Em uma das cidades da Toscana que roubou meu coração, Volterra, acontece o Palio dei Caci e o Volterragusto!
O evento VOLTERRAGUSTO é uma feira dedicada aos produtos locais, com ênfase nas trufas, vinhos e queijos. Que combinação deliciosa não é?
Em Volterra, a famosa a feira VolterraGusto, apresenta 2 vezes por ano, os produtos de excelência da região. A primeira feira acontece entre março/abril, é o VolterraGusto de primavera onde é apresentado o Tartufo marzolino, o vinho e outros produtos. Já em outubro/novembro ocorre a feira de outono, que apresenta o Tartufo Bianco e acontece a competição mais divertida da região, o Palio dei Caci (ou como eu gosto de dizer, a competição do queijo).
Este ano, a feira de outono é nos dias 22/23 – 29/30/31 de outubro e 1 Novembro de 2022 em Volterra e ainda, durante a Feira ocorre uma disputa bem interessante, o Palio dei Caci no dia 30.
Há vários stands na cidade, música, comidas típicas, degustação de vinhos e claro, há a oportunidade de conhecer a cidade neste ambiente gastronómico.
Vários restaurantes da cidade apresentam menus especiais e teremos vários stands pelo centro histórico, vale a pena conferir!
O Palio dei Caci
Leia também:
– Como foi o VolterraGusto e o Palio dei Calci 2013.
Ja expliquei no Blog, o que significa o Palio, que de acordo com o dicionário significa: “pedaço ou estandarte, bordado ou pintado, que na época medieval se dava em prêmio ao vencedor de uma competição.” A palavra palio vem do latim e foi usada pela primeira vez no século XIV. Desde então toda corrida ou jogo que tivesse uma disputa muito forte se dava o Palio como premio, e hoje praticamente virou quase um sinonimo da palavra premio aqui.
Nos dias 22/23 – 29/30/31 de outubro e no dia 1 de novembro em Volterra acontece o VOLTERRAGUSTO, e ainda, durante a Feira ocorre uma disputa bem interessante, o Palio dei Caci.
O PALIO DEI CACI, como assim?
Curiosa como sou, antes de escrever o texto sobre o evento que iria acontecer, decidi pesquisar um pouco sobre a sua história, mas não encontrei nada na internet e decidi descobrir pessoalmente. Com uma folguinha que veio a calhar num domingo em 2013, fui conferir a Feira e o Palio, ao final do evento fui conversar com os organizadores e o senhor Giacomo Santi, muito amável me contou a história e ainda me mandou por email os textos, e ja escrevi sobre esse Palio aqui no Blog, mas como é texto sobre um evento em particular que já passou, acaba sendo pouco lido aqui… por isso trago de novo essa história bem curiosa.
Ja expliquei no Blog, o que significa o Palio, que de acordo com o dicionário significa: “pedaço ou estandarte, bordado ou pintado, que na época medieval se dava em prêmio ao vencedor de uma competição.” A palavra palio vem do latim e foi usada pela primeira vez no século XIV. Desde então toda corrida ou jogo que tivesse uma disputa muito forte se dava o Palio como premio, e hoje praticamente virou quase um sinonimo da palavra premio aqui.
O Palio dei Caci, é uma divertida corrida de queijos!!! sim, você não leu errado, é de queijo mesmo! Caci é um diminutivo da palavra cacciota, que em dialeto toscano quer dizer queijo!
Então, como surgiu?
Desde sempre, mas especialmente durante a Idade Média, o homem tenta harmonizar a sua vida com o ritmos das estações do ano, e os produtos agrícolas e pecuários, que mantinham e aliviavam a existência de populações, constituía um elemento-chave deste relacionamento.
Assim, também a produção de queijo (cacio na Toscana, e do latino caseum) passou a ser para o território de Volterra um fator dominante, favorecido pela presença de largas pastagens, com a disponibilidade abundante de água e de um clima favorável para a criação de ovelhas.
O queijo foi considerado uma alternativa à carne nas mesas dos pobres e foi distribuído regularmente por instituições de caridade aos mendigos : era de fato a “carne dos pobres” e esta abordagem foi confirmada pela proibição eclesiástica de consumir produtos lácteos nas sextas-feiras e nos dias de jejum, por ser considerado alimento gorduroso.
Além do uso alimentar, o queijo, produzido principalmente em formas arredondadas, oferecia uma oportunidade a mais nas ocasiões de celebração e diversão. Assim nasceram em Volterra alguns jogos que viam como protagonistas os queijos produzidos no local: eventos públicos que colocavam um na frente dos outros representando os diversos bairros da cidade (contradas), envolvidos em testes de habilidade como o Palio dei Caci.
Na Idade Média – e de acordo com algumas das pinturas encontradas nas tumbas de Tarquinia, as origens remontam ao tempo dos etruscos – uma das formas mais comuns de jogo com o queijo era a ruzzola, o “tombo”, a partir do qual podemos dizer que o Palio dei Caci descende diretamente, o “giocare ad ruellas” consistia, na verdade, no lançamento de um queijo envelhecido, que deveria rolar até chegar ao ponto mais longe possível: o queijo usado como ruzzola era dado como um prêmio para o vencedor.
Estas competições eram realizadas ao longo dos caminhos íngremes e estradas muitas vezes esburacadas da cidade, de modo criar um maior nível de dificuldade. Em torno deste jogo, porém, aparentemente inócuo, também desenvolveu o uso de fazer apostas e riscos, causando também alguns problemas de ordem pública.
As contradas de Volterra, ou seja cada bairro ou paróquia, escolhe o seu “tiratore” ou jogador, que vai descer a Via Franceschini, enfrentando a obstáculos, e o primeiro a chegar com sua Cacciota (queijo) leva o Palio! E eles somente podem usar um pedaço de pau para poder movimentar o queijo. Em 2013 e 2014 quando eu assisti as competições, tiveram 3 mulheres.
Eis o grande vencedor!
Veja alguns vídeos da competição:
Ah, e não posso esquecer de dizer que o Palio é claro, com o queijo de DOC (denominação de origem protegida) da região, o Pecorino delle Balze Volterrane, feito com o queijo de ovelha, aliás maravilhoso!
O VolterraGusto
Este em 2018, o VolterraGusto apresenta vários programas interessantes (AINDA NAO TEMOS O PROGRAMA DE 2022, veja no site):
- no Palácio Pretoriano na Piazza dei Priori acontecerá XIX MOSTRA MERCATO DEL TARTUFO BIANCO, onde será possível aprender sobre um dos produtos mais valiosos de Volterra. Ao lado do trufa branca algumas outras especialidades locais para ir mais além, incluindo vinho, azeite, queijo, salame e chocolate.
- GUSTI NOSTRANI será outra parte da feira no Chiostro della Pinacoteca Civica di Palazzo Minucci Solini, com a feira de produtos agrícolas das fazenda da região.
- CIOCCOLATO E DOLCI: terá ainda uma área somente de Chocolates e Doces, na Saletta de Via Turazza;
- SPAZIO DEGUSTAZIONI, uma sala especial de degustação será organizada na Cantina Histórica do Palazzo Viti.
- “DI VIGNA IN VIGNA”, excursão de bike amadora entre os vinhedos de Volterra no domingo dia 23 de outubro.
- NOTTE DEL BIANCO, com degustação à entrada gratuita no interno do Museo Guarnacca (museu estrusco da cidade), e na Pinacoteca Civica, além do Palazzo dei Priori, que terá ainda uma exposição do artista Fabio Calvetti no domingo dia 30 de outubro.
- VISITE IN TARTUFAIA onde os tartufai vão demonstrar como caçam as trufas – dia 30 de outubro e 1 de novembro – somente com reservas via escritório turistico de Volterra +39 – 0588.86099.
- exibição na Piazza dei Priori do GRUPPO STORICO, SBANDIERATORI E MUSICI CITTÀ DI VOLTERRA, ou seja dos grupos historicos de “jogadores de bandeira” na terça dia 1 de novembro às 15:30
- PALIO DEI CACI VOLTERRANI, como ja falei acima, o Palio do queijo, domingo dia 23 de outubro às 15:30, na Via Franceschini.
- Ainda terá o PREMIO IL TARTUFAIO, reconhecimento da parte da Associazione Tartufai do tartufaio mais velho e apresentação do livro “Val di Cecina, storie, colors, tastes” de Claudio Mollo.
- a exposição fotografica “MEDIOEVALI PER UN GIORNO” de Dante Ghilli, na Pinacoteca
Ou seja, muitas razões para passar dias de relaxamento e prazer pelos sabores de um dos territórios mais ricos da Toscana envolvidos em um cenário único como só Volterra é capaz de dar.
Para atualizações e informações sobre o programa sempre será possível consultar o site www.volterragusto.com.
VolterraGusto – 22, 23, 29, 30 de outubro e il 1° de novembro, centro histórico de Volterra
Palio dei Caci – 30 de outubro as 15:30 – Via Franceschini, centro histórico de Volterra
Leia também:
Na foto abaixo estou com um proprietário de uma Caseificio divertidissimo no VolterraGusto em 2013.
Ainda não faltou trufas brancas e pretas no mercado. Veja algumas fotos:
ah… não tem como não amar Volterra!
Informações:
Volterragusto
www.volterragusto.com
Dayse. Estarei em Florença.Viajo só. Adoraria ir a Volterra no dia 23 de outubro(haverá os dois eventos). Mas é domingo! Você sabe dizer se quando há eventos especiais os ônibus circulam mais, ou se há um sistema de “van”´para levar grupos para passar o dia…Caramba, é difícil mesmo circular pela Itália em transporte público…
Ane, ir para volterra no domingo nao é mesmo fácil!
Durante os eventos não ha nenhum ónibus a mais, infelizmente.
Veja a opção de alugar um carro, vale a pena e não custa tanto! Dirigir na toscana não é difícil não!
Quanto aos ónibus somente a 1 ónibus no domingo e num horário horrível…
Espero que consiga ir la. bom passeio!
abs
Te agradeço muito. Estou chateada mesmo…Quanto ao aluguel de carro…minha carteira está vencida! Rsrs. Bem, vou ver se no sábado seguinte daria pra eu ir pelo menos ao Volterragusto. Acho que pegaria trem e ônibus bem cedo e voltaria o mais tarde possível.abraço!
No dia segunda-feira, 17 de outubro de 2016, Disqus escreveu: