Pratos Típicos da Emília Romanha

Nesta região, a cozinha é variada, rica e deliciosa.

A Emília-Romagna é formada por duas zonas completamente diferentes: a Emília, com grandes e férteis planícies e enormes pomares, e a Romagna, que se estende ao longo do mar Adriático e é, portanto, uma zona rica em portos e ótimo peixe.

Estas características geográficas diferentes influenciaram também a cozinha, como acontece em outras regiões que se dividem em praias, planícies e montanhas.

As massas frescas são na Emilia-Romagna um dos elementos gastronômicos mais importantes. Cada cidade tem suas especialidades:

Em Bologna: os tortellini, as lasanhas e as “tagliatelle”, temperados com ragu de carne, em Ferrara: os “cappellacci di zucca”, em Piacenza: os “tortelloni”, em Parma: os “anolini”

Ingredientes indispensáveis para condimentar estas delícias são o queijo “grana padano” e o parmesão, antigos e apreciados produtos de origem medieval.

Podemos considerar esta região como a pátria dos embutidos: o “culatello” (copa), o salame de Felino, os presuntos crus de Parma e Langhirano, a mortadela de Bologna.

Nesta terra, a carne de porco é realmente levada em triunfo.

O QUE COMER EM EMILIA-ROMAGNA – PRATOS TÍPICOS

RAGÙ ALLA BOLOGNESE

É semelhante ao molho feito no Brasil, feito com molho de tomate e carne moída. Entretanto, em Emilia-Romagna o molho nunca acompanha o spaghetti.

ERBAZZONE

Erbazzone é uma torta típica de Reggio Emilia. Tem um sabor muito gostoso e é feita com um tipo de acelga escura cozida. A acelga é combinada com Parmegiano Reggiano e cebola. A massa da torta leva apenas farinha, água, banha de porco (ou manteiga) e sal. A massa é fininha como uma camada de massa folhada, com textura crocante e incrivelmente saborosa.

PISAREI E FASO

Esse é um prato típico na província italiana de Piacenza. É uma massa feita à base de farinha de trigo e farinha de rosca, semelhante ao gnocchi. É servida com um molho feito com feijões brancos.

Tortellini
Angelo.Muratore, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

TORTELLINI

A Bologna, capital da Emilia-Romagna tem uma belíssima tradição de massas recheadas. A mais representativa delas são os tortellinis. É servido como um prato de inverno. O tortellini possui uma certa semelhança com o capelletti.

É uma massa tão famosa que possui até o seu dia oficial no calendário italiano, dia 13 de fevereiro é o Dia Nacional do Tortellini.

CAPPELETTI

Os cappelettis são pequenos chapéus que levam recheio de queijo ou carne, inclusive, recebeu esse nome devido ao seu formato que se assemelha a chapéus medievais, que em italiano se diz “capellos”. Teoricamente ele foi criado no século 12, no norte da Itália e veio como uma evolução do raviolli.

Ragù Lugano
Foto: Wikipedia

TAGLIATELLE AL RAGÙ

Tagliatelle também é uma massa típica da Emilia-Romanha. O nome se origina da palavra “tagliare”, que em português significa corte. Já a palavra ragù, deriva da palavra “ragoût”, que significa ensopado.

Na Itália, o tagliatelle é servido com ragù, é o que chamamos de “molho bolonhesa” no Brasil. Tradicionalmente, usa-se carne moída, mossa de tomate, ingredientes frescos e saborosos.

O ragù, em sua versão que conquistou o mundo todo, aquele enriquecido com tomate, após muita pesquisa foi assim sacramentada em um ato notarial.  No dia 17 de outubro de 1982, a Academia Italiana de Culinária, depositou a receita tradicional do ragù na Câmara de Comércio de Bolonha.

ANGUILLE ALLA MARCHISIANA

Este é um prato tradicional da cidade de Ferrara. É feito de enguias Comacchio cozidas, que são servidas ao molho de tomate. Apesar de soar como um prato diferente e exótico, este é um prato típico da Emília-Romanha e é muito saboroso.

Além de cozidas você pode encontrar as anguilles em versões fritas, em caldos ou refogadas. Geralmente são encontrados em vários restaurantes, sempre com o acompanhamento de polenta ou pães italianos.

Algont at Dutch Wikipedia, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

TORTELLONI

Os tortellonis nada mais são do que uma versão maior dos tortellinis. Geralmente são servidos com recheio de ricota ou, em versões adaptadas, com abóbora.

O mais comum é encontra-los “burro e sálvia”, depois de cozidos, passados na frigideira com manteiga em sálvia.

David Orban, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

ZAMPONE

Uma massa saborosa de carne suína moída, condimentada com aromas e ensacada na pele da pata inferior do porco. É servida cozida e em pequenas fatias.

PIADINA

A piadina é a prima distante da tortilha mexicana e da tapioca brasileira. É um tipo de pão fininho e redondo, feito com farinha de trigo e pode ser recheada com os mais variados ingredientes. Entre os recheios mais comuns estão o presunto cru de Parma, scquaquerone (um queijo muito cremoso, típico da região) e rúcula. Algo para se notar é a espessura da piadina, pois dependendo da região ela poderá ser mais fina ou mais grossa. A piadina também pode ser chamada de piada.

paPisc from Bologna, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

GNOCCO FRITTO

O gnocco fritto é um pastelzinho que faz parte da cozinha tradicional emiliana. Sua produção leva ingredientes muito simples, coo a farinha, o leite, a banha e o fermento.

É uma receita antiga, ainda da época em que a banha de porco era utilizada no dia a dia, estando tanto na preparação da massa do gnocco quanto para fritar o pastelzinho. Atualmente é mais fácil encontrar lugares que usam apenas o óleo de semente para o fritar. Com exceção, alguns lugares mantêm a tradição.

Esse é, sem dúvidas, um dos mais tradicionais pratos da gastronomia emiliana. O gnocco de Reggio Emilia e de Modena também pode ser encontrado com nome de crescentina na província de Bolonha e de torta fritta, na província de Parma.

São servidos sempre como entrada com a companhia de presuntos, queijos ou salames da região.

GNOCCO AL FORNO

Essa é a focaccia do emiliano. É um pão em formato quadrado, como uma massa de espessura alta, que serve de acompanhamento de inúmeros pratos. O que difere o gnocco al forno de outras focaccias é o uso da banha de porco.

Nerodiseppia, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

TIGELLE

A tigelle também é conhecida como crescenta ou crescentina modenese. De origem antiga, esse é um pãozinho de massa leve, muito saboroso. Inicialmente, a massa da tigelle era cozida em discos de terracota e aquecidos na lareira. Hoje em dia a sua preparação é muito mais prática. Utiliza-se chapas de ferro, parecidas com sanduicheiras.

Assim como em outros pratos italianos, a tigelle sempre vem acompanhada de uma boa mortadela, ou um bom presunto cru.

Lungoleno, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

ZUPPA INGLESA

Essa receita magnífica foi documentada no final de mil e oitocentos por Artusi. Ninguém sabe dizer porque chamam a sobremesa de “inglesa”, mas apensar do nome, os italianos juram que ela foi inventada na Itália.

A zuppa inglesa é feita com creme de confeiteiro e biscoito savoiardi, que pode também ser substituído por pão de ló. Esse biscoito é embebido em alchermes, um licor vermelho típico da Emília-Romanha. O resultado final é uma sobremesa super macia, pouco doce e com o sabor predominante do licor.

PÊSSEGO RECHEADO COM AMARETTO

Nesta sobremesa típica emiliana, fruta e biscoito se encontram num prato irresistível. Existem duas versões desse prato, a enfornada e a frita. A versão frita lembra um pouco a nossa banana flambada, isso porque o pêssego também vem frito em manteiga e ganha um toque de bebida alcoólica (rum ou anisete) no final de seu preparo. Mas a semelhança com o prato brasileiro para por aí.

Os italianos colocam um biscoito amaretto em cada uma das metades dos pêssegos, para dar ainda mais dulçor, e acrescentam chocolate em pó à manteiga e em seguida deixam o suco reduzir e ganhar uma consistência mais grossa.

O resultado final é uma sobremesa de dar água na boca! Um doce que unem o frescor da fruta, o dulçor do chocolate com a cremosidade da manteiga. Tem como resistir?

Foto: GranoFarina.com

FRIGGIONE

Esse é outro prato típico da Emília-Romanha. É preparado com cebolas doces que são trituradas e cozidas lentamente no molho de tomate. O resultado é similar a um creme e é geralmente servido como entrada, acompanhando tigelle ou pão.

GRAMIGNA ALLA SALSICCIA

A gramigna nada mais é do que uma massa de ovo fresca, e é muito comum na Emília-Romanha. Geralmente vem “alla salsiccia”, com um saboroso molho à base de linguiça.

O molho, na maioria das vezes, é bem cremoso, porém, nos lugares mais tradicionais, é feito com brodo, sem adição de creme.

WILO-MA, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

COTOLETTA ALLA BOLOGNESE

Podemos afirmar que a Cotoletta alla Bolognese é o prato de carne mais famoso de Bologna. Neste prato é servido um bife de vitelo bem fininho, empanado e frito. É coberto com presunto cru e parmiggiano. Depois é passado no brodo até que o queijo derreta por completo. Existem algumas variações desse prato, uma delas é a Cotoletta alla Petroniana, que leva um pouco de trufa.

Aurora Gallan, Public domain, via Wikimedia Commons

TENERINA

Esse doce é típico da província italiana de Ferrara. Essa sobremesa é uma torta feita com chocolate amargo, para sua produção são utilizados poucos ingredientes. É bastante conhecida por ter uma consistência muito densa.

Agora que você já conhece alguns dos pratos típicos da Emília-Romanha a única tarefa difícil será escolher qual deles experimentar primeiro! E aí, vai começar por qual?

Temos serviço de guia em português na região, além de tours gastronômicos para conhecer e degustar a região.

Sobre Deyse RibeiroEu sou Deyse Ribeiro, proprietária e editora do Portal Tour na Itália, especialista em turismo na Itália, onde vivo desde 2007. Depois de muito estudo, cursos e experiência no campo do turismo enogastronômico, decidi que queria apresentar a história por trás do prato, de uma forma diferente, através da memória histórica, o que fez chegar hoje nas nossas mesas, os “casos”, o trabalho, a cultura, e o amor pela culinária italiana. Pegue o seu garfo e vamos nessa!

4 comentários em “Pratos Típicos da Emília Romanha”

  1. Parabéns Deyse! Cumplimenti….meu
    Pai falava sempre: mangia che te benne…
    Muito elucidativa essa matéria.
    Ciao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Experimente a Gastronomia Italiana