A região da Lombardia é setentrional na Itália, ou seja, o Norte, uma área marcada por suas vistas encantadoras, montanhas, lagos mágicos, das artes, traz a tecnologia e a moda como pontos fortes. Além disso, a região comporta Milão, popularmente a mais conhecida do território Lombardo.
Suas atrações contam com o Tetro Scalla. O Castelo deSforzesco, a Galeria Vittorio Emanuele III. Suas arquiteturas são encantadoras, sem contar a paisagem surreal.
Sua gastronomia local, encanta e chama atenção. Seus pratos são substanciosos e grande parte entra no invernal. É a região que mais cultiva arroz e cereais. Seus vinhos, assim como em toda Itália, são vinhos excepcionais. Vale a pena conhecer a região da Lombardia.
Conheça alguns pratos Típicos da Lombardia
GRISSINOS
São, bastões torrados e secos feitos de pão. O grissino é considerado um aperitivo, que poder ser servido a mesa acompanhado de manteiga, presunto, patê. Também pode ser vendido em pacotes no mercado.
RISOTO DE AÇAFRÃO E OSSOBUCO
Um prato típico da Lombardia, e que pede um clima outono-inverno, é o risoto de açafrão acompanhado de ossobuco (uma carne macia, a coxa do boi com osso e tutano no meio).
Sua base, arroz, acompanhado do ingrediente especial, o açafrão, e mais especiarias.
COTOLLETA ALLA MILANESA
Esse prato, lembra muito o chamado bife à milanesa.
Mas, ao contrário de ser feito à base de bife, é feito com carne de Vitela, temperado com as ervas da região, possui osso, e é frito na manteiga.
POLENTA
Um prato típico da região de Lombardia. Sim! A polenta é um prato que vem da Itália, em especifico da Lombardia. Foi um prato iniciado pelos camponeses, que hoje chega aos grandes restaurantes de Milão.
A curiosidade, é que ela pode ser acompanhada de frios, com os embutidos da região, também com carne e queijo.
PIZZOCCHERI
Um prato invernal! Feito à base de massa de trigo mouro, uma massa escura, sendo misturada com erbette o coste, que são primas do espinafre, batata e regadas a queijo, tudo com manteiga!
GNOCCO FRITTO E TIGELLE
O gnocco, é uma massa frita, em formato quadrado na maioria das vezes, geralmente acompanhada de queijos (importante ressaltar que a maioria são moles) e presuntos. O gnocco por ser frito é quentinho, e com seus complementos cria um sabor adorável.
MINESTRONE MILANESE
Essa sopa, inclui temperos italianos, queijo, legumes. Sobretudo, não vai massa, ao contrário, ela é a base de arroz.
Os milaneses, são pessoas apaixonadas por arroz, então a sopa foi criada com arroz. E, não é apenas servida quentinha no inverno, ela é servida fria no verão.
CASSOEULA
Um ensopado de carne de porco, linguiças, repolhos e cenouras.
Esse prato pode ser acompanhado com um belo vinho tinto e também polenta quando for inverno.
RISOTTO ALA MILANESA
A Lombardia é famosa por seus risotos, e um dos mais clássicos é o risoto alla milanese, que é feito com açafrão. Seus ingredientes não são exagerados, apenas açafrão, arroz e manteiga. E, aí está servida uma refeição perfeita!
RISO IN CAGNONE
Cagnone, vem do dialeto de lombardo, que significa larva de inseto, devido ao aspecto que os grãos assumem após seu cozimento. Esse risoto acompanha açafrão, adição de linguiça de carne de porco cozida na manteiga, brodo, e acompanhada de um belo vinho branco.
RISOTO ALLA PILOTA
Um primeiro prato, da região de Mântua, Lombardia. Seu cozimento é em água fervente e fritando a linguiça na banha, após, misturando com tempero e com o grão. Esse prato é considerado forte e nutritivo. Pode ser trocado a linguiça por costeleta de porco também.
CASONCELLI
Com um formato de meia-lua, o casoncelli é uma massa recheada. Pode ser recheado com salame, mortadela, carne de porco, queijo grana padano, cascas de limão, nozes, ovo, noz moscada, alho e pimenta, salsinha, sendo servido com manteiga, sálvia, pancetta e grana padano. Sua localidade de origem é Bérgamo e Brescia.
FRITTELLE
Bolinhos leves, as vezes salgados, que possuem forma redonda e são fritos. Feito de uma massa semilíquida colocado na banha e frito até dourar. Após, são passados no açúcar de confeiteiro, açúcar, mel ou xarope de bordo.
PIZZOCCHERI
Esse é um prato típico e único, da localidade de Valtellina. É composto por uma pasta feita com farinha de sarraceno, servido com manteiga, batatas cozidas, queijo Valtellina e queijo-lombarda.
CASONCELLI
Massa típica de Bérgamo e Brescia.
A primeira é feita com sêmola de grano duro e na segunda apenas com farinha de trigo. A bergamasca tem como recheio embutidos e biscoitos amaretti, entre outros, que resultam um sabor de contraste. A bresciana leva parmesão ou grana padano e alho. Os formatos também variam: vão de disco dobrado até triângulos. É de dar água na boca.
RISOTO COM LUGANEGA
Este é um prato típico da pequena província de Monza. O risoto com luganega é tão ligado à província que é conhecido nacionalmente como risoto alla monzese.
Como em vários outros pratos, este também acaba sofrendo algumas variações. Na receita original, tem-se a luganega como ingrediente principal.
Luganega é uma linguiça de porco muito saboreada, por ser típica da região.
Quanto ao preparo do risoto com luganega, não difere muito do preparo de outros risotos, utilizando-se caldo, queijo e manteiga. Simples e delicioso!
SAPOS FRITOS
De início pode parecer um prato nada agradável, mas acredite, tem um gostinho de frango! É um prato difundido em todas as regiões da Lombardia, principalmente em Pavia.
Nos pratos preparados hoje, utiliza-se apenas as pernas das rãs, que são servidas em pedacinhos dourados e crocantes. Você provaria esse prato incomum?
Conheça alguns dos produtos típicos da Lombardia
TORRONE DE CREMONA
Um doce simples, feito de clara de ovo, mel, açúcar e amêndoas, mas que trazem um sabor absurdo de delicioso e uma praticidade enorme
BRESAOLA
A região da Lombardia, possui muitos embutidos, bresaola é um deles. Não é conhecido em muitos países porque é um produto IGP (Indicação Geográfica Protegida). É da localidade de Valtellina, na região de Lombardia.
Feito de carne de boi crua (mas curtida), temperado com ervas aromáticas e uns teros de gordura em baixo nível. Adicionado também fios de azeite e raspas de parmiggiano.
TIGELLA
Um tipo de pão, pequeno, que acompanha queijos e presuntos. Um disco preparado em uma tostadeira especial.
PANZEROTTI
Um tipo de pão, que lembra um calzone. Uma ótima opção de lanche!
O panzarotti pode ser frito, assado ou doce. Macio e maravilhoso para saborear.
PANETTONE
Sim, esse clássico é da Itália, da região de Lombardia. Nas padarias e confeitarias de Milão, sua terrinha natal, ele é encontrado facilmente no dia-a-dia. É vendido recém-assado e fresco, com açúcar de confeiteiro.
QUEIJO GORGONZOLA
Gorgonzola, uma cidade que se localiza em Milão, do território da Lombardia, deu origem ao chamado queijo, que por sinal possui o mesmo nome, o queijo gorgonzola.
Ele é feito a partir do leite da vaca pasteurizado e suas veias vem do fungo penicillium. Seu sabor é levemente salgado e picante. Para os amantes de queijo, essa opção é um verdadeiro refúgio. Em sua textura, leva a fama de semimacia e quebradiça.
QUEIJO MASCARPONE
Um queijo adocicado, criado em Milão. Na sobremesa Tiramisù, é bem famoso. Mas também pode ser utilizado em molhos, sobremesas
GRANA PADANO
Esse queijo, é típico da Planície Padana, da margem norte do rio. São feitos do leite da vaca curado em um ano (cura longa), consumidos ou em fatias ou ralados para complementar outros pratos. Esse queijo é considerado semigordo, pasta dura, granulosa após cozido.
TALEGGIO
Esse queijo, possui uma crosta fina, com um aroma bem forte. Contudo, seu sabor é suave. Sua produção ocorre no outono e inverno. Seu consumo pode ser ralado nas saladas, usado nos cozidos como risoto, polenta.
ZIRCARLIN DE VARÉES
Um queijo da Privíncia de Varese, produzido com leite de cabra, tendo sua maturação em recipientes abertos de cerâmica. Sua consistência é pastosa, e é vendido em recipiente de plástico ou vidro.
LA FORMAGGELLA DEL LUSINE DOP
Um queijo de massa mole e bem macia, que recebe maturação de vinte dias, sua produção conta com leite integral e cru de cabra. Sua forma é cilíndrica, com crosta macia e algumas vezes a presença de mofo. Seu sabor é doce e agradável, com aroma delicado, e massa homogênea de cor branca.
BISCOITOS CAVIADINI
Os deliciosos biscoitos caviadini são típicos de Valsassina, comuna italiana da Lombardia.
Eles apresentam um formato diferente dos biscoitos tradicionais. Com forma de losango, um pouco alongado, os caviadini parecem um retângulo torto e, há um buraco no centro do biscoito.
É considerado o produto estritamente artesanal, líder quando o assunto é gastronomia local e não pode falta nas prateleiras das padarias e confeitarias locais. Prove os biscoitos caviadini durante sua visita à Itália e se surpreenda com seu sabor.
Conheça a Lombardia, região de culinária encantadora, com sabores requintados, delicados e preciosos para desfrutar.
A Lombardia por exemplo, tem em suas receitas o frito pela manteiga, isso é porque eles produzem sua manteiga, e armazenam.
Temos serviço de guia em português na região, além de tours gastronômicos para conhecer e degustar a região.