*Este post faz parte da Blogagem Coletiva de Gastronomia Italiana, a qual é promovida por blogueiras brasileiras residentes na Itália que durante as sextas-feiras de outubro vão publicar uma série de textos sobre especialidades da cozinha italiana.
O segundo post é sobre um primo, o primeiro prato, que no Menu típico italiano é composto de sopas, massas ou risotos. E essa semana o prato é o Tagliolini al Tartufo Bianco.
TAGLIOLINI AL TARTUFO BIANCO
Uma maneira de apreciar uma boa trufa é preparar um prato perfumado de Tagliolini. A trufa branca é considerada o diamante da culinária italiana!
O que é a trufa?
A trufa, que em italiano tartufo, é um cogumelo que nasce e se desenvolve sob a terra em simbiose com as raízes de determinadas árvores (carvalho, salgueiro álamo e tílias). Ainda não se conhece todo o seu processo de desenvolvimento. Existem cerca de 70 variedades, sendo que as duas mais importantes são: a branca (Tuber magnatum) e a negra (Tuber melanosporum). O período de colheita da trufa branca na Toscana vai de setembro a dezembro, mas na cidade de San Miniato (Toscana) tem trufa o ano todo, pois de Janeiro a abril é período de trufas Marzuolo (são rosáceas) e de maio a setembro é período de trufas pretas (nero scorzone). A trufa é muito difícil de ser encontrada e não pode ser cultivada (até agora). Isso a torna objeto de desejo de muitos gourmets e chefs, elevando seu valor a níveis estratosféricos (aprox. €4.000,00 o quilo da trufa branca,). É complicado explicar os aromas e sabores da trufa. Ela é única. Podemos dizer de forma simplista que seu aroma é uma mistura de alho, queijo, gás, funghi, chocolate, manteiga, cera e tantos outros.
O Tagliolini
Para ilustrar melhor esse prato, fui a um dos meus restaurantes preferidos, o Pepenero do Chef Gilberto Rossi que fica em San Miniato, a cidade das trufas. Gilberto é uma simpatia! Ele é famoso aqui na Itália, pois toda quarta feira esta no principal canal de Tv da Itália a RAI 1 com o programa Prova del Cuoco, onde as pessoas comuns desafiam o chef na realização de alguns pratos… mas o Giberto sempre ganha!
O Gilberto Também foi meu professor no Curso de Master Tartufo (especialista em trufas).
Leia ainda:
- Ristoranti Pepenero em San Miniato
O nosso prato é feito com o tagliolini que é uma massa fina com menos de um milímetro de espessura e de 2 a 3 milímetros de largura, ou seja, muito parecido com o spaghetti.
O Tagliolini com trufas, na verdade, é preparado com alguns ingredientes simples, apenas para realçar o sabor da trufa só, de modo a não afetar a sua pureza, cheiro e sabor únicos. Os ingredientes são manteiga de qualidade,o tagliolini, trufa branca e a água usada no cozimento da massa.
Veja o vídeo do Gilberto fazendo o meu tagliolini:
Agradeço o Gilberto pela disponibilidade e simpatia e pelo Massimo Cucciara pelas fotos!
Buon appetito!!!
Para saber mais sobre as trufas, San Miniato e sobre a caça as trufas, leia aqui.
E não deixe de visitar os outros blogs que participam a esta Blogagem coletiva.
Na próxima semana tem mais textos sobre a culinária italiana!
Os outros Blogs participantes:
Leia os outros posts:
– Entradas típicas Toscanas
– Gastronomia italiana: Doces típicos Toscanos e suas curiosidades
– Gastronomia Toscana: o Vin Santo Toscano
Hum, que prato sofisticado, Deyse, chiquetésima! 🙂 Quem sabe qualquer hora dou uma passadinha lá no restaurante do chef Gilberto para experimentar..
Hoje a minha dica é do tortello di patate do Mugello, você já experimentou? O meu favorito é al ragu, mas com funghi também é uma delicia! Beijocas para você,
Babi
Ola Barbara, voce deve mesmo ir é maravilhoso… Meu marido aproveitou! Eu adoro tortelo de patate, ja comi sim e faço muito em casa. Bjo e obrigada
Nossa, deu uma vontade enorme de saborear essa maravilha toscana. É de dar água na boca 🙂
Abraços,
Maria
Ola Maria, o tartufo é bom com tudo… Até pao com manteiga! Hahah ontem em casa fiz creme de ceci com tartufo… Hummmm obrigada pela visita. Abs
Amei o post, a receita e as fotos. Tb quero conhecer esse restaurante. Abs, Lu
Ola Luciana, é muito bom mesmo e ele ainda é uma simpatia, vale a pena! Abs
Pingback: Gastronomia italiana: Doces típicos Toscanos e suas curiosidades | Passeios Na Toscana
Pingback: Review de Restaurante : Pepenero, do Chef Gilberto Rossi apresenta as delíciosas trufas de San Miniato | Passeios Na Toscana
Pingback: Gastronomia Toscana: o Vin Santo Toscano | Passeios Na Toscana
Pingback: Gastronomia Toscana: o Vin Santo Toscano - Vinho Italiano