Conheça a história deste prato tipicamente romano, e ainda uma receita de “cacio e pepe” para provar em casa!
Há algumas alegrias na vida que são tão simples como o perfeito cacio & pepe.
Cacio e pepe – feito com queijo local de pecorino (cacio) e pimenta do reino preta moída (pepe) – é um prato clássico romano. A massa tem origens humildes.
Qual a história do Cacio & Pepe ?
Os queijos, assim como a Itália, têm uma história antiga. O pecorino, queijo de ovelha (pecora, em italiano), também conhecido como cacio em dialeto romano, é um queijo de ovelha que foi feito durante séculos na costa do Mediterrâneo, no norte da África e na Ásia Menor. Há evidências de que o pecorino foi consumido 3.000 anos antes de Cristo. A arte de produzir esse queijo existe desde os antigos gregos, e os romanos espalharam queijo em todo o seu império.
O queijo e a massa eram um alimento básico comum para pastores que passavam meses fora durante o pastoreio. Os pastores sempre carregavam um pedaço de pecorino envelhecido, pimenta do reino e macarrão seco em suas malas. Juntamente com um pedaço de banha para lubrificar as panelas de ferro, eles tinham tudo o que precisavam para produzir uma refeição completa e saborosa. Por quê?
- Pecorino não se estraga facilmente, então era ideal para longas viagens.
- A pimenta do reino era uma especiaria que gerava calor corporal em temperaturas frias, por isso protegia os pastores do clima gelado.
- O macarrão lhes fornecia os carboidratos e calorias de que precisavam para executar seu trabalho.
Muitos tentaram modificar esta receita antiga. Existem variações com parmigiano, azeite e outras formas de macarrão (como rigatoni ou bucatini). Mas você não deve se deixar enganar, nenhuma dessas variações é tão boa quanto o original!
Leia também ->Restaurante em Roma: o melhor Cacio & Pepe, segundo Anthony Bourdain
Quer a receita?
A receita real só exige:
- espaguete número 5
- pimenta do reino preta moída
- pecorino romano ralado DOP
Enquanto o espaguete está cozinhando em água salgada, coloque o pecorino ralado e pimenta em uma tigela de vidro ou de alumínio. Quando a massa estiver al dente, tire da panela com uma escumadeira, não com um escorredor de macarrão (não tire toda a água da massa, pois um pouco dela deve ser guardada!!). Adicione o espaguete à tigela com o pecorino e a pimenta do reino. Adicione duas colheres da água do cozimento do macarrão aos ingredientes e misture bem. À medida que a massa for sendo colocada, a água quente “cozinha” a massa mais um pouco e permite que todo o macarrão fique uniformemente coberto com queijo e pimenta do reino. Sirva imediatamente.
Qual é o vinho ideal para acompanhar?
Um branco bem conhecido do Lazio que é equilibrado, estruturado e de corpo criará um bom contraste com a salinidade do cacio e o picante do pepe. Este vinho é o Poggio dei Gelsi – Est! Est! Est! di Montefiascone DOP. O aroma é intenso, limpo e agradável. Também é bem equilibrado e tem um toque de mineralidade. Poggio Dei Gelsi é uma mistura de rosáceo a 40%, 30% trebbiano e 30% de uvas malvasia. Tem 12,5% de álcool.
Leia também -> Restaurante em Roma: o melhor Cacio & Pepe, segundo Anthony Bourdain
Buon appetito!
Pingback: Restaurante em Roma: o melhor Cacio & Pepe, segundo Antony Bourdain