Veja o calendário de eventos gastronômicos na Itália em setembro e não fique de fora dos melhores eventos do ano. Todo mês teremos aqui um calendário com feiras, degustações e exposições que você não pode perder!

Em nossa Agenda da Itália para setembro, você encontrará uma visão geral de vários eventos, festivais e exposições interessantes na Itália. Os eventos e festivais estão listados em ordem cronológica, divididos por tipo de evento.

– Atualizado com eventos de 2023 – 

 Itália em setembro

Para muitas pessoas no hemisfério norte, setembro geralmente significa os últimos suspiros do calor do verão, seguidos de perto por botas e lenços no fundo do armário. Setembro na Itália costumava significar as duas coisas, mas ultimamente setembro tem agido muito mais como verão do que outono.

A alta temporada turística na Itália se estendeu além dos limites do verão há muito tempo, sugando maio e setembro com seus altos preços e grandes multidões. Agora, as mudanças climáticas também transformaram maio e setembro – ambos são mais parecidos com o verão em suas temperaturas do que costumavam ser. Ainda assim, setembro pode ser uma ótima época para visitar a Itália.

Setembro é um mês maravilhoso na maior parte da Itália, então se você tiver a sorte de visitar a Itália neste momento, você pode escolher e ir para onde quiser!

O que comer na Itália em setembro

Produção sazional setembro

  • Uva –  uvas
  • Susine   ameixas
  • Castanhe – castanhas
  • Lamponi – framboesas
  • Pere – peras
  • Fichi – figos

Alimentos para experimentar na Itália em setembro

  • Tartufi – trufas
  • Funghi porcini – cogumelos porcini
  • Ribollita – pão e sopa de legumes
  • Parmigiana di Melanzane – parmegiana de berinjela
  • Risotto alla zucca – risoto de abóbora
  • Gelato  – perfeito em qualquer época do ano

Veja o calendário completo de eventos em setembro no Portal TourNaItalia.com

Veja calendário de eventos ligados ao vinho na Itália em setembro no VinhoItaliano.com 

TEMPO DE VINHO – setembro em grande parte da Itália é época de colheita, por isso há festas e feiras em grande parte do país, veja no nosso site especializado – VinhoItalia.com

até dia 3 – Cervia (Emilia Romagna) – Sapore di Sale – Sapore di Sale, o evento cultural e gastronômico que celebra o doce sal de Cervia, o ouro branco que sempre esteve associado à vida, história e identidade da cidade. A produção de sal foi tão importante que MUSA, o museu do sal, nasceu em Cervia . Numa secção ao ar livre do museu existe também uma salina onde é possível testemunhar a produção de sal com o método artesanal. “Sapore di Sale” acontece todos os anos na segunda semana de setembro. A programação é rica e variada : espectáculos, stands onde é possível degustar comidas tradicionais ligadas à cultura do mar e do sal, encontros culturais, exposições, mercado, encontros onde se fala do protagonista do evento (o sal).

até dia 3 – Sciaca (Sicilia) – Azzurro Food – é o Festival Internacional do Mediterrâneo . O Festival oferece aos visitantes uma viagem pelo saboroso mundo da comida de rua siciliana à base de peixe, elaborado com as melhores matérias-primas do Mediterrâneo. Três dias de música, entretenimento, degustações , cozinha ao vivo e shows no maravilhoso cenário da Piazza Angelo Scandaliato, transformado em um verdadeiro restaurante ao ar livre.

1 a 10 – Carmagnola (Piemonte) – Peperò, festa nacional do Peperone –  De 1 a 10 de setembro de 2023,   Carmagnola acolhe a Feira Nacional da Pimenta , outrora conhecida como “Peperò” A Feira Nacional do Peperone , já na sua 74ª edição , oferece a oportunidade de conhecer e descobrir tudo sobre pimentas, mas também de conhecer e provar receitas tradicionais locais. Numa área expositiva de mais de 10.000 metros quadrados , estão montadas 8 praças dedicadas à alimentação com 2.500 lugares. Existem estandes com especialidades de produtos locais e alguns estandes, indicados no material de apresentação do evento, oferecem receitas e comidas também indicadas para gourmets celíacos. A Feira Nacional do Peperone de Carmagnola também oferece shows e área infantil. Um festival de sucesso, que recebe em média cerca de 250 mil visitantes em cada edição. Consulte também apágina do evento no Facebook >>>

1 a 3, 8 a 10 – Asiago (Veneto) – Made in Malga – Dois fins de semana em que as lojas, wine bars e hotéis da Asiago oferecem degustações dos melhores queijos de montanha italianos. Também estão no programa workshops, masterclasses, aperitivos, provas e degustações guiadas com a combinação de vinhos e cervejas artesanais, oferecendo a todos os entusiastas a oportunidade de conhecer estes produtos típicos. info.

1 a 3 – Parma (Emilia Romagna) – Festival del Prosciutto di Parma – O Rei dos Presuntos volta a ser o protagonista dos finais de semana de Parma com a 25ª edição do Parma Ham Festival , uma grande festa que acontecerá de 1 a 3 de setembro de 2023  em Parma. Todos os anos o Festival recebe chefs estrelados que vêm celebrar o Presunto de Parma, e milhares de visitantes que também aproveitam para conhecer melhor os locais de origem do Rei dos Presuntos. Ao longo de todo o período do Festival , decorre também o ” Janelas Abertas “, o principal evento do Festival: as fábricas de presunto abrem as suas portas aos visitantes e os produtores vão ilustrar como as pernas de porco, para uma combinação mágica de clima, tradição, arte e paixão se tornam o presunto de Parma. Um rico calendário de eventos e compromissos em nome da gastronomia, entretenimento e cultura. Degustações, shows, exposições e muita alegria emiliana.

Festival del Prosciutto di Parma

6 a 10 – Diamante (Calábria) – Festival del Peperoncino– O Festival Peperoncino em Diamante : gastronomia, debates, conferências, dedicado a Sua Majestade o Peperoncino. Este ano acontece de 7 a 11 de setembro de 2022. O Festival foi idealizado pelo jornalista Enzo Monaco em 1992, ano em que se comemorou o 500º aniversário do descobrimento das Américas. Diamante , cidade da província de Cosenza, recebe durante 5 dias o evento dedicado ao produto inevitável da culinária calabresa: a pimenta . Graças a este evento você conhece a fundo a história da pimenta (um vegetal das Américas) e descobre todas as suas 500 variedades. Entre as especialidades à base de pimentão destacamos a nduja de Spilinga, a rosamarina de Amantea, a sardella de Crucoli e o morsello de Catanzaro.

8 a 10 – Bellaria Igea Marina (Emilia Romagna) – Festa della Piadina– o pão da Romagna é celebrado em Bellaria (província de Rimini) com um grande festival de Piadina : La pis un po ‘ma tot. Durante os três dias do Festival Piadina : barracas de comida, produtos típicos, animação musical, show cooking e muito mais. Os amantes de sabores genuínos poderão saborear a rainha da tradição da Romagna em todas as suas inúmeras variações. A piadinerie da cidade oferece muitas variedades de recheios e variações, como: piadina rústica com pancetta recheada, pecorino di Carpegna e salada mista, cassoni com moles, cebola e tomate, rolo com sardinha empanada, cebola e molho mediterrâneo, e muitos outros.
Cada piadineria tem suas próprias receitas para o recheio da piadina, tradicional ou inovadora.

8 a 10 – Canazei (Trentino Alto Adige) – Gran Festa da d’Istà – Desde 1979, em Canazei, a “ Gran Festa da d’Istà ” é uma oportunidade para saborear pratos típicos locais e ouvir boa música interpretada por grupos austríacos, sul-tiroleses e ladinos. Para a festa, é montada uma grande tenda que tem a função de ponto de refresco, mas também é o centro da festa. Atrai muitos turistas e moradores todos os anos para dar início às festividades do final da temporada de verão. Tudo é animado com concertos de grupos folclóricos austríacos, sul-tiroleses e ladinos. No último dia do festival  , bandas musicais e grupos folclóricos dos 4 vales ladinos (Val di Fassa, Val Badia, Val Gardena e Valle di Livinallongo) desfilam pelas ruas de Canazei.

14 a 24- San Vito Lo Capo (Sicilia) – Cous Cous Fest Cous Cous Fest oferece dez dias de cuscuz em San Vito Lo Capo , na província de Trapani: um evento gastrocultural que se tornou um Festival Internacional de Integração Cultural. O cuscuz é apresentado em muitas variações: clássico, local e internacional, com interpretações de grandes chefs em programas de culinária. Receitas com carne, peixe, legumes, variantes exóticas e sem glúten numa festa de sabores e civilização que celebra o cuscuz como um prato de paz, comum a muitas culturas. Muitos países se reúnem em nome da integração e da troca em momentos de verdadeiro prazer culinário contados ao vivo pelos próprios protagonistas, incluindo curiosidades, anedotas e pequenos segredos na cozinha. À noite a música explode em um outdoor de shows, shows e talk shows totalmente gratuitos.

15-18 – Bra e Pollenzo (Cuneo) Piemonte – CHEESE 2023, o grande festival Slow Food dedicado aos queijos e à biodiversidade está de volta com harmonizações entre vinhos e queijos da Slow Wine. 400 rótulos selecionados pela Banca del Vino, entre os quais se destaca uma grande representação de vinhos piemonteses, revisados ​​pelo Guia Slow Wine 2023 e produtores que fazem parte da Slow Wine Coalition.

22 a 24 – Verla di Giovo (Trentino) -Festa e Marcia dell’Uva De 22 a 24 de setembro de 2023, a Festa da Uva de Verla di Giovo , em Val di Cembra, regressa para os amantes do bom vinho e das festas de aldeia . A festa Giovo já é um evento imperdível para os fãs do gênero, e este ano chega à sua 66ª edição . Colheita da uva, comida, música, shows e atividades infantis são apenas algumas das atrações oferecidas pela festa. Entre as atividades mais características estão a Marcha da Uva , um roteiro gastronômico e vínico pelas vinhas de Giovo com barracas e degustações e o Palio dei Congiai, uma corrida que consiste em encher os barris o mais rápido possível transportando a água com o “Congial ”, o suporte típico utilizado nos campos durante a colheita. O verdadeiro ponto alto do evento é o Cortejo de Carros Alegóricos com o tema da vinha e da vindima. Os carros alegóricos são julgados por um júri e o mais distinto ganha o primeiro prémio. Consulte o programa>>>

22 a 24 – Tropea (Calabria) –Festival della Cipolla Rossa di Tropea De 22 a 24 de setembro de 2023, durante três dias em Tropea, na província de Vibo Valentia, um dos produtos mais significativos da Calábria é celebrado com o Festival da Cebola Vermelha de Tropea. O Festival celebra a famosa “ cebola roxa ” de sabor doce e delicado que, juntamente com o peixe gordo, é um dos ingredientes mais importantes da cozinha tradicional local. A cebola roxa Tropea é tão particular e importante que obteve a marca de qualidade IGP. Degustações , showcooking, encontros e muita comida boa estão programados para os amantes da culinária típica…. Para ver todos os eventos acesse o site do festival >>>

29 de setembro a 1 de outubro – Bressanone (Trentino Alto Adige) – Mercato del Pane e dello Strudel. De 29 de setembro a 1º de outubro de 2023 , o Mercado do Pão e Strudel acontece na Piazza Duomo em Bressanone , na província de Bolzano . Na verdade, a arte de fazer pão sempre foi transmitida no Tirol do Sul. Do pão de centeio crocante ao pão pusturiano, cada vale tem a sua especialidade de pão com um sabor único . Todas essas variedades de pão se devem às peculiaridades regionais e culturais do Tirol do Sul. No Mercado do Pão e Strudel é possível degustar todas as variedades de pão com a Marca de Qualidade do Tirol do Sul, marca que garante a utilização de ingredientes naturais e cereais da região. Em particular , os organizadores tentaram fazer do mercado do Pão e do Strudel um evento “verde” e sustentável, tanto pela exposição de produtos locais, muitas vezes provenientes da agricultura biológica, mas também pela utilização de embalagens de cartão biodegradável, papel reciclado para impressão… Consulte o programa>>>

Sobre Deyse RibeiroEu sou Deyse Ribeiro, proprietária e editora do Portal Tour na Itália, especialista em turismo na Itália, onde vivo desde 2007. Depois de muito estudo, cursos e experiência no campo do turismo enogastronômico, decidi que queria apresentar a história por trás do prato, de uma forma diferente, através da memória histórica, o que fez chegar hoje nas nossas mesas, os “casos”, o trabalho, a cultura, e o amor pela culinária italiana. Pegue o seu garfo e vamos nessa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Experimente a Gastronomia Italiana