Eventos Gastronômicos na Itália em Julho

Veja o calendário de eventos gastronômicos na Itália em julho e não fique de fora dos melhores eventos do ano. Todo mês teremos aqui um calendário com feiras, degustações e exposições que você não pode perder!

Em nossa Agenda da Itália para julho você encontrará uma visão geral de vários eventos, festivais e exposições interessantes na Itália. Os eventos e festivais estão listados em ordem cronológica, divididos por tipo de evento.

– Atualizado com eventos de 2023 – 

 Itália em julho

im, a Itália está movimentada em julho – e deveria estar.

  • As cidades litorâneas italianas são animadas e cheias de famílias nadando e brincando na areia, e casais relaxando em suas espreguiçadeiras.
  • Fashionistas e compradores estão no paraíso com os saldi (saldos) de verão da Itália.
  • Os caminhantes e amantes da montanha experimentam pela primeira vez as trilhas altas nas Dolomitas.
  • E todos se deliciam em jantar ao ar livre à noite.

As escolas estão fechadas, o sol está alto no céu e as pessoas começam a entrar em modo de férias.

Os fins de semana são passados ​​na praia, as noites são aproveitadas ao ar livre e o sol se transforma de amigo em inimigo: julho na Itália é tempo de terraços sombreados e refeições ao ar livre, não de passeios sob o sol escaldante!

Mas, com algum planejamento e gerenciamento de expectativas, pode ser um excelente mês para explorar a Itália.

Se você está pensando em maio para viajar para a Itália, este guia será útil. Leia também o texto Viajando para a Itália em Julho o que você precisa saber

O que comer na Itália em  julho

Produtos sazonais:

  • Melão – melão
  • Angúria – melancia
  • Albicocche – damasco
  • Fichi – figos
  • Mais – amoras
  • Mirtili – mirtilos
  • Pomodori – tomate
  • Abobrinha – abobrinha

Pratos preferidos na Itália em julho

  • Panzanella – salada de pão (faça a sua própria panzanella quando chegar em casa)
  • Insalata caprese – salada de tomate e mussarela
  • Prosciutto e melone – melão envolto em presunto curado
  • Fiori di zucca – flores de abobrinha recheadas com ricota e depois fritas
  • Granita – raspadinha, perfeita num dia quente de verão!
  • Insalata di finocchi e arance – salada de funcho e laranja

Eventos Gastronômicos na Itália em Julho

O verão é a época perfeita para festivais gastronômicos de comida e bebida, geralmente centrados em uma especialidade local. Cada iguaria tem a sua própria sagra. Recomendamos apenas alguns aqui, mas se você estiver de férias na Itália, mantenha os ouvidos e os olhos abertos. Se você vir um cartaz com a palavra sagra, ou ouvir um italiano falando sobre isso, certifique-se de não perder esta festa maravilhosa!

até 2 de julho – Forli (EMILIA-ROMAGNA) – Festa Artusiana – De 24 de junho a 2 de julho de 2023 , Forlimpopoli, perto de Forlì, recebe  a Festa Artusiana, o festival gastronômico dedicado ao cidadão mais famoso de Forlimpopoli: Pellegrino Artusi, (1820 – 1911), escritor, amante e crítico gastronômico italiano. Ele é conhecido por ser o autor do mais famoso livro de receitas “La scienza in cucina e l’arte di mangiar bene” ( “A Ciência da Culinária e a Arte da Alta Gastronomia ”). O livro foi publicado em 1891 e rapidamente se tornou um dos livros mais lidos na Itália. Degustação de comida na praça principal de Forlimpopoli (rebatizada de  Piazza Pellegrino Artusi para a ocasião) para descobrir as iguarias da tradição culinária local: vinho, azeite, mel, compotas, queijo, enchidos, sobremesas e frutas e legumes de alta qualidade.

Ate dia 2 de julho – Castelnuovo di Assisi (UMBRIA) – Festival da Lavanda em Castelnuovo di Assisi – O  Lavender Festival 2023 acontece de  17 a 18/24 a 25 de junho, de 1 a 2/8 a 9 de julho . Entrada com contribuição gratuita. É possível ver a floração mesmo durante a semana, a entrada de segunda a sexta-feira é de 5 euros, de 12 de junho a 15 de julho. Horário 09:30 às 12:30 16:00 às 19:00 Aperitivo da noite mediante reserva até às 22h00

até  3 de julho – San Daniele del Friuli (FRIULI) –  Aria di Festa espera por você em San Daniele del Friuli .O festival gastronômico dedicado ao Prosciutto di San Daniele animará as ruas da cidade com eventos e encontros para celebrar o vínculo profundo que une San Daniele com seu território de origem: palestras temáticas com convidados de destaque, master classes e oficinas sensoriais , guiadas passeios fábricas de presunto são apenas algumas das atividades que esperam por você. O centro histórico da vila será povoado por barracas de comida e vinho onde será possível provar o presunto em combinação com queijos, produtos de panificação, fruta e inúmeros outros pratos. Mas as novidades não param por aí: por seus 45 anos de atividade Folkest , o festival dedicado a artistas europeus emergentes no campo da world music, retorna a San Daniele del Friuli para quatro dias de música, vitrines, exposições e encontros. Aria di Festa também será uma oportunidade para descobrir as belezas histórico-artísticas, como a Biblioteca Guarneriana, e as belezas naturalistas do local com visitas guiadas à cidade e arredores. Na programação não faltarão eventos dedicados a outras excelências regionais, aos vinhos de Friuli-Venezia Giulia e ao convívio.

até dia 9 de julho – Terrassa Padovana (VENETO) – Festa della Bontà di Bufala – A Pro Loco de Terrassa Padovana organiza Terrassa em Festa – Festa da Bondade do Búfalo . A banca de restauração oferece pratos à base de búfala (pasticcio, agnolotti, caprese, rosbife, tagliata, Nertti, stracchino e bresaola, guisado), mas também haverá grelhados tradicionais, acompanhamentos diversos, frituras de flores de curgete e sobremesas com búfala leite. Todas as noites, a partir das 19h, barraca de comida oferece nhoque, bigoli, tagliatelle e pasticcio com ragu de búfala, caprese de búfala, rosbife de búfala, tagliata de búfala, straecca de cavalo, carne grelhada, as inevitáveis ​​flores de abobrinha frita, vários acompanhamentos e sobremesas preparadas com leite de búfala! Espectáculos de música e dança em piso de aço, bar, pesca solidária.

7 a 17 de julho – Usseglio (PIEMONTE) – Mostra Nazionale della Toma di Lanzo e dei formaggi d’alpeggio27ª ” Exposição Nacional de Toma di Lanzo e Queijos Alpinos ” que acontecerá em Usseglio (TO) , nos Vales Lanzo, de sexta-feira 7 a domingo 9 de julho e sábado 15 e domingo 16 de julho . No centro do evento, a Toma di Lanzo , rainha desses vales; para enquadrá-lo, as outras excelências do território piemontês e italiano, incluindo Produtores Valligiani, Gastronomia e Vinhos, Artesanato, Comida de rua e Hobby. Música, espetáculos, conferências temáticas e atividades para os mais pequenos vão animar os cinco dias do evento, que regressa com novidades verdadeiramente imperdíveis.

12 – 16 de julho de 2023  – Piosina – Città di Castello (ÚMBRIA) – Debulha do Trigo – Na quarta-feira, 12 de julho de 2023, no distrito de Piosina- Città di Castello (província de Perugia) é celebrada a tradicional festa da debulha do trigo , seguida de outros dias de festa até domingo, 16 de julho. A Debulha do Trigo realiza-se na quarta-feira pelas 21h00 e volta a propor as formas e costumes de debulhar o trigo dos anos 30, 40 e 50 do século passado. Durante a festa , são montadas barracas de alimentação que oferecem pratos típicos da região. O cardápio típico deve ser composto por crostini com fígado de ganso, tagliatelle com molho de ganso, ganso assado e pato assado com acompanhamento de batatas. Nos dias seguintes , provas de corrida e ciclismo, jogos de briscola… As noites são animadas por música com orquestras ao vivo e dança na praça.

22 de julho – Madonna di Campiglio (TRENTINO) – Cena stellata in telecabina a Madonna di Campiglio – É o evento de verão mais glamoroso de Madonna di Campiglio . A 22 de julho de 2023 regressa o Jantar Estrelado no teleférico , uma experiência com um cunho original: suspenso numa “bolha” com vidros transparentes, sobrevoa bosques e pastagens de montanha para descobrir as receitas de chefs estrelados e gourmet. O Pinzolo-Campiglio Express se transforma em um restaurante panorâmico e móvel, o primeiro e único do gênero.Os melhores chefs da zona – juntamente com as suas brigadas – revezam-se para oferecer, em cada etapa, uma amostra da sua mestria: a edição de 2023 oferece os pratos de dois restaurantes estrelados, com Sabino Fortunato, do Il Gallo Cedrone, e Antonio Lepore , do restaurante Stube Hermitage, assim como os de Alessandro Nocella, do restaurante Due Pini, Manuel Merlo e Sofia Omodeo Iuli, chef e confeiteiro do novo Semola Fina, e Davide Rangoni de Piccadilly. Cada um deles está à frente de um dos restaurantes mais renomados de Madonna di Campiglio.

22 e 23 de julho – Alpe Cimbra, TRENITNO – Latte in Festa — A edição de 2023 do  Latte in Festa acontece nos dias 22 e 23 de julho . Os protagonistas absolutos são o leite e os queijos, em particular o queijo Vézzena , um dos mais antigos da tradição láctea trentina protegida por uma Fortaleza Slow Food. Oficinas temáticas serão organizadas na aldeia leiteira pela Associazione Donne no Campo del Trentino. E para levar para casa os sabores da Dispensa dell’Alpe Cimbra haverá o Mercado da Terra.

22 e 23 de julho – Cervaro (LAZIO) – Pizz Fritt & Mortadella – Crocante por fora, macio por dentro e acompanhado pelo sabor inconfundível de um dos frios mais apreciados em todas as latitudes. E ainda tradicional, caseira e saborosa . Em suma, são muitos os adjetivos usados ​​para descrever o “pizz’ fritt’ and mortadella” , uma iguaria que as donas de casa de Cervaro (Frosinone) sempre prepararam. Para descobrir as origens desta receita, é preciso recuar no tempo até aos primeiros anos do século passado, quando o pão era feito em casa com a farinha obtida a partir do trigo produzido nas próprias machambas.

*26  de julho – Jelsi ( MARCHE) – La Festa del Grano di Jelsi – La Festa del Grano é antes de tudo um festival religioso. A festa é o ‘sacrifício’ que os habitantes da cidade fazem todos os anos à sua padroeira, Sant’Anna. Isso começou em 1805, quando um terremoto na região matou mais de 5.000. Curiosamente, houve poucos danos em Jelsi – algo para agradecer. Esta gratidão é demonstrada todos os anos durante uma procissão. Todos os vagões são feitos de grãos – uma visão espetacular!

28 – 31 de julho de 2023  – Caprarica di Lecce (PUGLIA) –  “Uliata” é uma “puccia ” (um tipo particular de pão) feita com as seculares azeitonas pretas de Salento. Esta especialidade gastronómica da Apúlia é muito apreciada por locais e turistas, como demonstra o número crescente de visitantes que param na Festa Te la Uliata para provar as suas diferentes interpretações da Uliata (como acontece frequentemente com a comida tradicional, cada família tinha a sua própria receita).  A Festa Te la Uliata é a ocasião perfeita para provar também outras especialidades regionais: “pittule” (pequenas bolas de massa frita), beringelas, pimentos, “turcinieddhri” (rolos de miudezas de borrego grelhados). Tudo, é claro, será harmonizado com o incrível vinho da Apúlia feito por produtores locais. Os amantes da sobremesa ficarão encantados em saber que o “pasticciotto leccese” (uma massa recheada com creme assado no forno) e o tradicional “spumone salentino” (camadas de chocolate, avelã e sorvete de baunilha em um Marsala ou pão de ló embebido em licor base) também são servidos na Festa. Música tradicional , “pizzica” (uma dança tradicional da Apúlia) e dança de grupo animam as noites.

até 30 de julho – Vicchio (TOSCANA) – Festa del cinghiale e tortello al Lago Viola – A festa do javali e do tortello inclui duas especialidades típicas de Mugello, o javali e o tortello, especialidades que você pode saborear no Lago Viola, localizado na Località Boccpugna em Vicchio . Para além do Tortelli e do tagliolini caseiro pode degustar todas as nossas especialidades: entradas, pratos de javali, e incluímos entre os pratos de segundo lugar: peposo, bifes e carré, carnes grelhadas. Por fim, nossos doces são totalmente de nossa produção.

Sobre Deyse RibeiroEu sou Deyse Ribeiro, proprietária e editora do Portal Tour na Itália, especialista em turismo na Itália, onde vivo desde 2007. Depois de muito estudo, cursos e experiência no campo do turismo enogastronômico, decidi que queria apresentar a história por trás do prato, de uma forma diferente, através da memória histórica, o que fez chegar hoje nas nossas mesas, os “casos”, o trabalho, a cultura, e o amor pela culinária italiana. Pegue o seu garfo e vamos nessa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Experimente a Gastronomia Italiana