Guia Gastronômico da Campânia

A Campânia é banhada pelo mar Tirreno, com suas cores vibrantes e costas que parecem pintura de tão lindo, se localiza no sul da Itália.

Além disso, possui o maior número de patrimônios da humanidade da Itália, entre eles a Costa Amalfitana, Pompeia e Herculano. Vale a pena se encantar por essas belezas.

Campânia, também possui vulcões em sua beleza natural, e assim como todas as regiões da Itália, é conhecida por sua maravilhosa gastronomia e pratos típicos, sendo também, a terra da mozzarella de búfala e do Limoncello.

Conheça agora os pratos típicos da Campânia!

Popo le Chien, CC0, via Wikimedia Commons

SCIALATIELLI

Uma massa artesanal com salsa, queijo grana e primenta, é temperada com tomates frescos e amêijoas. Esse prato vem da região da Costa Amalfitana.

stu_spivack, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

SFOGLIATELLA

Para o café da manhã na Campânia, ao invés de pão ou o famoso salgado, a especialidade local Sfogliatella, é uma escolha perfeita.

É uma massa delicada e folheada recheada com creme de ricota, que ao provar, tem o gostinho de quero mais.

PIZZA A PORTAFOGLIO

Conhecida pela definição de pizza para viagem. São pizzas vendidas na calçada, cortada em quatro partes, de tamanho menor.

Sua praticidade é incrível, escolha o sabor e aproveite essa delicia.

Darouet, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

PASTA ALLA GENOVESE

Não, não é uma pasta típica da Gênova. É, um prato típico de Nápoles, capital da Campânia. Sua receita consiste em um cozimento lento de cebolas e carnes. O longo cozimento traz um sabor apurado para a pasta. Um prato perfeito para sua refeição.

BABÀ

Com formato de cogumelo, o babà é um bolinho napolitano super fofo com xarope de rum.

Possui duas variações, uma com creme e frutinhas por cima, o outro tradicional, apenas o bolinho pequeno, fofo e macio. Uma ótima ideia de sobremesa na região da Campânia.

fir0002 flagstaffotos [at] gmail.com Canon 20D + Canon 17-40mm f/4 L, GFDL 1.2, via Wikimedia Commons

FRITATTINA

Uma comida típica das ruas da Campânia.

Composto por pedaços de bucatini, uma massa, presunto e queijo. Um bolinho frito, ótimo para o lanche da tarde, além de saborear uma comida típica da região.

MOZZARELLA DI BUFALA

De origem da região, a mozzarella dí búfala é um queijo do tipo cremoso, uma ótima opção de entrada.

É servida fresca, e geralmente acompanha tomates-cerejas e pão.

PIZZA

A pizza napolitana é originária de Nápoles, capital de Campânia.

As pizzas são feitas no forno a lenha, com bordas grandes, massa areada, e sua versão clássica acompanha tomate, manjericão e mozzarella.

PANUOZZO

Uma alternativa para pizza. Com aparência de sanduíche, está disponível pelas ruas da Campânia.

Sua base (pão), é cozido na madeira e acompanha recheio de mozzarella, tomates, vegetais, legumes, frios, carnes e outras iguarias. O panuozzo pode acrescentar os ingredientes em seu recheio que foram de escolha pessoa. Ficou com água na boca?!

SALADA CAPRESE

Consumida especialmente no verão, a salada caprese é um prato que estima a qualidade dos ingredientes.

Ela acompanha tomate, mozzarella di búfala, azeite extra virgem, orégano, ou manjericão. Não deixe de experimentar essa delicia típica da Campânia.

SPAGHETTI CON COLATURA DI ALICI

Uma iguaria de Cetara, é o espaguete com colatura di alici. O mesmo acompanha o líquido liberado pelas anchovas salgadas, e se obtém um óleo com tonalidades de âmbar. Possui um sabor forte e decisivo.

Esse é um clássico da culinária da Campânia.

Foto: Tavol Arte Gusto

GNOCCHI ALLA SORRENTINA

Esse, é um prato da região de Sorrento. A base de nhoque temperado com molho de tomate, manjericão e mozzarella. Um prato simples e completamente saboroso.

Pasta, Patate e Provola
Foto: Scatti di Gusto

PASTA, PATATE E PROVOLA

Com poucos ingredientes, esse prato é um dos clássicos da Campânia.

O macarrão é cozido com batatas e queijo provolone, o final, é um prato cremoso que combina com vários outros ingredientes. Sua estação é principalmente o inverno.

PASTA, FAGIOLI E COZZE

Esse prato tem sua essência na casa dos pescadores. O macarrão acompanha feijão e mexilhões. Completamente saboroso

PANZAROTTI

São croquetes de batata, fritos. Uma iguaria da Campânia, ideal para almoçar ou jantar.

Seus ingredientes incluem batata, ovo, e farinha de rosca. Apesar de parecer simples, essa iguaria possui um sabor único e encantador.

Ilario, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

CASATIELLO

Uma receita típica de Nápoles, e uma estrela do almoço de pascoa das casas napolitanas. É como um bolo rustico, sua massa parece de pão, mas é adicionado queijo ralado, pimenta do reino e é recheado com pedaços de salame e provolone.

Quando posto a mesa, acompanha ovos cozidos encaixados no casatiello.

SALSICCIA E FRIARIELLI

Esse prato, é feito à base de linguiça de porco com grelo (um vegetal). é usado para as refeições de várias ocasiões. Pode ser servido de recheio para pão, bolo salgado, entre outras massas.

No machine-readable author provided. Gmelfi assumed (based on copyright claims)., Public domain, via Wikimedia Commons

ARANCINE DI RISO

Um salgado frito, com o ingrediente principal: arroz, mas, pode ser recheado com carne e queijo de acordo com a preferencia do freguês.

POLVO ALLA LUCIANA

Um dos pratos sensacionais da cozinha napolitana. É preparado em uma caçarola, cozido no molho de tomate com azeitonas e alcaparras. Isso faz com que a carne do polvo fique bem macia e saborosa.

Mattia Luigi Nappi (Mattia Luigi Nappi), CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

PASTIERA

Um dos doces típicos da Campânia.

Ele é feito com vários ingredientes. Acompanha uma base de massa quebradiça com recheio de ricota, água de flor de laranjeira, trigo cozido, casca de laranja e especiarias. Antigamente, esse prato tinha competição na páscoa, mães e avós disputavam a melhor pastiera.

ZEPPOLE

Famosa no sul da Itália, essa sobremesa é como um donut, geralmente seu consumo ocorre nas festas de São José.

Entre seus ingredientes podemos encontrar: farinha, açúcar, ovos, manteiga e azeite de oliva. Mas, podem ter variações dependendo da localidade que o consome. No meio desse donut, é colocado um creme de confeiteiro coberto com cerejas em calda.

Só de pensar, dá água na boca, Campânia possui muitas delícias.

STRUFFOLI

STRUFFOLI

Uma sobremesa tradicional do natal na Campânia. Esse doce, são bolinhas de massa crocante, feitos com farinha, ovos, açúcar, e aromas variados.

São bolinhos fritos, que depois são embrulhados com mel e para um toque final, são colocados em um prato, formando um tipo de rosca, e para completar, granulado por cima!

Conheça os produtos típicos da Campânia

QUEIJO PROVOLONE DEL MONACO

Um queijo autêntico, produzido em Arola. Produto obtido após o processar do leite da vaca Agerolese. Sua receita passa de geração em geração, desde o século XVIII.

É um queijo de aspecto semiaduro de massa filada, sua massa é amarela dura e cremosa. Seu sabor é doce e aromático, e torna-se apimentado devido a prolongação da maturação. Sua produção é limitada.

PENNE

PENNE

Uma massa em formato cilíndrico liso ou pode ter listras. Seus preparos mais comuns são ao molho vermelho ou pesto. Uma verdadeira obra prima!

CAFFÈ NOCCIOLATO

Esse café, tem um sabor único, sua formula contém uma mistura de café com creme de avelã.

OS napolitanos comparam a formula, como algo magico, pois seu sabor é incomparável.

Castle Brands Inc, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

LIMONCELLO

Uma bebida típica, licor de limão. Seus ingredientes incluem cascas de limão, álcool, açúcar e água.  Sua história é ligada a lendas que contam que pescadores bebiam pela manhã para enfrentar com mais ânimo os dias de inverno.

É considerado um licor digestivo, pois é muito consumido antes das refeições. Originário da Campânia, em especifico da área de Sorrento, Costa Amalfitana, Capri e Ischia. Provar esse licor delicioso é necessário quando visitar a Campania.

PÃO DANUBIO

Pão de origem da Campânia, recheado com salame, queijo, ricota. Normalmente é servido no café da manhã.

NOUGAT

Uma espécie de torrone, seus ingredientes incluem mel, clara de ovo, amêndoas e avelãs. Um doce delicado e com sabor de pedir mais.

TOMATE DE SAN MARZANO DO AGRO SARNESE NOCERINO DOP

Estes tomates são um símbolo da região da Campania e famosos no mundo todo.

Desde os anos 900 eles estão presentes nas receitas dos melhores restaurantes e na casa dos italianos. Graças ao seu formato alongado e seu interior consistente, os tomates dessa região são excelentes para elaborar pratos apetitosos.

Estes tomates são utilizados para a produção de molhos de pizzas e massas, que combinando com o manjericão, dão um sabor inesquecível aos pratos que compõem.

Foto: DIvulgação

MASSA DE GRAGNANO IGP

As massas na região de Gragnano são produzidas artesanalmente, utilizando como ingrediente principal a sêmola de grão duro e água limpa do Monte Lattari.

Gragnano é uma cidadezinha pequena, que fica no interior da região da Campania.

Segundo conta a história, no ano de 1503, o rei Ferdinando autorizou a produção em grande quantidade da massa regional.

MOZZARELLA DI BUFALA

A mozzarella de Bufala é sem dúvidas uma ótima pedida para uma entrada saborosa ou até mesmo, compondo o prato principal. Costuma ser servida inteira, com pão e tomate-cereja.

Esse produto muito amado é de originário da região da Campania, e mesmo que seja servido sozinho, sem acompanhamento, cada pedacinho derrete na boca!

É de dar água na boca só de pensar nas delícias originárias da Campania!

A Campânia está coberta por suas belezas naturais, e encantamentos que o Sul da Itália proporciona. As opções para saborear em toda Campânia, não faltam.

Desfrute dos sabores e iguarias maravilhosas que o Sul da Itália pode lhe proporcionar.

Temos serviços de guia em português na região, além de tours gastronômicos para conhecer e degustar a região.

Sobre Deyse RibeiroEu sou Deyse Ribeiro, proprietária e editora do Portal Tour na Itália, especialista em turismo na Itália, onde vivo desde 2007. Depois de muito estudo, cursos e experiência no campo do turismo enogastronômico, decidi que queria apresentar a história por trás do prato, de uma forma diferente, através da memória histórica, o que fez chegar hoje nas nossas mesas, os “casos”, o trabalho, a cultura, e o amor pela culinária italiana. Pegue o seu garfo e vamos nessa!

2 comentários em “Guia Gastronômico da Campânia”

  1. Buongiorno, Deyse!
    Hoje estava tomando meu café e experimentando meu bejú com um azeite trazido daí é fui ler sobre a culinária italiana, e olha quem encontro: você !
    Estivemos em maio na Itália e quem nos acampanou? Dayse Ribeiro.
    Estávamos na Toscana. Meu genro Gustavo foi quem fez o contato contigo. Você é maravilhosa, parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Experimente a Gastronomia Italiana