Você sabia que a Bergamota produzida na Calábria é utilizada no famoso chá Earl Grey?

A Bergamota

A bergamota é um citrino redondo, mais ou menos achatado nas pontas, com um aroma muito intenso e fresco. É produzido nos municípios da província de Reggio Calabria e, da sua casca, obtém-se um óleo essencial muito precioso e muito procurado na área da cosmética e na produção dos chás Earl Grey, que também será abordado logo mais nesse artigo. 

Foto: il giardino commestibile

A Calábria é o maior produtor de bergamota do mundo (detém cerca de 90% da produção). Por isso, o fruto é denominado “ouro verde da Calábria”.

Origem

Todos nós já ouvimos falar da bergamota, mas ela permanece um mistério fora da Calábria. Às vezes é amarelo, outras vezes é verde como um limão. É maior que uma laranja, mas a casca é fina e aromática e a polpa é muito mais amarga, como uma toranja.

Tão misterioso quanto o lugar de onde a bergamota veio originalmente. Os botânicos ainda discordam sobre suas origens – alguns acreditam que ela foi cultivada como um híbrido de laranja amarga e limão, mas outros acreditam que a bergamota é uma espécie por si só. Mesmo que o último seja verdade, ninguém pode concordar sobre de onde veio originalmente – alguns dizem da China, outros dizem da Grécia, Ásia ou mesmo Berga na Espanha, onde Cristóvão Colombo supostamente encontrou o fruto nodoso e o apresentou ao resto da Europa.

Independentemente de suas origens, a bergamota se estabeleceu na Calábria e está lá para ficar. Embora a bergamota também cresça na Sicília, Norte da África e América do Sul, a qualidade não é a mesma – solo argiloso pesado, longos verões quentes e invernos amenos da Calábria fornecem as condições ideais para as árvores de bergamota. Sozinhas não são muito resistentes, certamente não são resistentes o suficiente para sobreviver até mesmo aos invernos amenos no sul da Itália. Para combater isso, os agricultores lutam contra o calor implacável todos os anos para enxertar árvores de bergamota em porta-enxertos de laranja amarga e depois cuidar das árvores com cuidado durante os primeiros anos.

Reggio Calabria, cidade da bergamota

A própria Reggio Calabria – a maior cidade da região que está na ponta do pé da Itália – é conhecida como a ‘cidade da bergamota‘, dada a importância desta fruta icônica na região. Em seus famosos diários de um pintor de paisagens no sul da Calábria, escrito em 1852, Edward Lear descreve Reggio Calabria como “um dos lugares mais bonitos da terra” e se maravilha com “pomares de laranja, limão, cidra e bergamota” até onde a vista alcança em ambos os lados. 

Reggio Calabria é um pouco mais moderno hoje, mas a importância da bergamota aqui permanece inquestionável. A costa sul da Calábria produz noventa por cento das bergamotas do mundo, com uma enorme indústria construído em torno da extração de óleo de bergamota – um ingrediente essencial em perfumes e chás.

Olio de Bergamota

Os habitantes locais da Calábria começaram a colher óleo de bergamota no século 17 – eles cortaram a fruta, removeram a polpa e pressionaram a casca contra uma esponja natural para extrair suavemente os óleos. Foi um processo trabalhoso e produziu quantidades minúsculas de óleo de bergamota. Só depois que Johann Maria Farina – o padrinho da perfumaria moderna – criou a primeira Eau de Cologne em 1709 é que a fruta e seu óleo essencial ganharam destaque. O italiano Johann (também conhecido como Giovanni Maria Farina) construiu sua fragrância em torno do toque floral ensolarado do óleo de bergamota. “Encontrei uma fragrância que me lembra uma manhã de primavera italiana, narcisos da montanha e flores de laranjeira depois da chuva“, escreveu ele a seu irmão.

 
Desde o momento em que a bergamota foi nominada, precisamente em 1750 quando foi plantada por um certo Nicolo Parisi, o óleo de bergamota tornou-se um componente essencial para a indústria da perfumaria e, em particular, confere à água de Colônia a sua fragrância típica.

O óleo continua sendo uma grande parte da indústria de perfumes hoje, não apenas como parte da Eau de Cologne original, mas também em fragrâncias modernas como Chanel, Dior, Tom Ford e inúmeras outras.

O Bergamotto di Reggio Calabria também tem muitas outras aplicações – é um elemento essencial do Earl Grey e outras misturas de chá, é amplamente utilizado na fabricação de doces e confeitaria e tem uma ampla gama de usos também em produtos farmacêuticos. O óleo de bergamota faz parte do tratamento homeopático local há séculos, usado para curar doenças de pele, estresse, insônia e tosses e resfriados.

Outras utilidades

A utilidade da bergamota não se limita apenas às fragrâncias – você descobrirá que ela é usada liberalmente em todos os tipos de alimentos e bebidas na Calábria. Os moradores locais têm feito marmelada de bergamota por gerações, bem como um licor de bergamota chamado “Il Bergamino“, frequentemente bebido frio e usado como digestivo. 

Ande pelas ruas de Reggio Calabria e você encontrará mel com bergamota, vodka e gelato nas prateleiras das lojas locais.

Propriedades e utilização da bergamota

O óleo de bergamota também é usado na aromaterapia e no combate ao estresse e à depressão. Seu aroma doce e frutado tem efeitos relaxantes e edificantes e também é usado para ajudar a combater a insônia. Também tem sido tradicionalmente usado como anti-séptico para pele oleosa e com problemas, mas deve-se ter cuidado com o uso tópico, pois é fototóxico, portanto, se é aplicado diretamente na pele, a exposição à luz ultravioleta deve ser evitada. 

Também pode ser usado para curar dores de garganta, adicionando algumas gotas a um copo de água e fazendo gargarejo.

Provavelmente, a propriedade mais interessante da bergamota calabresa emergiu de estudos médicos recentes conduzidos por cientistas da Università Magna Grecia de Catanzaro. Os cientistas provaram que a bergamota contém enzimas que têm um efeito positivo na saúde cardiovascular, reduzindo o nível de colesterol “ruim” e aumentando o nível de colesterol “bom”.

A bergamota da Calábria também contém quantidades extremamente grandes de polifenóis, não encontrados em outras espécies de frutas cítricas ou mesmo bergamotas cultivadas em outro lugar.

Mas tem um gosto bom?

O suco de uma bergamota é muito particular. Tem um gosto mais doce do que o limão, mas um pouco como uma laranja azeda – você não gostaria de beber!

Na alimentação, a essência da bergamota é usada como um agente aromatizante cítrico. É maravilhoso em tortas e bolos e delicioso com queijos frescos, como ricota ou mussarela, e em torradas, mas também pode acompanhar pratos de carne e peixe.

Você sabia que o chá Earl Grey, é feito com as Bergamotas da Calábria?

Você sabia que o chá Earl Grey, o chá com sabor de bergamota, estrela indiscutível da hora do chá inglês, nasceu por acaso, de um encontro entre um carregamento de chá da China e uma caixa de bergamota da Calábria?

O Earl grey é atualmente uma mistura de chás chineses ou chás chineses e indianos com sabor de bergamota ou do óleo essencial dessa fruta, mas o mais popular (o típico inglês) é aquele feito de chá preto chinês aromatizado com a bergamota calabresa original. No mercado, então, a porcentagem de bergamota muda e com isso também a qualidade do chá: se muito alto o chá tem gosto de sabonete ?, se muito baixo ele se assemelha a um chá normal, enquanto se a proporção for correta o chá levemente sabor cítrico e refrescante que combina muito bem com bolos cremosos.

O que é chá Earl Grey

O nome “Earl Gray” vem de Charles Gray da Inglaterra, o segundo Earl Gray que, antes de falecer em 1845, serviu o primeiro-ministro do país de 1830 a 1834. Earl Gray teve muitas conquistas durante seu período, como a abolição da escravidão por Lei em 1833. No entanto, seu nome tornou-se mais conhecido graças ao chá. A razão pela qual o chá se chama Grey é virtualmente desconhecida, embora existam várias teorias sobre isso. Uma história conhecida é que um homem a serviço de Earl salvou um garoto chinês de um afogamento. Agradecido, o pai do menino deu de presente Earl com uma mistura especial de chá que ele nomeou de Earl Grey.

Outra história diz que a pessoa salva era um funcionário do governo chinês, que então deu chá de frutas cítricas a Earl. Diferente das crenças populares, o chá Earl Grey não é uma mistura de ervas. Na verdade, é uma infusão de chá preto com sabores de bergamota. Earl Grey tem um sabor imponente, cítrico e muito refrescante. 

Embora muitas misturas usam o óleo de bergamota, com a casca da fruta, também pode ser utilizada a casca desidratada, misturada diretamente com o chá. Earl Grey vem sob a forma de folhas soltas e saquinhos de chá. 

Assim, da junção das propriedades da bergamota com os outros ingredientes do chá Earl Gray, uma bebida saudável, energética e relaxante é originada, proporcionando o bem-estar do corpo e da alma!

Sobre Deyse RibeiroEu sou Deyse Ribeiro, proprietária e editora do Portal Tour na Itália, especialista em turismo na Itália, onde vivo desde 2007. Depois de muito estudo, cursos e experiência no campo do turismo enogastronômico, decidi que queria apresentar a história por trás do prato, de uma forma diferente, através da memória histórica, o que fez chegar hoje nas nossas mesas, os “casos”, o trabalho, a cultura, e o amor pela culinária italiana. Pegue o seu garfo e vamos nessa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Experimente a Gastronomia Italiana