Eventos gastronômicos na Itália em outubro

Veja o calendário de eventos gastronômicos na Itália em outubro e não fique de fora dos melhores eventos do ano. Todo mês teremos aqui um calendário com feiras, degustações e exposições que você não pode perder!

Em nossa Agenda da Itália para outubro, você encontrará uma visão geral de vários eventos, festivais e exposições interessantes na Itália. Os eventos e festivais estão listados em ordem cronológica, divididos por tipo de evento.

– Atualizado com eventos de 2024 – 

 Itália em outubro

Quando as pessoas me perguntam minha época favorita para viajar na Itália, eu invariavelmente digo primavera ou outono. Mas a verdade é que o outono tem o meu coração, em grande parte porque é quando há festivais de comida e vinho por todo o país. Outubro é definitivamente a temporada de outono da Itália, o que geralmente significa preços mais baixos em coisas como acomodação e passagem aérea, mas esses festivais de colheita ainda atraem multidões de dentro e de fora do país – então não espere ter a Itália só para você. Continue lendo para descobrir o que esperar de outubro na Itália, incluindo o clima e o que está no calendário.

Festivais de comida e vinho: O outono é principalmente a época para jantares longos e pesados. Em homenagem aos pratos típicos do outono, como polenta, javali, castanhas e trufas, muitos sagres , festivais culinários, são organizados, especialmente no norte da Itália, incluindo em Pistoia (Toscana), Soriano nel Cimino (Lácio) e Ornavasso (Piemonte). Se escolher o seu itinerário de forma favorável, pode saborear iguarias locais todos os fins-de-semana numa vila ou cidade diferente na companhia dos locais . A vindima costuma terminar com uma grande festa. Da mesma forma em Bardolino, no Lago de Garda, onde se celebra a Festa dell’Uva e del Vino. Você pode provar o vinho local, os restaurantes têm menus especiais de vinhos e no final há uma queima festiva de fogos de artifício. Mas há muitos, muitos mais festivais de vinho. Cada lugar, até mesmo cada vinhedo colhe em momentos diferentes, então mantenha seus ouvidos e olhos abertos se você estiver na Itália no outono. Quem sabe, você pode simplesmente cair com o nariz no vinho, que naturalmente flui livremente após a colheita pesada! É interessante mencionar em detalhes no contexto dos festivais de vinho a Sagra dell’Uva em Marino (Lazio). Este festival do vinho é celebrado no primeiro domingo de outubro desde 1924 em homenagem ao vinho branco local, que é amplamente servido. Em 2008, um erro lúdico foi cometido ao construir a fonte temporária de vinho que adorna a cidade durante o festival. O vinho não era bombeado para a fonte, mas para as torneiras dos habitantes de Marino, que viram a água transformar-se em vinho assim mesmo…

até 7 – Marino (LAZIO) – Sagra dell’Uva  – É interessante mencionar em detalhes no contexto dos festivais do vinho a Sagra dell’Uva em Marino (Lácio). Este festival do vinho é celebrado no primeiro domingo de outubro desde 1924 em homenagem ao vinho branco local, que é, obviamente, amplamente servido. Em 2008, cometeu-se um erro engraçado na instalação da fonte temporária de vinho que adorna a vila durante a festa. O vinho não era bombeado para a fonte, mas sim para as torneiras dos moradores de Marino, que simplesmente viam a água se transformar em vinho…

*4 a 6 – Cesena (Emilia – Romagna) – Festival Internacional de Comida de RuaCom as noites mais frias chegando, não há nada tão reconfortante quanto uma deliciosa comida quente. Para se inspirar, por que não visitar o Festival Internacional de Comida de Rua de Cesena? Além de ideias gastronômicas de nove regiões italianas, o International Street Food Festival traz ideias de nove países. Barracas de comida e caminhões oferecem amplas porções da culinária mundial, e há outros ingredientes para ajudá-lo a preparar alguns pratos fabulosos.

*4,5 e 6 – Cremona (Lombardia) – Festa del SalamePara o Festival do Salame, produtores de toda a Itália chegam a Cremona e com uma participação especial dos produtores de salame lombardos: As bancas ficam no centro histórico de Cremona e criam um roteiro gastronômico onde os produtores expõem seus produtos e oferecem degustações dos vários tipos de salames para dar a conhecer a sua qualidade e diferenças. O Festival do Salame permite não só provar as várias qualidades e especialidades do salame, mas também conhecer melhor a cidade de Cremona, que para a ocasião abre muitos dos seus edifícios históricos aos visitantes.

*04 a 06  – Bressanone (Trentino-Alto Adige) – Mercado de Pão e Strudel do Tirol do Sul – Durante o Mercado de Pão e Strudel do Tirol do Sul, o pão está em destaque. Tudo é discutido, desde o desenvolvimento histórico aos costumes e tradições, desde as receitas e preparação até à histórica padaria. As crianças podem começar de forma lúdica na padaria infantil. Nas barracas dos padeiros e confeiteiros do sul do Tirol, os visitantes podem saborear o pão do sul do Tirol, o original strudel de maçã do sul do Tirol e a comida tradicional dos vários vales.

5 a 13 -Milão (Lombardia)Semana do Vinho de Milão – A Milan Wine Week 2024 é o evento não justo dedicado ao maior vinho da Itália numa das metrópoles mais dinâmicas da Europa que acolherá um público nacional e internacional, transformando as ruas e bairros mais emblemáticos em bairros para descobrir os principais tendências do setor Vitivinícola / dedicada a consumidores, profissionais do setor e amantes do vinho.

*6 – Roma(Lazio) – Guia Essencial de Vinhos Italianos 2025: degustações e masterclasses –   – Todos os participantes receberão um presente duplo – um exemplar do Guia Essencial 2025 e uma taça serigrafada DOCTORWINE – e poderão acessar gratuitamente o grande balcão de degustação com os melhores rótulos dos protagonistas da produção vinícola italiana. Em Roma, domingo, 6 de outubro, no Spazio Novecento, das 14h às 19h para os operadores e das 15h às 19h para o público.

*6, 13, 20 e 27 – Marradi, Firenze (Toscana) – Sagra delle Castagne e del Marron buono di Marradi A castanha é uma das protagonistas da temporada de outono e, pontualmente como todos os anos, o Festival da Castanha e do Marron regressa a Marradi, perto de Florença. Durante os 4 domingos de outubro é possível saborear muitos pratos à base de castanhas, desde tortelli com marrons a marrons glacés, desde compotas às típicas castanhas assadas. Também não faltam atividades para adultos e crianças, e música nas ruas com bandas itinerantes. Por ocasião do Festival da Castanha e do Marron Buono também será possível chegar a Marradi de trem a vapor e apreciar as belas cores outonais das folhas.

6, 13, 20 e 27 – Castel del Rio, Bologna (Emilia Romagna) – Sagra del Marrone – A Sagra del Marrone de Castel del Rio é uma feira de exposições, mas também uma festa da castanha com exposições programadas de produtos e noites culturais. Os protagonistas são sempre as castanhas que são servidas, com receitas diferentes, nas várias bancas da praça e nos restaurantes da cidade. Os menus variam desde as preparações mais tradicionais, como o “bruciati” ou o “capaltaz”, até às novas invenções dos chefs mais imaginativos que criam novas receitas combinando castanhas com outros sabores.

*11 a 13 – Treviso (Vêneto) –  Tiramisù World Cup – os participantes da Copa do Mundo Tiramisù, também conhecida como o “desafio mais saboroso do ano”, ocorre na Piazza dei Signori em Treviso. A Grande Final da edição 2023 da Copa do Mundo Tiramisù , competição entre centenas de aspirantes a chef no preparo da famosa sobremesa, será realizada na Itália . Após as etapas de seleção internacional em Montevidéu (Uruguai), São Paulo (Brasil) e Bruxelas (Bélgica), o evento terminará de fato na Península. E mais precisamente em Treviso. O tema dos dias será ‘ Treviso e café’. O Mundial de Tiramisu, oportunidade de criar momentos de partilha e de valorizar uma sobremesa italiana e o seu território, depois da paragem forçada devido à emergência sanitária dos últimos anos , retomou as seleções a nível internacional para 2024 . E já há três concorrentes estrangeiros inscritos para a fase final da competição. A que se somarão, conforme afirma o organizador do evento, outros participantes já pré-inscritos no ano passado da Europa, Tailândia e Índia.

11 a 13 – Verona (Veneto) – Hostaria, o Festival do Vinho Um dos eventos vínicos e gastronômicos mais amados de todos os tempos retornará às praças e recantos mais evocativos da cidade de Verona. Degustações, eventos culturais e de entretenimento, tudo pensando nas questões sociais e ambientais. O centro histórico voltará a ser transformado numa taberna ao ar livre, com centenas de rótulos para descobrir, num programa de eventos gratuitos, com música, convidados e experiências, incluindo “guloseimas” especiais

12 a 14 – Palermo (Sicília) – Vinho Sicília Três dias para descobrir as caves sicilianas, perder-se entre os aromas, provar novas promessas de vinho, encontrar garrafas que são verdadeiras certezas.  Sábado , 12 e domingo, 13 de outubro  serão abertos ao público de amantes do vinho ou mesmo simples entusiastas que já compareceram em massa nas últimas quatro edições, o terceiro dia,  segunda-feira, 14 de outubro , é reservado a operadores, B2Bs e especialistas em vinhos setor.  Estão programadas três Masterclasses no sábado a partir das 17h e no domingo às 18h30, realizadas em colaboração com Le Vie dei Tesori. Os temas são restritos .

*12 – várias cidades do Sul Tirol do Sul (Trentino-Alto Adige) – Törggelen OriginaleAinda mais festa no Tirol do Sul: törggelen . Embora o nome soe muito alemão, é uma modificação do sul tirolês da palavra latina torculum , que significa prensa de vinho. Diz-se que se originou como uma espécie de agradecimento culinário dos viticultores do Valle Isarco. No verão, eles podiam deixar seus animais pastarem nos prados dos fazendeiros da montanha. Em troca, eles convidavam os camponeses das montanhas para uma festa camponesa com vinho jovem. Com o törggelen o comércio de troca foi realmente resolvido, embora depois. Quando as castanhas – chamadas keschtn no Tirol do Sul – estão maduras no final de setembro ou início de outubro, as portas das aconchegantes casas e adegas ainda se abrem nas fazendas de vinho. Aqui, os viticultores servem os seus próprios vinhos e especialidades caseiras.

*12 e 13 – Colorno, prov. Parma (Emilia Romagna) – Gran Galà Del Tortél DólsTodo segundo fim de semana de outubro,  a Piazza di Colorno (na província de Parma) é ocupada pela Confraria de Tortél Dóls que celebra a 16ª edição da Gran Galà Del Tortél Dóls, o evento habitual cultural e gastronômico dedicado à degustação do tradicional primeiro prato da Bassa Parmense, Sabor, cultura e entretenimento com convidados excepcionais e mais de 100 expositores excelentes. Segundo a tradição , o nascimento do Tortél Dóls remonta ao tempo da lendária Duquesa Maria Luigia da Áustria , esposa de Napoleão. Diz-se que a Duquesa costumava oferecer aos barqueiros de Sacca di Colorno (Sabien) um prato de tortelli com recheio agridoce , provavelmente de uma receita austríaca. Por esta particularidade foi denominado Tortél Dóls, que significa Tortello Dolce. A sua receita atual , guardada pela Confraria dos Tortél Dòls, requer os seguintes ingredientes estritamente caseiros para o recheio: pão ralado, vinho cozido (mosto) e mostarda de pêra nobre, marmelo e melancia mostarda. Com base nisso, cada família adiciona variantes particulares transmitidas.

*12 de outubro a 08 de dezembro – Alba (Piedmonte) – Fiera Internazionale del Tartufo Bianco – Durante a Fiera Internazionale del Tartufo Bianco d’Alba , são organizadas inúmeras atividades, principalmente com a trufa branca na liderança. Mas o que exatamente é esse ouro branco? Simples: trufas são cogumelos. Cogumelos especiais, sim, porque crescem no subsolo, entre as raízes dos carvalhos e choupos, entre outras coisas. Para rastrear as trufas, o caçador de trufas sai com um cachorro bem treinado ao seu lado. Este detetive sabe melhor do que ninguém como detectar o cheiro da trufa e, assim, descobrir o local. Os porcos costumavam caçar trufas, mas isso foi proibido desde 1985. As trufas não podem ser cultivadas – então as pessoas são realmente dependentes da natureza aqui. Como resultado, a demanda geralmente é maior que a oferta, o que significa que o preço das trufas pode subir um pouco. O preço de um quilo de trufa branca pode chegar a dois mil euros! A trufa branca, o tartufo bianco , é encontrada principalmente no Piemonte. O exterior não é totalmente branco, mas verde-amarelado; o interior é um pouco mais cinzento, com veios brancos. Tanto o cheiro quanto o sabor da trufa branca são muito, muito mais fortes que o da trufa preta. A trufa branca é frequentemente utilizada crua devido ao seu aroma e sabor intensos, por exemplo ralada sobre um prato de massa ou risotto.

12, 13, 19 e 20 – Canterano, prov. de Roma, (Lazio) – Festa del Tartufo –  o Festival da Trufa de Canterano retorna a poucos quilômetros de Roma para celebrar o “ouro negro” local coletado nos bosques da pequena cidade do Vale do Aniene, deste ano chamado “Cidade da Trufa”. Durante o Festival de Trufas de Canterano, você pode saborear diferentes pratos gourmet e menus baseados em finas trufas pretas, brancas e scorzone, visitar as adegas abertas e provar os vinhos do Lazio.

12 – Courmayeur (Valle d’Aosta) – Arrancabirra As corridas assumem muitas formas e formas. Alguns são mais competitivos que outros. Em alguns casos, a ênfase está mais no fator diversão, e o Arrancabirra não é exceção. Arrancabirra tem três aspectos notáveis. A primeira são as vistas incríveis que os participantes podem ver do Maciço do Mont Blanc. A região de Courmayeur, na base do lado sul do Mont Blanc, oferece muitas vistas esplêndidas. O segundo aspecto é a vestimenta, com muitos corredores escolhendo trajes especialmente preparados. Na verdade, há um prêmio para a melhor ou mais divertida fantasia – que geralmente se relaciona com um tema específico da corrida. O terceiro elemento da corrida é – bem, a pista está no título. Birra pode ser bebido em intervalos regulares (um em cada parada de refresco). Não é o procedimento comum em uma corrida, mas não se esqueça, esta é uma corrida que deve ser apreciada – até o ponto em que os competidores podem correr com seus cães de estimação, se quiserem!

*13 – San Miniato  (Toscana) – Palio del Papero – Durante o segundo fim de semana de outubro você pode desfrutar do Palio del Papero, uma corrida de gansos no San Miniato da Toscana. O ganso que cruza a linha de chegada primeiro depois de 150 metros é recebido como um verdadeiro herói.

*15 a 24 – Perugia (Úmbria) – Eurochocolate – Mergulhe completamente no chocolate em Perugia. A cidade tem tudo a ver com o Eurochocolate nos dias de hoje, um saboroso festival de chocolate com diferentes degustações e outros eventos com chocolate na liderança todos os dias.

*18 e 19  – Bolzano (Trentino Alto Adige) – Festa del Ringraziamento – Produtos dos agricultores do sul do Tirol em exposição. Atividades para crianças. Em 15 de outubro de 2022 , o Festival de Ação de Graças retorna a Bolzano. Mais de 25 expositores participam do Dia de Ação de Graças, incluindo 13 agricultores diretos, que expõem os produtos frescos, saudáveis ​​e genuínos de suas terras, e contam a história da vida camponesa e do contato com a natureza e os animais. Entre os produtos: compotas de fruta, vinho, sumos, castanhas, queijos e iogurtes, pão, fruta e legumes, frutos secos, ervas aromáticas, especiarias, farinha, chouriço e enchidos, carne fresca, grappa e licores, ovos, mel, cosmética biológica e muito mais. No programa, o show cooking dos camponeses, que mostrarão aos participantes os segredos e receitas da cozinha tradicional sul-tirolesa, atividades para os mais pequenos brincarem com feno e animais da fazendinha no “petting zoo”, e animação musical. O Dia de Ação de Graças celebra o vínculo do homem com a natureza e a importância que ela sempre teve na vida de todos.

18 a 20 – Cuneo (Piemonte) – Fiera Nazionale del Marrone di Cuneo– A Feira Nacional do Castanho de Cuneo é considerada um dos festivais de comida e vinho italianos mais importantes e um dos eventos mais interessantes para os produtos típicos da região do Piemonte. Durante os três dias do evento – centenas de expositores invadem o centro histórico de Cuneo durante três dias com os aromas, sabores e cores das castanhas assadas e as melhores especialidades do Piemonte e da Itália, como ravioli, panquecas, polenta, frituras mistas piemontesas, ravioles do Vale do Varaita, porco assado no espeto, crepes, anchovas com molho verde, hambúrgueres, cogumelos fritos. E litros de excelentes vinhos piemonteses e vinho quente para a alegria e prazer de muitas dezenas de milhares de visitantes. A Feira Nacional do Castanho de Cuneo, é considerada uma das mais importantes exposições de comida e vinho italianos e um dos eventos mais interessantes para os produtos típicos da região do Piemonte.

18 a 20  – Pisa (Toscana) – Terre di Pisa Food & Wine Festival  – No coração da cidade, na Piazza Vittorio Emanuele II, o público poderá conhecer pessoalmente mais de 80 produtores, participar de masterclasses de vinhos, tours de degustação, showcooking de alta gastronomia, workshops e encontros organizados pela Universidade de Pisa.

18 a 20 – Roma (Lazio) – EurHop Roma Beer Festival – EurHop, o encontro italiano com o mundo da cerveja artesanal de qualidade, acontece em Roma. Serão muitas cervejas italianas e estrangeiras de excelência, com grandes clássicos e novidades interessantes do cenário internacional. A programação inclui ainda momentos de encontro, degustação e ensino sobre o mundo da cerveja artesanal. A localização é mais uma vez o cenário esplêndido do Salone delle Fontane em Eur. Muitas cervejarias participantes , italianas e internacionais, expõem em vários estandes, representadas por seus mestres cervejeiros. Cada um propõe criações clássicas e novidades elaboradas especificamente para o evento. Cada participante receberá o guia das cervejas presentes (para uma viagem ‘consciente’ pelo mundo da cerveja), um copo comemorativo e pocket, e poderá se aventurar entre as mais de 800 cervejas para degustação. Música e comida acompanharão a área externa de Street Food.
18-20 e 25-27 – Bagnoli Irpino, Avellino (Campania) – Sagra della Castagna e del Tartufo NeroA Festa da Castanha e da Trufa Negra é uma grande festa no centro histórico de Bagnoli Irpino , na província de Avellino, com todas as montras decoradas e as ruas a servirem de palco para esta festa cheia de aromas e sabores que se realiza em os dois últimos finais de semana de outubro. No Festival das Castanhas e Trufas Negras de Bagnoli Irpino é possível provar e comprar trufas e castanhas, mas também conhecer o artesanato local e as excelências gastronómicas de Irpinia, participar em conferências, visitas guiadas, excursões até com a colheita da castanha e pesquisa de trufas na floresta.

19 de ourubro a 17 de novembro – toda Umbria – Frantoi Aperti UmbriaOs frantoi são os locais onde se produz (moinho) o azeite, na Úmbria abrem as suas portas no outono. Durante a vigésima quinta edição do Frantoi Aperti, os cariocas comemoram em homenagem ao seu ouro verde. As azeitonas colhidas transformam-se em ouro líquido, que pode saborear na hora. Além disso, é claro que haverá música, todos os tipos de belos percursos pedestres e de bicicleta serão apresentados e você poderá saborear outras iguarias outonais da culinária da Úmbria.

*19 a 20 – Merano (Trentino Alto Adige) – Festa del Uva di MeranoA Festa da Uva acontece em Merano, na província de Bolzano, no terceiro fim de semana de outubro. O evento, organizado pela primeira vez em 1886, coincide com o período final da vindima e da colheita da maçã e, como é habitual, é acompanhado por boa comida, bom vinho e muito folclore com música e danças tradicionais. Os concertos de bandas e corais sul-tiroleses estão agendados para a Festa da Uva e vão cantar em 4 praças diferentes da cidade O clímax da festa é alcançado no domingo, dia em que se realiza a grande procissão de carros alegóricos. A verdadeira força deste desfile em trajes tradicionais são os dois carros alegóricos mais famosos: a Coroa de Maçãs e o Kundschafter, um enorme cacho de uvas de cerca de 300 kg.

19 e 20 – Morbegno (Lombardia) – Expo Bitto O grande queijo de Valtellina terá uma recepção calorosa em outubro com um Bitto que você gosta. O queijo Bitto remonta à era celta, composto por leite de vaca fresco e um pouco de leite de cabra. Os celtas criaram o nome Bitu, que se traduz como eterno. Além de provar este delicioso queijo, você pode aprender tudo sobre sua história e seus antecedentes. Você pode descobrir onde o queijo foi feito, bem como o processo de fabricação do queijo Bitto. Se você não é louco por queijo, não se preocupe. Há muito para mantê-lo ocupado. Barracas de comida de rua locais oferecem uma grande variedade de produtos Valtellina. Há demonstrações e experiências especiais ao vivo, nas quais você pode fazer sua própria vela ou até mesmo provar uma degustação musical. Falando em música, haverá muitas apresentações musicais, atendendo a todos os gostos, incluindo folk, rock e músicas dos anos 30.

*19 de outubro a 3 de novembro – Lana, Foiana, Tesimo, Prissiano (Trentino Alto Adige) – Keschtnriggl – Festa della Castagna – o Keschtnriggl, o festival itinerante da Castanha com um programa que inclui eventos que acontecem em vários países do sul do Tirol. Todos aqueles que desejam provar castanhas podem experimentar os menus de degustação no restaurante com pratos tradicionais e combinações inovadoras. Durante os dias de festas “Keschtnriggl”, música e excursões na floresta são organizadas na companhia do guarda florestal e de um agricultor local, para poder conhecer a castanha mesmo no seu ambiente natural. Particularmente sugestivo é o festival da Foiana, o mais importante e folclórico. Mas o que significa Keschtnriggl ? Foi um objeto utilizado no passado para descascar castanhas assadas e desde 1998 tornou-se o nome deste evento para contar o espírito e a paixão dos agricultores ansiosos por apresentar aos visitantes os produtos locais.

*25 – Dia Mundial da Massa No dia 25 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Massa – e a massa ganha destaque em todo o mundo. Isso é feito desde 1995 com o objetivo de enfatizar o quão saudável é um prato de massa e quão variado você pode comer com massa como base.

26 outubro a 17 novembro – cidades do Colli Bolognesi (Emilia Romagna) – Tartufesta – Todo outono, nos Apeninos bolonheses é celebrada em homenagem à Trufa Branca das Colinas Bolonhesas, um dos ingredientes e aromas mais preciosos da culinária local. Mas a Tartufesta é também uma oportunidade para dar a conhecer e valorizar todos os produtos e frutos da floresta local. A Tartufesta anima o mais comum dos Apeninos bolonheses e é uma oportunidade para descobrir lugares bonitos e pouco conhecidos onde a boa vida se combina com a boa comida. O festival também é animado por eventos : Tartulibri, Tartueventi, Tartumercati com madeiras típicas e produtos artesanais, Tartuvisite nas matas e nas aldeias, Tartumenù em restaurantes e quintas que aderem a um decálogo de qualidade na preparação dos pratos.

*26 e 27 – Montalcino (Toscana) – Sagra del Tordo –  Cuidado ao passear pelas ruas da Toscana Montalcino no último domingo de outubro. É aqui que se realiza a Sagra del Tordo, a festa do tordo, com inúmeras competições de tiro com arco entre os quatro distritos da vila.

26-27 – Milão (Lombardia) – CMB Wine Experience MilãoPela primeira vez na Itália, os vinhos vencedores do Concours Mondial de Bruxelles chegam a Milão vindos de todo o mundo para uma degustação dedicada aos amantes do vinho. O evento concentra-se em mais de 200 rótulos premiados selecionados por um júri internacional. O evento decorrerá nas salas dos Claustros de San Barnaba dos anos 1400. O programa inclui masterclasses dedicadas a vinhos medalhados (não presentes nos stands) de diferentes partes do globo. “Preços com provas gratuitas em todas as empresas presentes no evento incluindo 1 prova de comida: Bilhete diário 20€ – Subscrição de dois dias 35€ – Sommelier reduzido 15€”

26-27 – Bomporto (Modena) (Emilia Romagna)Terre di Vite – – As datas do Terre di Vite 2024 já foram anunciadas. Quem sabe que surpresas esta nova edição nos reserva! Enquanto isso, no ano passado, mais de 100 vinicultores artesanais de toda a Itália (e de outros lugares) participaram . A feira incluiu provas gratuitas entre as bancas dos produtores presentes (25€), venda direta, conferências, masterclasses sobre vinhos e documentários, artesãos de comida e food trucks.

26 a 28 – Taormina – Messina (Sicília) – Taormina Gourmet – Taormina Gourmet 2024 é um dos eventos mais importantes do sul da Itália dedicado à boa comida e boa bebida, fruto da seleção feita pela Cronache di Gusto. É um dos eventos mais importantes do sul da Itália. Basta olhar os números das edições anteriores: 7.000 visitantes, 120 vinícolas, 40 cervejarias, 40 empresas alimentícias e 30 chefs de toda a Itália.

*27 outubro a 1 novembro – Mondovì (Cuneo) – Peccati di Gola  Peccati di Gola e a Feira Regional de Trufas retornam a Mondovì : um encontro com os sabores e a cultura gastronômica e vinícola do Piemonte em nome da tradição, autenticidade e tipicidade. Peccati di Gola traz para as ruas e praças as melhores produções agroalimentares, zootécnicas e enogastronômicas locais, produções limitadas, de nicho ou quase extintas. O festival ocupa as praças e ruas do centro histórico e do bairro da Piazza. A programação de eventos e atividades culturais é ampla e variada, desde oficinas educativas a experiências sensoriais, eventos culinários temáticos, de degustações a show cooking. Peccati di Gola mais uma vez este ano escolheu o caminho de um evento eco-sustentável . É de facto um evento de baixo impacto ambiental graças à utilização de materiais eco-compatíveis ou totalmente recicláveis.

29 a 31 – Châtillon (Valle D’Aosta) – Sagra del Miele – No último fim de semana de outubro, Châtillon se transforma na capital do mel do Vale de Aosta, com o Festival do Mel e seus  derivados que atrai entusiastas fascinados por este produto mágico. O Festival foi criado para conscientizar e promover a qualidade e os diferentes tipos de mel do Vale de Aosta e a cada ano enriquece sua programação. O evento organiza visitas guiadas e provas de mel. A Sagra anima as ruas de Châtillon com muitos produtores artesanais que chegam ao centro da pequena cidade para expor seu mel e contar sua história e aromas. Por ocasião do Festival do Mel, também é organizado um concurso regional dedicado aos méis do Vale de Aosta, dividido por categorias: rododendro, flor silvestre clara, flor silvestre escura, mel de castanha, dente-de-leão e lima. Haverá premiação para os melhores de cada categoria.

*31 outubro a 3 novembro – Gubbio (Umbria) – Gubbio Terra di Tartufo – De 28 de outubro a 1 de novembro de 2023, com a chegada do outono,   o aroma de trufas brancas também chega a Gubbio , com Gubbio Terra di Tartufo , a exposição do mercado nacional de trufas brancas e produtos agroalimentares locais. O Gubbio Terra di Tartufo é um encontro importante entre os festivais de outono pela extraordinária qualidade da trufa branca local (*) ( Tuber Magnatum Pico ) e das outras iguarias presentes nos espaços expositivos como os queijos de pasto , talhos de porco, carnes seleccionadas, azeite, mel, doçaria tradicional etc..), e pela prestigiada localização no coração do centro histórico de Gubbio. Também agendado show cooking, eventos, reuniões com chefs estrelados…

31 de outubro a 3 de novembro  – Modena (Emilia Romagna) – Sciocolà – Sciocolà, o evento dedicado ao chocolate artesanal de toda a Itália, volta a animar as ruas do centro de Modena. Nos tres dias de Sciocolà você pode descobrir, provar e comprar chocolate artesanal em todas as suas formas e sabores, e os visitantes se encontram em uma viagem pelos sabores do chocolate entre tradição e inovação. A rica programação do evento inclui muitos e diversos eventos, incluindo show cooking, oficinas para crianças, encontros gastronômico-culturais, maxi esculturas de chocolate e eventos itinerantes que espalharão um fundo de aroma de chocolate pelas ruas do centro histórico de Modena.

*30 de outubro a 3 de novembro – Lucca (Toscana) – Lucca Comics & GamesSe você gosta de quadrinhos e/ou jogos (old school ou na tela), então você não deve perder Lucca Comics & Games . A charmosa cidade toscana é brevemente transformada em uma história em quadrinhos viva, onde personagens de desenhos animados e jogos ganham vida.

Sobre Deyse RibeiroEu sou Deyse Ribeiro, proprietária e editora do Portal Tour na Itália, especialista em turismo na Itália, onde vivo desde 2007. Depois de muito estudo, cursos e experiência no campo do turismo enogastronômico, decidi que queria apresentar a história por trás do prato, de uma forma diferente, através da memória histórica, o que fez chegar hoje nas nossas mesas, os “casos”, o trabalho, a cultura, e o amor pela culinária italiana. Pegue o seu garfo e vamos nessa!

2 comentários em “Eventos gastronômicos na Itália em outubro”

  1. Marcos Davi Lemos de Melo

    Bom dia Deyse, estamos viajando em 3 casais para Roma com chegada no dia 19/10 e retorno para o Brasil no dia 02/11. Estamos interessados em propostas de programas que priorizem a cultura, a gastronomia e o vinho.Aguardo e agradeço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Experimente a Gastronomia Italiana