Eventos Gastronômicos na Itália em Julho

Veja o calendário de eventos gastronômicos na Itália em julho e não fique de fora dos melhores eventos do ano. Todo mês teremos aqui um calendário com feiras, degustações e exposições que você não pode perder!

Em nossa Agenda da Itália para julho você encontrará uma visão geral de vários eventos, festivais e exposições interessantes na Itália. Os eventos e festivais estão listados em ordem cronológica, divididos por tipo de evento.

– Atualizado com eventos de 2024 – 

 Itália em julho

im, a Itália está movimentada em julho – e deveria estar.

  • As cidades litorâneas italianas são animadas e cheias de famílias nadando e brincando na areia, e casais relaxando em suas espreguiçadeiras.
  • Fashionistas e compradores estão no paraíso com os saldi (saldos) de verão da Itália.
  • Os caminhantes e amantes da montanha experimentam pela primeira vez as trilhas altas nas Dolomitas.
  • E todos se deliciam em jantar ao ar livre à noite.

As escolas estão fechadas, o sol está alto no céu e as pessoas começam a entrar em modo de férias.

Os fins de semana são passados ​​na praia, as noites são aproveitadas ao ar livre e o sol se transforma de amigo em inimigo: julho na Itália é tempo de terraços sombreados e refeições ao ar livre, não de passeios sob o sol escaldante!

Mas, com algum planejamento e gerenciamento de expectativas, pode ser um excelente mês para explorar a Itália.

Se você está pensando em maio para viajar para a Itália, este guia será útil. Leia também o texto Viajando para a Itália em Julho o que você precisa saber

O que comer na Itália em  julho

Produtos sazonais:

  • Melão – melão
  • Angúria – melancia
  • Albicocche – damasco
  • Fichi – figos
  • Mais – amoras
  • Mirtili – mirtilos
  • Pomodori – tomate
  • Abobrinha – abobrinha

Pratos preferidos na Itália em julho

  • Panzanella – salada de pão (faça a sua própria panzanella quando chegar em casa)
  • Insalata caprese – salada de tomate e mussarela
  • Prosciutto e melone – melão envolto em presunto curado
  • Fiori di zucca – flores de abobrinha recheadas com ricota e depois fritas
  • Granita – raspadinha, perfeita num dia quente de verão!
  • Insalata di finocchi e arance – salada de funcho e laranja

Eventos Gastronômicos na Itália em Julho

O verão é a época perfeita para festivais gastronômicos de comida e bebida, geralmente centrados em uma especialidade local. Cada iguaria tem a sua própria sagra. Recomendamos apenas alguns aqui, mas se você estiver de férias na Itália, mantenha os ouvidos e os olhos abertos. Se você vir um cartaz com a palavra sagra, ou ouvir um italiano falando sobre isso, certifique-se de não perder esta festa maravilhosa!

05, 06 e 07  Macugnaga (PIEMONTE) – Fiera di San Bernardo –  De sexta-feira a domingo, em Macugnaga, na província de Verbania, acontece a Feira de São Bernardo que anima durante 3 dias esta aldeia serrana aos pés do Monte Rosa. A Feira de São Bernardo é patrocinada pelos Walsers , uma minoria alemã que habita o vale desde a meia-idade. O objetivo do evento é preservar e transmitir a cultura e as tradições dos Walsers. Durante a feira, que chega este ano à sua 35ª edição, Macugnaga recebe a comunidade Walser com seus trajes coloridos e muitos artesãos com seus trabalhos: entalhes em pedra, ferro forjado, cerâmica, cestos trançados e muitos objetos decorados e esculpidos à mão.

Alpe Cimbra, TRENTINO - Latte in Festa

6 e 7 – Alpe Cimbra, TRENTINO – Latte in Festa — A edição de 2024 do  Latte in Festa acontece nos dias6 e 7 de julho . Os protagonistas absolutos são o leite e os queijos, em particular o queijo Vézzena , um dos mais antigos da tradição láctea trentina protegida por uma Fortaleza Slow Food. Oficinas temáticas serão organizadas na aldeia leiteira pela Associazione Donne no Campo del Trentino. E para levar para casa os sabores da Dispensa dell’Alpe Cimbra haverá o Mercado da Terra.

5,6 e 7 – Terrassa Padovana (VENETO) – Festa della Bontà di Bufala – A Pro Loco de Terrassa Padovana organiza Terrassa em Festa – Festa da Bondade do Búfalo . A banca de restauração oferece pratos à base de búfala (pasticcio, agnolotti, caprese, rosbife, tagliata, Nertti, stracchino e bresaola, guisado), mas também haverá grelhados tradicionais, acompanhamentos diversos, frituras de flores de curgete e sobremesas com búfala leite. Todas as noites, a partir das 19h, barraca de comida oferece nhoque, bigoli, tagliatelle e pasticcio com ragu de búfala, caprese de búfala, rosbife de búfala, tagliata de búfala, straecca de cavalo, carne grelhada, as inevitáveis ​​flores de abobrinha frita, vários acompanhamentos e sobremesas preparadas com leite de búfala! Espectáculos de música e dança em piso de aço, bar, pesca solidária.

*Ate dia 07 – Castelnuovo di Assisi (UMBRIA) – Festival da Lavanda em Castelnuovo di Assisi – O  Lavender Festival 2024 acontece ate dia 7 julho . Entrada com contribuição gratuita. É possível ver a floração mesmo durante a semana, a entrada de segunda a sexta-feira é de 5 euros Horário 09:30 às 12:30 16:00 às 19:00 Aperitivo da noite mediante reserva até às 22h00

*12 – 16  – Piosina – Città di Castello (ÚMBRIA) – Debulha do Trigo – Na quarta-feira, 12 de julho de 2023, no distrito de Piosina- Città di Castello (província de Perugia) é celebrada a tradicional festa da debulha do trigo , seguida de outros dias de festa até domingo, 16 de julho. A Debulha do Trigo realiza-se na quarta-feira pelas 21h00 e volta a propor as formas e costumes de debulhar o trigo dos anos 30, 40 e 50 do século passado. Durante a festa , são montadas barracas de alimentação que oferecem pratos típicos da região. O cardápio típico deve ser composto por crostini com fígado de ganso, tagliatelle com molho de ganso, ganso assado e pato assado com acompanhamento de batatas. Nos dias seguintes , provas de corrida e ciclismo, jogos de briscola… As noites são animadas por música com orquestras ao vivo e dança na praça.

13 –  Jesolo (VENETO) – Griglie Roventi , campeonato de churrasco para casais de chefs não profissionais, acontece em Jesolo , na província de Veneza.  100 grades são disponibilizadas   para 100 pares de desafiantes. A inscrição no Griglie Roventi exige um pagamento por casal que dá direito a equipamento completo: churrasco, carne, avental, camiseta, chapéu de chef, vinho, cerveja. Além disso, ao final da competição, os competidores recebem gratuitamente a churrasqueira a gás em que cozinharam. Um júri de especialistas  decide qual o melhor churrasco e anuncia os vencedores. Um prêmio especial também será concedido ao casal de chefs mais simpático da noite. Para informações acesse o site >>>  e veja também a página do Facebook >>>

12 a 21 – Usseglio (PIEMONTE) – Mostra Nazionale della Toma di Lanzo e dei formaggi d’alpeggio27ª ” Exposição Nacional de Toma di Lanzo e Queijos Alpinos ” que acontecerá em Usseglio (TO) , nos Vales Lanzo, de sexta-feira 7 a domingo 9 de julho e sábado 15 e domingo 16 de julho . No centro do evento, a Toma di Lanzo , rainha desses vales; para enquadrá-lo, as outras excelências do território piemontês e italiano, incluindo Produtores Valligiani, Gastronomia e Vinhos, Artesanato, Comida de rua e Hobby. Música, espetáculos, conferências temáticas e atividades para os mais pequenos vão animar os cinco dias do evento, que regressa com novidades verdadeiramente imperdíveis.

20 e 21 – Cervaro (LAZIO) – Pizz Fritt & Mortadella – Crocante por fora, macio por dentro e acompanhado pelo sabor inconfundível de um dos frios mais apreciados em todas as latitudes. E ainda tradicional, caseira e saborosa . Em suma, são muitos os adjetivos usados ​​para descrever o “pizz’ fritt’ and mortadella” , uma iguaria que as donas de casa de Cervaro (Frosinone) sempre prepararam. Para descobrir as origens desta receita, é preciso recuar no tempo até aos primeiros anos do século passado, quando o pão era feito em casa com a farinha obtida a partir do trigo produzido nas próprias machambas.

24 – Madonna di Campiglio (TRENTINO) – Cena stellata in telecabina a Madonna di Campiglio – É o evento de verão mais glamoroso de Madonna di Campiglio . A 22 de julho de 2023 regressa o Jantar Estrelado no teleférico , uma experiência com um cunho original: suspenso numa “bolha” com vidros transparentes, sobrevoa bosques e pastagens de montanha para descobrir as receitas de chefs estrelados e gourmet. O Pinzolo-Campiglio Express se transforma em um restaurante panorâmico e móvel, o primeiro e único do gênero.Os melhores chefs da zona – juntamente com as suas brigadas – revezam-se para oferecer, em cada etapa, uma amostra da sua mestria: a edição de 2023 oferece os pratos de dois restaurantes estrelados, com Sabino Fortunato, do Il Gallo Cedrone, e Antonio Lepore , do restaurante Stube Hermitage, assim como os de Alessandro Nocella, do restaurante Due Pini, Manuel Merlo e Sofia Omodeo Iuli, chef e confeiteiro do novo Semola Fina, e Davide Rangoni de Piccadilly. Cada um deles está à frente de um dos restaurantes mais renomados de Madonna di Campiglio.

 

27 a 28 – Valpelline (VALE DE AOSTA) -Sagra della Seupa à la Valpelenentse – Valpelline – No sábado 27 e domingo 28 de julho de 2024 em Valpelline , norte de Aosta, celebra-se a festa Seupa à la Valpelenentse , a sopa típica da aldeia à base de pão branco amanhecido e fontina . La Seupa à la Valpelenentse – já na sua 56ª edição – é preparada colocando fatias de pão e fontina umas sobre as outras, molhando-as com caldo, cobrindo-as com manteiga derretida e uma pitada de canela, e por fim cozida no forno. A receita remonta a uma época em que o pão branco, comprado apenas para idosos e doentes, era muito caro. Portanto, o pão era usado mesmo quando estava velho. O festival Valpelline reúne jovens e famílias da pequena localidade (apenas 620 habitantes!) e atrai turistas da zona envolvente e de fora, que vêm conhecer esta pequena localidade onde os habitantes reconhecem que são portadores de um importante património alimentar e tradição vitivinícola. A festa é uma oportunidade única para provar este prato tradicional, e é animada por músicas e danças populares .

26 a 28 – Mola di Bari (PUGLIA) – Sagra del Polpo – De 26 a 28 de julho de 2024 – último fim de semana de julho – acontece tradicionalmente o Festival do Polvo Mola di Bari , um dos festivais gastronômicos mais famosos da região de Bari e um dos mais conhecidos entre os amantes do polvo na Itália. O Festival do Polvo , organizado pela primeira vez em 1964, é um grande festival do mar e atingiu este ano a sua 49ª edição. O festival oferece aos visitantes a degustação de receitas dedicadas ao polvo, produto típico de Molese que é proposto em receitas tradicionais, nomeadamente guisado, mas também numa sanduíche recheada com polvo grelhado. Este ano a organização é da Compagnia del Trullo com o Município de Mola di Bari. Eventos e shows também estão programados . Para informações consulte a página do Facebook >>>

*26 a 29 – Caprarica di Lecce (PUGLIA) –  “Uliata” é uma “puccia ” (um tipo particular de pão) feita com as seculares azeitonas pretas de Salento. Esta especialidade gastronómica da Apúlia é muito apreciada por locais e turistas, como demonstra o número crescente de visitantes que param na Festa Te la Uliata para provar as suas diferentes interpretações da Uliata (como acontece frequentemente com a comida tradicional, cada família tinha a sua própria receita).  A Festa Te la Uliata é a ocasião perfeita para provar também outras especialidades regionais: “pittule” (pequenas bolas de massa frita), beringelas, pimentos, “turcinieddhri” (rolos de miudezas de borrego grelhados). Tudo, é claro, será harmonizado com o incrível vinho da Apúlia feito por produtores locais. Os amantes da sobremesa ficarão encantados em saber que o “pasticciotto leccese” (uma massa recheada com creme assado no forno) e o tradicional “spumone salentino” (camadas de chocolate, avelã e sorvete de baunilha em um Marsala ou pão de ló embebido em licor base) também são servidos na Festa. Música tradicional , “pizzica” (uma dança tradicional da Apúlia) e dança de grupo animam as noites.

*26  – Jelsi ( MARCHE) – La Festa del Grano di Jelsi – La Festa del Grano é antes de tudo um festival religioso. A festa é o ‘sacrifício’ que os habitantes da cidade fazem todos os anos à sua padroeira, Sant’Anna. Isso começou em 1805, quando um terremoto na região matou mais de 5.000. Curiosamente, houve poucos danos em Jelsi – algo para agradecer. Esta gratidão é demonstrada todos os anos durante uma procissão. Todos os vagões são feitos de grãos – uma visão espetacular!

O verão é a época perfeita para festivais gastronômicos de comida e bebida, geralmente centrados em uma especialidade local. Cada iguaria tem a sua própria sagra. Recomendamos apenas alguns aqui, mas se você estiver de férias na Itália, mantenha os ouvidos e os olhos abertos. Se você vir um cartaz com a palavra sagra, ou ouvir um italiano falando sobre isso, certifique-se de não perder esta festa maravilhosa!

Sobre Deyse RibeiroEu sou Deyse Ribeiro, proprietária e editora do Portal Tour na Itália, especialista em turismo na Itália, onde vivo desde 2007. Depois de muito estudo, cursos e experiência no campo do turismo enogastronômico, decidi que queria apresentar a história por trás do prato, de uma forma diferente, através da memória histórica, o que fez chegar hoje nas nossas mesas, os “casos”, o trabalho, a cultura, e o amor pela culinária italiana. Pegue o seu garfo e vamos nessa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Experimente a Gastronomia Italiana