as ruas e praças as melhores produções agroalimentares, zootécnicas e enogastronômicas locais, produções limitadas, de nicho ou quase extintas. O festival ocupa as praças e ruas do centro histórico e do bairro da Piazza. A programação de eventos e atividades culturais é ampla e variada, desde oficinas educativas a experiências sensoriais, eventos culinários temáticos, de degustações a show cooking. Peccati di Gola mais uma vez este ano escolheu o caminho de um evento eco-sustentável . É de facto um evento de baixo impacto ambiental graças à utilização de materiais eco-compatíveis ou totalmente recicláveis.

27 a 29  – Modena (Emilia Romagna) – Sciocolà – Sciocolà, o evento dedicado ao chocolate artesanal de toda a Itália, volta a animar as ruas do centro de Modena. Nos tres dias de Sciocolà você pode descobrir, provar e comprar chocolate artesanal em todas as suas formas e sabores, e os visitantes se encontram em uma viagem pelos sabores do chocolate entre tradição e inovação. A rica programação do evento inclui muitos e diversos eventos, incluindo show cooking, oficinas para crianças, encontros gastronômico-culturais, maxi esculturas de chocolate e eventos itinerantes que espalharão um fundo de aroma de chocolate pelas ruas do centro histórico de Modena.

29 outubro a 13 novembro  –  Carbonara di Po, Mantova (Lombardia) – Tartufesta del PoA Tartufesta del Po acontece durante três fins de semana de 29 de outubro a 13 de novembro de 2022 em Carbonara di Po , na província de Mântua, La Fiera, em sua 25ª edição em 2022 , é realizada na Sala Multiuso e é inteiramente dedicada ao premiado Trufa Branca. A Trufa Branca é a protagonista absoluta do festival, os produtos à base de Trufa estão presentes em todos os stands de exposição e todas as ementas oferecem pratos à base de trufas acompanhados por vinhos e produtos locais.

29 outubro a 13 novembro – cidades do Colli Bolognesi (Emilia Romagna) – Tartufesta – Todo outono, de 9 de outubro a 13 de novembro de 2022, nos Apeninos bolonheses , na Emilia, a é celebrada em homenagem à Trufa Branca das Colinas Bolonhesas , um dos ingredientes e aromas mais preciosos da culinária local. Mas a Tartufesta é também uma oportunidade para dar a conhecer e valorizar todos os produtos e frutos da floresta local. A Tartufesta anima o mais comum dos Apeninos bolonheses e é uma oportunidade para descobrir lugares bonitos e pouco conhecidos onde a boa vida se combina com a boa comida. O festival também é animado por eventos : Tartulibri, Tartueventi, Tartumercati com madeiras típicas e produtos artesanais, Tartuvisite nas matas e nas aldeias, Tartumenù em restaurantes e quintas que aderem a um decálogo de qualidade na preparação dos pratos.

*29-30 – Montalcino (Toscana) – Sagra del Tordo –  Cuidado ao passear pelas ruas da Toscana Montalcino no último domingo de outubro. É aqui que se realiza a Sagra del Tordo, a festa do tordo, com inúmeras competições de tiro com arco entre os quatro distritos da vila.

Sobre Deyse RibeiroEu sou Deyse Ribeiro, proprietária e editora do Portal Tour na Itália, especialista em turismo na Itália, onde vivo desde 2007. Depois de muito estudo, cursos e experiência no campo do turismo enogastronômico, decidi que queria apresentar a história por trás do prato, de uma forma diferente, através da memória histórica, o que fez chegar hoje nas nossas mesas, os “casos”, o trabalho, a cultura, e o amor pela culinária italiana. Pegue o seu garfo e vamos nessa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Experimente a Gastronomia Italiana