Entenda o que são as trufas, ou tartufo em italiano, saiba mais sobre as trufas brancas de Alba,  e como é a caça às trufas.

Bom, antes de mais nada é importante explicar direitinho o que são as trufas, já que tem muita gente que confunde. No meu outro blog, o Passeios na Toscana, fiz vários textos sobre este argumento e coloco aqui um resumo.

Trufas Brancas de Alba - Piemonte - Itália

O que é a trufa ou tartufo,em italiano?

A trufa em português, ou “tartufo” em italiano, são os nomes vulgarmente dados aos corpos frutíferos subterrâneos das espécies de Tuber, um gênero de fungos da família Tuberaceae. Nome científico: Tuber magnatun. Algumas das espécies têm sabor e aroma agradáveis, sendo consumidas pelo homem há mais de três mil anos.

Ela é como um cogumelo que se desenvolve debaixo da terra, a uma profundidade de 4 a 40 centímetros e estabelece uma relação de simbiose (troca) com as raízes de árvores como o carvalho, o pinheiro mediterrâneo, a castanheira, salgueiro, álamo e tílias, e ainda por ser incapaz de realizar a fotossíntese, captura nutrientes das raízes de árvore. Já ás árvores extraem os sais minerais vindos das trufas. Por isso é uma relação de simbiose, pois há benefícios em ambas as espécies.

Ainda não se conhece todo o seu processo de desenvolvimento. Assim como os outros fungos, a trufa é rica em água, contendo cerca de 80% a 90% de sua composição. Possui também proteínas, hidratos de carbono e há baixo teor calórico, o que faz da trufa um alimento nutritivo e saudável.

As trufas adquirem tamanhos variados, podem ser pequenas, grandes, circulares ou irregulares. Fatores como temperatura, umidade, grande quantidade de água e composição do terreno são fundamentais para o desenvolvimento deste fungo. Cada variedade demanda por um clima específico.

É complicado explicar os aromas e sabores da trufa. Ela é única. Podemos dizer de forma simplista que seu aroma é uma mistura de alho, queijo, gás, cogumelos, chocolate, manteiga, cera e tantos outros.

Há cerca de 70 tipos de trufas, neste texto que escrevi AQUI  especifiquei os tipos livres de caça e venda na Itália, além dos locais onde eles são encontrados.

Veja opções que temos de caça às trufas:

Alba como a cidade das trufas

As trufas brancas de Alba são de altissima qualidade, possuem perfume e sabor mais persistente e sofisticados em comparação com os seus homólogos.

Trufas são difíceis de transportar e não duram muito tempo, por isso se você quer mesmo se deliciar com elas, é melhor ir direto à fonte. Se você tiver sorte o suficiente para visitar a cidade durante a temporada de trufas, nos restaurantes locais você poderá se deliciar com as trufas brancas raladas em todos os seus pratos.

Trufas Brancas de Alba - Piemonte - Itália

A escassez das trufas brancas em Alba também desempenham um papel significativo no seu custo. Simplificando, elas são mais escassas do que qualquer outro tipo de trufa, e porque as trufas brancas são impossíveis de cultivar, aquelas que existem devem ser encontradas na natureza. E o fato de que as trufas brancas frescas de inverno só podem ser caçadas e colhidas durante uma estação muito curta, geralmente entre outubro à dezembro no Piemonte, acrescenta mais valor ao seu preço.

Fiera internazionale del Tartufo bianco d’Alba dura  por quase todo mês de Outubro e por quase todo o mês de Novembro, com um programa cheio em quase todos os fins de semana e uma série de eventos permanentes. É patrocinado pelo Ministério de Políticas Agriculturas, Alimentação e Florestas e também atrai muita atenção da mídia, promovendo muitas vezes iniciativas de beneficência.  Em toda a região Piemonte ocorrem  inúmeras feiras e festivais dedicados às trufas branca, entre as mais famosas são as que acontecem nas seguintes cidades: Trisobbio, Moncalvo, Mondovì, San Damiano d’Asti, Rivalba, Vezza d’Alba e Castelnuovo Don Bosco. Todas essas cidades são o lar de eventos entre o final de outubro e em todo o mês de novembro, trazendo um grande número de visitantes.

Trufas Brancas de Alba - Piemonte - Itália

Curiosidades:

  • o preço de 100 gramas de trufa branca de Alba em 2016 chegou ao preço de 350 euros
  • no ano passado, a revista Fanity fair Italiana fez uma lista dos melhores restaurantes para comer trufas brancas em Alba, veja aqui 

Como acontece a caça às trufas?

Na Itália o caçador de trufas é chamado de Tartufaio ou trufolau, ou em português, trufeiro (que eu não gosto muito de usar porque parece negativo). Ele deve respeitar a Lei Nacional e Regional italiana quanto a caça e a comercialização da trufa. Ainda devem realizar um curso e passar em um exame para poder ter o “patentino”, ou seja, uma carteira oficial de tartufaio, caçador de trufas.

Trufas Brancas de Alba - Piemonte - Itália

Para encontrar as trufas é necessário o auxílio de cães especialmente treinados que conseguem identificar a localização exata aonde se encontra o fungo, caso contrário, são muito difíceis de serem descobertas. O cão somente encontra a trufa madura, pois somente quando ela esta madura ela exala o seu cheiro, que é perceptível estes.

O amor, a confiança e o companheirismo entre o cão e homem é muito bem visível na caça as trufas. Ouvi várias histórias acompanhando esses grandes caçadores nas longos passeios nos bosques que já fiz. Massimo (um dos caçadores que já segui) conta que seu avô ao sair para caçar, dividia com o cão o alimento durante a caça, e muitas vezes deixava de comer para dar ao cão. O caçador sabe e entende o seu cão, quando quer somente brincar, quando quer comer, quando já esta cansado, e sobretudo quando encontra a trufa.

Trufas Brancas de Alba - Piemonte - Itália

A caça normalmente é de manhã, e pode durar horas. O cão, ao sentir o cheiro da trufa, começa a mover rapidamente o rabinho (sinal para o caçador) que segura o cão, pois senão este ao cavar pode jogar longe a trufa.

Logo após, o caçador deve escavar com a mão, ou com as ferramentas permitidas, que na Itália é o vanghetto, que é o único instrumento liberado por lei. Deve-se cavar com cuidado para não danificar as raízes das árvores, pois manter o habitat natural da trufa é a regra mais importante!

Por que pagar por uma caça de trufas?

Durante um passeio de caça às trufas, são dadas informações, explicados mitos, curiosidade  e, talvez, ainda muito mistérios … Conhecer a “trufa” ou o “Trifulau” é uma experiência em si. Eles são personagens lendários, que vivem de segredos e observações, vagando pela floresta em busca de trufas para serem vendidas para restaurantes, mercados, feiras, etc. Veja com seus próprios olhos a relação entre o homem e o cão é a outra grande vantagem.

Trufas Brancas de Alba - Piemonte - Itália

Como eu digo sempre, uma maneira de conhecer a cultura local na Itália é sobretudo viajar pelos seus produtos típicos e alimentares, através deles conhecemos muito e compreendemos mais essa cultura fascinante.

Caça real ou simulada?

O real caça às trufas não é um passeio! Absolutamente! Demora várias horas, requer sair pela floresta muitas vezes as 5/6 da manhã num inverno pesado, em ambientes húmidos, não hospitaleiros, fora do caminho, isso tudo no escuro da noite ou muito cedo pela manhã para evitar “ser visto”.

Em um passeio de caça às trufas, o trifolau nos leva para o bosque, passando por caminhos mais simples, onde talvez você não precise botas grossas impermeáveis e de camuflagem, mas isso não quer dizer que você não encontre as trufas. Se fizer no período de maior incidência de trufas, é provável que encontre sim! Mas ao menos uma trufa sim, ele coloca escondida. Porque? Para que se não for possível encontrar ao menos você teve a chance de ver como é encontrar uma trufa e como o cachorro reage… imagina para uma criança seria a tristeza de não ver o cachorrinho em ação!

Trufas Brancas de Alba - Piemonte - Itália

Algumas pessoas pedem para fazer a procura real, de madrugada, por horas nos bosques e sim, é possível, mas a pessoa deve ir disposta e equipada. Mas a verdade é que a grande maioria das pessoas preferem experimentar de maneira mais “suave” e menos “aventureira”.

Minha experiência

Veja o vídeo que gravei durante a caça às trufas:

Eu fiz a caça às trufas em Alba em janeiro, e mesmo já tendo feito inúmeras vezes a caça às trufas na Toscana (sou guia e faço este passeio na Toscana, veja aqui), é sempre uma experiência interessante. Há sim diferenças entre a caça em Alba e na Toscana. Em Alba é mais frio, a região da caça é mais em pendência, e o caçador, claro, conta as histórias e curiosidades típicas da região. Depois da caça é possível fazer uma degustação, almoço ou jantar em uma Villa ou fazenda da região.

Eu fiz o passeio de caça às trufas organizado com nossos fornecedores, na minha viagem pelo Piemonte, veja como fazer aqui.

Sobre Deyse RibeiroEu sou Deyse Ribeiro, proprietária e editora do Portal Tour na Itália, especialista em turismo na Itália, onde vivo desde 2007. Depois de muito estudo, cursos e experiência no campo do turismo enogastronômico, decidi que queria apresentar a história por trás do prato, de uma forma diferente, através da memória histórica, o que fez chegar hoje nas nossas mesas, os “casos”, o trabalho, a cultura, e o amor pela culinária italiana. Pegue o seu garfo e vamos nessa!

2 comentários em “Saiba mais sobre as trufas brancas de Alba, e como é a caça às trufas”

  1. Pingback: Calendário anual das Feiras de trufas brancas na Itália

  2. Pingback: Eventos Gastronômicos na Itália em Novembro - Gastronomia Italiana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Experimente a Gastronomia Italiana