Presunto San Daniele: o maravilhoso “prosciutto” do Friuli

Você já ouviu falar no presunto San Daniele? E na cidade de San Daniele dei Friuli?  Este presunto é um dos mais deliciosos e mais famosos de toda  a Itália e a cidade de San Daniele dei Friuli é conhecida justamente por produzir este presunto de sabor incomparável.

Introdução:

Uma das maiores características do San Daniele é o seu sabor adocicado e sua carne macia. Para ter este sabor e esta qualidade o processo de fabricação da carne é bem rigoroso. Tudo é levado em consideração para a sua produção, desde o clima, a alimentação dos porcos, a temperatura que ele é salgado etc.

Agora imagine você saboreando esse delicioso presunto na cidade onde ele foi originado enquanto prova uma maravilhosa taça de vinho italiano. O sabor levemente adocicado do presunto e o visual único da bela Itália te fazem sentir imensamente feliz e grato. Uma experiência divina não?

Neste artigo nós vamos te contar tudo sobre o presunto San Daniele dei Friuli bem como sobre a cidade onde ele é fabricado há milênios. Confira!

O que é o Prosciutto San Daniele

O presunto ou seja, o Proscitutto San Daniele DOP é um presunto cru envelhecido, reconhecido como Produto a Denominação de Origem desde 1970 pelo Estado Italiano, e que leva este nome porque ele é produzido exclusivamente na cidade de San Daniele del Friuli, no centro da região Friuli-Venezia Giulia.

Assim como muitos produtos na Europa, ele tem  a denominação de origem protegida (DOP) desde 1996, este reconhecimento é dado por uma lei presente na União Europeia que visa proteger a origem dos produtos fabricados nos países do bloco.

Afinal, as condições da planícies da cidade aliadas à brisa vinda do mar Adriático oferecem uma condição particular ao presunto que interfere em suas características e no seu sabor.

O presunto San Daniele tem um gosto levemente adocicado e pode ser comido sozinho ou junto com pães, frutas etc.

É produzido por 31 empresas no município de San Daniele del Friuli, na província de Udine, de acordo com os métodos definidos pelos respectivos regulamentos de produção e com força de lei. A marca do Consórcio, que inclui o código de identificação do produtor, é marcada em presuntos certificados.

A marca do Consórcio

História

Algumas pesquisas arqueológicas confirmam que o Presunto San Daniele é bem mais antigo do que imaginamos.

Ao que tudo indica ele já era consumido em 400 aC pelos Celtas que viram na região de San Daniele o clima ideal para a sua preparação. Para preservar bem a carne, os celtas usavam vinagre e algumas ervas e também faziam a defumação da parte traseira do porco.

Foto: wikipedia Commons

 Como é feito o presunto San Daniele

Seleção da matéria- prima:

San Daniele é feito apenas com porcos nascidos, criados e abatidos exclusivamente na Itália, é feito com a parte traseira do porco, mais especificamente das coxas do animal. Os suínos são alimentados com dieta controlada, prevista no Regulamento de Produção, à base de soro de leite e cereais nobres. O processo de fabricação começa apenas para as pernas que passam na verificação de conformidade preliminar.

Além disso, os porcos usados no abate não podem ser de qualquer raça. Assim, para fazer o presunto eles criam porcos de raças como Landrace, Large White e Duroc,q ue vivem em uma das 12 regiões do norte e do centro da Itália.

Ainda, os porcos devem pesar no mínimo, 160 kg para poderem ser abatidos. Após o abate, as coxas são selecionadas e devem pesar pelo menos 12kg.

Em seguida, elas são postas em uma temperatura de menos de 3 graus para que a carne fique mais compacta. Elas são mantidas nesta temperatura por 48 horas e só depois de passado este tempo se inicia o processo de salga da carne.

Salga:

Após mais 24 horas, as pernas são cobertas com sal marinho e espalhadas a uma temperatura entre 0 ° e 4 ° C. Tradicionalmente, cada presunto repousa nesta condição por um número de dias correspondente ao número de quilogramas de seu peso. Esse processo permite a preservação natural, mantendo a integridade da carne e melhorando seu sabor.

Após a salga, os presuntos são prensados ​​ao longo da massa muscular para permitir que o sal penetre profundamente e dê à carne uma consistência ideal para a cura posterior. Esta fase, exclusiva da San Daniele, confere-lhe a forma característica de guitarra.

As coxas salgadas são deixadas em repouso em salas reservadas, onde se mantém uma umidade variável entre 70 e 80% e uma temperatura entre 4 ° e 6 ° C. Essa fase dura até o quarto mês a partir do início do processamento e permite que o sal penetre e se distribua uniformemente no presunto.

Após o repouso, as coxas são lavadas com água morna. Esta fase é muito importante porque favorece a tonificação da carne e, com a mudança de temperatura, inicia-se o processo de maturação.

Tempero:

A Disciplina de Produção prevê que o tempero ocorra estritamente no município de San Daniele del Friuli e dure pelo menos até o décimo terceiro mês a partir do início do processamento. Durante todo este período é fundamental manter ótimas condições de temperatura, umidade e ventilação.

Sugnatura:

Depois deste tempo começa o processo de massagem da carne chamado de “sugnatura”. Na parte não recoberta com o sal, aplica-se banha, pasta constituída de toucinho e farinha de arroz ou de trigo, para proteger e ao mesmo tempo amolecer essa porção de carne, evitando que a carne que está por baixo seque.

Somente no final do décimo terceiro mês é que as últimas verificações do produto são feitas pelo IFCQ, instituto de controle. Somente os presuntos que passam nesses testes são certificados e marcados com a marca San Daniele, que inclui o código de identificação do produtor e garante a qualidade do produto.

  As diferenças com o prosciutto di Parma

Muitas pessoas conhecem somente o Presunto de Parma como presunto italiano. Aí está o engano, pois quem visita a Italia descobre que em cada região há presuntos diferentes, e há ainda regiões que possuem mais de um presunto reconhecido!

Então, quais as diferenças do presunto de Parma com o de San Daniele?

  • O prosciutto di Parma é outro presunto muito famoso e característico da Itália. Assim como o do friuli, o presunto de Parma recebe o selo da DOP e é produzido exclusivamente nas cidades da província de Parma.
  • Os porcos escolhidos para o abate também são de raça e seguem uma alimentação rigorosa.
  • Para serem abatidos, os porcos têm que ter no máximo 10 meses e pesar 140 kg. Já no de San Daniele, são 160 kg.
  • Já as coxas devem pesar no mínimo 10kg (12kg para o San Daniele), e precisam ser  refrigeradas por 24 horas em uma temperatura inferior a -1°C.
  • Ao contrário do presunto di San Daniele, o processo de Salga do presunto di Parma dura uma semana e é feito só com sal marinho.
  • A fase de tempero da carne dura 12 meses e neste tempo o presunto é mantido em uma cave, lugar geralmente situado abaixo do nível do solo.
  • Nesta fase ele também é suturado com osso de cavalo.
  • Outra diferença entre os dois presuntos está no sabor. Enquanto o presunto de Friuli tem um sabor mais adocicado, o di parma é mais salgado, sendo perfeito para comer sozinho ou acompanhado de pão.

O que fazer em San Daniele Del Friuli

San Daniele del Friuli – Foto: Wikipedia Commnos

A cidade de San Daniele dei Friuli fica localizada na região do Friuli-Venezia Giulia, província de Udine. A cidade conta com uma população de menos de 8.000 pessoas.

Ela é uma cidade bem pequena e que tem poucas coisas para se fazer. Sendo assim, um dia é tempo suficiente para conhecer a cidade do presunto.

1. Fábricas de presunto

Já imaginou ver a fabricação do presunto San Daniele dei Friuli de perto?

Em San Daniele dei Friuli isto é possível visitar as fábricas, chamadas de Prosciuttifici, porém somente uma pequena parte do processo, por higiene. A visita onde os turistas podem compreender o processo de fabricação do presunto bem como fazer a degustação do famoso prosciutto.

2. Centro histórico

O centro histórico de San Daniele Del Friuli é cheio de edifícios históricos e interessantes.  Um dos edifícios mais antigos da cidade é o Palazzo Comunale construído no século XV.

Hoje, o palácio é sede da biblioteca Gardneriana, uma das primeiras bibliotecas públicas da Itália e a primeira da cidade. Ao todo ela guarda o total de 120 mil textos antigos.

A casa del Trecento é outro edifício muito antigo na cidade e foi o único que sobrou da antiga vila medieval. Hoje, a casa é sede de um museu que conta a história das duas guerras mundiais.

O antigo castelo da cidade que ficava localizado na colina da cidade sofreu diversos danos tanto de incêndios como de outros desastres naturais.

Assim, hoje em dia resta apenas a torre do castelo que foi adicionada ao campanário da igreja San Daniele Profeta.

Falando em igreja, o centro histórico da cidade é cheio de igrejas simpáticas. A igreja Santa Maria della Fratta é uma das mais antigas e sua construção data de 1350.

A igreja Sant Antonio Abate é outro templo religioso que vale a pena visitar. Com sua fachada em estilo gótico veneziano, o que faz dela especial é o seu interior que possui um afresco tão impressionante que conferiu à obra o apelido de “A capela Sistina del Friuli”.

3. A 10 min de San Daniele – Castello di Ragogna

A visita ao castelo de Ragogna é uma das mais interessantes da cidade graças a sua vista impressionante do rio Tagliamento. Ele é composto por imponentes muralhas, uma torre e vários outros edifícios que antigamente eram usados como estábulo e cozinha.

Hoje em dia, além de ser um ponto turístico da região, o castelo também sedia eventos e exposições.

Castello di Ragogna Foto: Wikipedia Commons Di Johann Jaritz

Dicas para aproveitar a viagem San Daniele dei Friuli

Uma ótima  dica para você explorar a cidade é contratar um guia em português. Afinal, os guias de turismo conhecem muito bem toda a cidade e podem te proporcionar experiências únicas na região.

Além disso, o  guia de turismo sabe tudo sobre a história da cidade e sem dúvida você irá aprender muito em cada passeio.

Outra dica para quem é apaixonado pela culinária Italiana é contratar um tour gastronômico onde você irá provar os principais pratos nos melhores restaurantes de toda a região.

Nós oferecemos todo o necessário para que você faça a melhor viagem da sua vida.

Temos serviços de transporte com motorista, guia em português e os melhores tours gastronômicos pela região! Tudo para que a sua viagem seja ainda mais inesquecível e especial.

Conheça nossos serviços e viva o melhor da Itália!

Nós temos vários tours na região do Friuli e há opção de passeio em San Daniele, possível de ser feito desde Pordenone – veja AQUI

  • COM SAIDA DE PORDENONE*Tour Venzone, San Daniele e Spilimbergo
    Saída do Hotel na área de Pordenone e traslado para Venzone, que em 2017 foi reconhecido com um dos mais belos burgos da Itália, totalmente reconstruída após o terremoto de 1976, de acordo com a antiga aparência medieval. Mais tarde visita de San Daniele, cidade famosa pelo presunto cru, com passeio no centro histórico e almoço em um restaurante local onde você pode saborear o melhor presunto na Itália. À tarde visita de Spilimbergo com ingresso à escola de Mosaico, uma das mais famosas do mundo, e final da visita com degustação em uma renomada vinícola da região.
    * Se você estará hospedado em outra cidade, podemos cotar uma saída diferente.

 

? Guia Prático

Como ir a San Daniele?
  • De carro: para quem chega de automóvel, saia na A23 para Udine Nord e continue pela SS464 em direcção a Spilimbergo. Uma vez em Fagagna, vire à direita na SP5, em direção a San Daniele del Friuli e Ragogna.
  • Onde estacionar: existem lugares de estacionamento dedicados a todas as etapas.
  • De trem: a referência é a estação ferroviária de Udine: seguir de ônibus até San Daniele.
  • Aeroporto: o aeroporto mais próximo é o de Trieste e depois o de Veneza.
  • TRANSFER – nós oferecemos o serviço de transfer em Gorizia e em toda a região do Friuli, veja AQUI

Onde comer?
  • Il Bersagliere: o protagonista absoluto é a gastronomia regional, entre os pratos tradicionais destacam-se o tagliolini alla San Daniele. Endereço: via Roma, 16 / tel. 0432 957142.
  • Bintars: prosciutteria, um espaço simples e de convívio, onde poderá descobrir as combinações que oferecem ricas tábuas de cortar num ambiente retro. Endereço: via Trento Trieste, 63. Tel: 0432 957322.
  • Tancredi: restaurante requintado, que faz da paixão pela tradição o seu carro-chefe. Endereço: via Sabotino, 10. Tel: 0432 941594.
  • L’Osteria: Prosciutteria que oferece especialidades gastronômicas locais. Endereço: Via Trento Trieste, 71. Tel: 0432 942091.
  • Al Portonat: também oferece produtos sem glúten e serviço de take away. Traça a história do território com seu cardápio típico. Endereço: piazza Dante Alighieri, 7. Tel: 0432 940880.

Algumas informações importantes

INFO VISITAMAPA
  • Site oficial: www.turismofvg.it
  • Como se deslocar: a melhor maneira de conhecer o centro histórico de San Daniele del Friuli é a pé, para não perder os vislumbres característicos e as vistas panorâmicas. Para chegar aos pontos de interesse próximos, o ideal é ir de carro (geralmente viagens curtas).
  • Todos os locais citados no texto possuem entrada gratuita. Já a visita as fábricas de presunto porém, é com reserva e preço depende de cada fabrica.

Sobre Deyse RibeiroEu sou Deyse Ribeiro, proprietária e editora do Portal Tour na Itália, especialista em turismo na Itália, onde vivo desde 2007. Depois de muito estudo, cursos e experiência no campo do turismo enogastronômico, decidi que queria apresentar a história por trás do prato, de uma forma diferente, através da memória histórica, o que fez chegar hoje nas nossas mesas, os “casos”, o trabalho, a cultura, e o amor pela culinária italiana. Pegue o seu garfo e vamos nessa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Experimente a Gastronomia Italiana