Que tal conhecer os pratos típicos de Roma e do Lazio? Além de ficar encantado com a beleza das paisagens da capital da Itália, se você quiser ter a experiência completa não deixe de incluir uma viagem gastronômica.

Claro que no Brasil e em qualquer lugar do mundo existem restaurantes de comida italiana, com massas e um bom vinho, mas nada se compara com o sabor original, feito pelas mãos de quem conhece a história. E assim como no território brasileiro, onde cada região possui os seus sabores únicos, Roma e a região de Lazio não ficam atrás, o seus pratos típicos são deliciosos e uma chance de conhecer a sua história com o paladar.

Assim, ao invés de ter uma visão totalmente estereotipada de que só há carbonara ou spaghetti quando chegar na Itália, perdendo vários sabores únicos, conheça os pratos típicos de Roma. Isso porque essa gastronomia carrega muita história e tradição. Por exemplo, por conta do período feudal, marcado pela aristocracia e uma numerosa população judaica, hoje a culinária romanesca tem vários produtos diferentes.

A cozinha romana, essencialmente é composta por produtos e alimentos “pobres”, como rabo, vísceras, bochecha e outras partes dos animais, que muitas pessoas podem “torcer o nariz”. Mas com certeza o sabor irá te encantar.

A seguir nós separamos alguns dos pratos típicos de Roma para você chegar em seu destino sabendo o que escolher nos restaurantes, evitando que aconteça aquela cena constrangedora de ficar olhando para o cardápio com confusão.

Vamos lá!

Pratos típicos de Roma - carbonara
Foto: Gaku (Flickr)

1. Carbonara

E que tal um bom spaghetti com guanciale? Então, essa é a famosa carbonara, um dos pratos típicos de Roma dos mais conhecidos e adorados no mundo todo.

Feito com o “bacon” da bochecha de porco que tem o nome de guanciale, pecorino romano (queijo de ovelha) e ovos, essa é uma receita que não leva nada de leite, nem salsinhas, ervas ou cogumelos, como é possível encontrar em outros restaurantes do Brasil.

Por isso que quando os italianos visitam o nosso país, eles ficam horrorizados com a quantidade de temperos que colocamos em nosso carbonara. Mas gosto é gosto, por isso uma das dicas para quando estiver em Roma é: prove!

Cacio e Pepe Restaurante - Roma - Itália

2. Cacio e Pepe

Apesar do seu nome simples, o Cacio e Pepe é um prato principal, que conta com uma boa quantidade de passa. Simples e barata, essa é uma receita que todos os italianos fazem, já que vai macarrão, pecorino e pimenta do reino. Por isso, se quando você provar, esse for um gosto delicioso, não deixe de incluir nas suas refeições!

Mesmo tendo uma origem camponesa, já que essa receita nasceu da necessidade de colocar um pouco de sustância nas refeições, ela representa um dos hábitos mais antigos da zona rural romana. Porém, com o tempo o Cacio e Pepe se tornou um dos pratos típicos de Roma, alcançando até mesmo outros países, que foram até a Itália e provaram essa delícia.

Leia os 2 texto que fizemos sobre essa iguaria:

3. Penne all’arrabbiata

Se você é fã da culinária italiana, já deve ter provado um dos seus pratos mais típicos: o penne all’arrabiata, que na tradução para o português quer dizer “massa tipo penne zangada”, que é um nome peculiar para dar para um prato. Mas faz sentido quando você descobre que o seu ingrediente especial é a pimenta. Então, se é um amante de comidas picantes, esse é um dos pratos típicos de Roma, que vai adorar.

Com uma composição simples, o penne all’arrabiata é feito com cebola, alho, tomate, pimenta e algumas folhas de ervas aromáticas. Assim, além de simples, essa é uma receita deliciosa, que com certeza você não deve deixar de provar.

Pratos típicos de Roma - Amatriciana

4. Bucatini all’Amatriciana

Se existe um prato que podemos dizer que é a “cara” de Lazio é o bucatini all’Amatriciana, que nasceu a partir da província de Amatrice, uma das cidades da região com apenas 2.500 habitantes.

Em sua receita os ingredientes do bucatini são tradicionais e simples, por isso uma das grandes restrições é colocar alho, cebola e bacon, como é possível encontrar em vários restaurantes do mundo. No bucatini all’Amatriciana usa-se apenas o guanciale, que é a bochecha do porco curada e defumada (tipo bacon), massa de tomates pelados, azeite, pimenta do reino, sal e um pouco de vinho branco.

Agora se você não é tão fã de molhos de tomate, sabia que existe esse mesmo prato, mas sem esse ingrediente. Chamado de bucatini alla gricia, muito comum na região de Lazio.

Carciofi alla giudia

 

5. Carciofi alla giudia

Com uma aparência um tanto peculiar, você deve provar em Roma o carciofi alla giudia, que na tradução livre são: alcachofras ao estilo judeu, uma parte muito importante da sua população.

Assim, esse é um dos pratos típicos de Roma, que se baseia na culinária judaico-romana, que tem origens muito antigas, já que de fato a primeira vez que ele foi mencionado foi no século XVI. E por conta dos sabores e temperos que possuímos hoje, quando chegar na região de Lazio a receita será um pouco diferente da original que são alcachofras fritas temperadas com somente sal e pimenta do reino.

Carciofi alla Romana
Foto: La Cucina Italiana

6. Carciofi alla romana

Bem particular da gastronomia romana, o carciofi alla romana é uma receita que divide opiniões entre os turistas, já que existem aqueles que amam ou odeiam esse tipo de comida.

Basicamente, este é um prato que é feito com alcachofras inteiras, que são recheadas por uma mistura interessante e à primeira vista apetitosa: salsa e alho. Assim, depois de prontas, os ingredientes são fritos.

Assim, se você for até a Itália e passar pela região de Lazio, não deixe de provar esse que é um dos pratos típicos de Roma. Principalmente se a viagem está marcada para abril ou maio, que é a melhor época para provar alcachofras.

Pratos típicos de Roma - Suppli

7. Supplì

Quem não gosta de um bolinho de arroz, não é mesmo? Pois então, esse também é um dos pratos típicos de Roma, um dos mais tradicionais, o supplì, que são bolinhos fritos e crocantes que são servidos “al telefono”.

Mas você já deve estar se perguntando: “o que é isso?”. Na tradução literal, quer dizer “ao telefone”, mas na culinária romana é quando o bolinho é servido partido ao meio com o queijo puxado e sem quebrar, como um fio de telefone.

Rústicos, mas saborosos, os supplìs são os principais petiscos vendidos pelas ruas de Roma, principalmente porque esse bolinho de arroz com queijo é simples, mas com um sabor incrível.

Derivado da palavra surprise — surpresa, em inglês —, os italianos remetem a criação desse nome à surpresa que é pegar um bolinho e descobrir que dentro tem um delicioso recheio de queijo e arroz.

Hoje em dia, é possível encontrar esse prato romano em diversos restaurantes servidos com molho à bolonhesa, mas na receita original também eram incluídos miúdos.

Porém, se você quer experimentar essa culinária mais original, saiba que é possível, já que em alguns lugares de Lazio o costume antigo prevalece. Com certeza essa é uma experiência única.

Pratos típicos de Roma - coda alla vaccinara
Pratos típicos de Roma – coda alla vaccinara. Foto: emanuele75 – Flickr

8. Coda alla vaccinara

Outro prato típico da região de Lazio é o coda alla vaccinara. Bem popular entre os italianos, essa é uma receita que lembra muito a rabada que temos no Brasil.

Isso porque no preparo desse prato vai rabo de vitela cozido com tomates pelados, cenoura, aipo, alho e outros ingredientes, que os italianos gostam de deixar em segredo. Por isso, existem várias tipos que vão te chamar a atenção.

Falei desse prato nesse texto – Delícias gastronômicas imperdíveis no Testaccio em Roma

9. Saltimbocca alla romana

O saltimbocca alla romana também será outro dos pratos típicos de Roma que irá te encantar. Composto por um bife fino de vitelo enrolado com outros ingredientes, como presunto cru e sálvia, ele é frito na manteiga e servido em porções, sendo um excelente prato para pedir em qualquer restaurante em Lazio.

Muito macio, esses bifes são irresistíveis no prato e quando você prova é certeza que não conseguirá parar de comer, já que o sabor é uma riqueza única da Itália.

Pratos típicos de Roma - trippa alla romana
Foto: Sulin – Flickr

10. Trippa alla romana

Quando você visita outros países, você tem o costume de provar as suas receitas originais sem medo? Então, a trippa alla romana é o prato certo, já que para uma pessoa com uma restrição alimentar, essa comida é bem diferente.

Na tradução literal, podemos dizer que essa é uma receita de tripa ao estilo romano, um dos pratos típicos de Roma e da região de Lazio. Com origens pobres, ele é feito com uma das partes menos valiosas do gado: as vísceras. Mas acredite que é uma experiência única para o seu paladar para quando for para Roma.

Veja a receita: para preparar é preciso que as tripas fiquem de molho no vinho branco e depois é cozida com o molho de tomate, e em seguida finalizada com dois ingredientes comuns na cozinha italiana: hortelã e queijo pecorino.

Falei desse prato nesse texto – Delícias gastronômicas imperdíveis no Testaccio em Roma

Pinsa Romana
Foto: pinsaromana.info

11. Pinsa romana

A pinsa é muitas vezes confundida com uma versão alternativa e alongada da pizza, pensando que a única peculiaridade está na forma. Na verdade, para além das suas origens antigas, são muitas as diferenças que fazem da pinsa um prato com uma identidade precisa, única e facilmente reconhecível.

São as farinhas utilizadas na massa que marcam a diferença. A pinsa tem uma massa composta por uma mistura de trigofarinha de arroz e soja , com alto percentual de água (80% de hidratação) e fermento mãe (lievito madre), utilizado em menor quantidade que a tradicional pizza napolitana. A massa da pizza napolitana tradicional é feita com um único tipo de farinha, branca de trigo tenro (tipo 0 ou 00). Essa diferença na massa também se reflete na pinsa, que tem consistência central  macia e leve, com bordas quebradiças e estaladiças. Precisamente na consistência é que a pinsa revela toda a sua singularidade, muito diferente de uma típica pizza napolitana, com bordas macias.

Outra característica da pinsa é a sua digestibilidade excepcional, obtida graças a uma longa fermentação e elevada hidratação da massa.

Veja o texto – A pinsa romana: história e curiosidades

Porchetta

12. Porchetta

Para fugir um pouco do estereótipo de que na Itália só tem pratos com massa, o próximo prato que você irá conhecer é a porcehtta, que se pronuncia “porqueta”. Uma receita de uma carne de porco assada sem osso.

Com certeza esse é um dos pratos típicos de Roma mais pedidos em fraschettes, ou seja, tavernas rústicas encontradas nas colinas perto da capital da Itália, Castelli Romani.

Apesar dos moradores de Ariccia, da região de Lazio terem reivindicado a autoria desse farto prato, que data da época pré-romana e do povo latino, essa receita é uma das mais típicas em Roma.

Fave e Pecorino
Foto: Buoníssimo.it

13. Fave e pecorino

Simples e deliciosos, essas são as características do fave e pecorino, uma das entradas e petiscos mais consumidos pelos italianos no período de Páscoa em Roma.

Em italiano, essa é a época da Pasquetta, que não pode faltar as favas e queijo pecorino (queijo de ovelha). Uma combinação um tanto inusitada, mas que faz sentido se pensar que esses são ingredientes fundamentais da gastronomia da Itália.

Fiori di zucca ripiena
Foto: Primo Chef

14. Fiori di zucca ripiena

Agora se você quiser fugir das carnes, uma dica é provar outro dos pratos típicos de Roma que são peculiares, mas que promete agradar até mesmo o paladar mais criterioso, é Fiori di zucca.

Apesar do nome, essa é uma receita da culinária romana que vão flores de abóbrinhas, recheadas, assadas ou fritas. Tudo dependendo do restaurante e da sua preferência.

Muito comum nos menus dos restaurantes italianos, no final da primavera e no começo do verão. Por isso, não perca tempo e assim que chegar na Itália procure por essa receita!

Crostata di ricota e visciole
Foto: GialloZafferano.it

15. Crostata di ricota e visciole

Agora depois de comer essas delícias gastronômicas, por que não partir para uma sobremesa? A crostata di ricotta e visciole é um dos pratos típicos de Roma que irá te encantar.

Basicamente, esta é uma receita de torta doce, que é recheada com ricota e cerejas ácidas, uma combinação que só é vista na região de Lazio, já que esta é uma tradição judaico-romanesca.

Conclusão

Depois de ler e conhecer esses 15 pratos típicos de Roma, bate até uma fome, não é mesmo? Por isso, uma das dicas que temos para você é conhecer o site do TourNaItalia.com.

Lá é possível encontrar diversos tours pela Itália com guias em português e sem grupos, já que essas são visitas guiadas particulares para você conseguir tirar todas as suas dúvidas e ter um momento de descontração.

Além disso, também possível aproveitar serviços de motoristas ou tours gastronômicos, como os que vendemos em Roma. Acesse o nosso site e descubra como podemos te ajudar na sua viagem até a Itália.

Sobre Deyse RibeiroEu sou Deyse Ribeiro, proprietária e editora do Portal Tour na Itália, especialista em turismo na Itália, onde vivo desde 2007. Depois de muito estudo, cursos e experiência no campo do turismo enogastronômico, decidi que queria apresentar a história por trás do prato, de uma forma diferente, através da memória histórica, o que fez chegar hoje nas nossas mesas, os “casos”, o trabalho, a cultura, e o amor pela culinária italiana. Pegue o seu garfo e vamos nessa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Experimente a Gastronomia Italiana