Guia gastronômico da Úmbria

A Úmbria se localiza na região da Itália central, o coração da península. Suas terras são banhadas por lagos naturais, riachos e rios. É marcada por sua extensão de colinas e montanhas, possui uma vista fantástica.

Sua produção agrícola é de grande destaque, além de derivados da horticultura como trufas, cereais, possui vinhas em uma extensão de 16,5 mil hectares. Dentre suas castas típicas, nas brancas chamam atenção: Sauvignon Blanc, Verdello, Trebbiano, e nas castas tintas: Montepulcioano, Canaiolo Nero, Barbera.

Mas, não fica por aí! Úmbria é famosa por cediar o festival gastronômico da Itália: il festival dei primi d’Itália, que traduzido: o festival dos pratos principais da Itália, que foi criado em 1998.  O festival acontece em Foligno, e ocorre geralmente no último fim de semana de setembro.

O festival traz os mais variados pratos de toda Itália, mas dá visibilidade aos pratos típicos da Região da Úmbria.

Conheça os pratos típicos do coração da península!

Torta AL testo
LepoRello, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

TORTA AL TESTO

Essa torta, se caracteriza por ser um dos pratos mais famosos da Úmbria, possui origens ancestrais, para ser uma outra opção do pão tradicional. Sua região de origem é a província di Perugia.

A torta al testo é feita em uma placa redonda de ferro fundido chamada “testo”, o que deu origem ao seu nome. Ela é preparada da mistura de água, farinha de trigo, bicarbonato e sal, e atualmente possui mais uma variante, a farinha de milho, que surgiu após a importação dos cereais da América. Seu recheio é diverso, como se fosse uma focaccia branca, que pode ter vários tipos de recheio.

Já deu água na boca?! Mas aguarde, esse é apenas um dos mais variados pratos da Úmbria.

NORCINEIRA

Muitos restaurantes na região de Norcia na Úmbria, fazem uma seleção de norcineira. Por ser uma região famosa por seus embutidos de altíssima qualidade e sabor, norcineira é servida com uma tábua de entrada.

Dentre seus selecionados estão: mortadela, carne de javali, queijo pecorino, prosciutto, além de linguiças e salames. Com certeza um sabor marcante para sua entrada.

Alessio Damato, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

PORCHETTA

Mesmo sendo comum em toda Itália, a porchetta teve origem na Úmbria, sendo comum nas festas de fim de ano, possuindo as de lá, um sabor incomparável.

Seu preparo é feito com ervas locais, onde a carne de porco, ingrediente principal da porchetta, depois de recheado com as iguarias, é assado lentamente.

Foto: Kung Food

PASTA ALLA NORCINA

Um prato tradicional da Úmbria, possui algumas versões, porém as duas mais conhecidas vão com creme e linguiça, e o outro com alici, trufas e alho, de acordo com a culinária nativa. Imagina só que delícia provar essa pasta alla norcina?!

PASTA AL TARTUFO NERO

Esse, é outro prato típico da gastronomia Úmbria. Não possui grande mistério, pelo contrário, são poucos os ingredientes que esse prato ocupa. Porém, tem um sabor inesquecível. Seu ingrediente principal é a trufa negra, colocada em fatias sobre a massa.

PALOMBACI ALLA PERUGINA

Uma receita tradicional e peculiar, um prato típico da Úmbria. Esse, é composto por pombos selvagens.

Os pombos são recheados com ovos, salsichas e envolvidos em fiambre. São cozidos lentamente dentro de uma panela de barro.

FORJATA

Originária do interior da Úmbria, a torta Forjata possui registros de mais de 2 mil anos, onde era preparada por mulheres com folhas colhidas nos campos. Seu nome deriva de “Foglia”, traduzindo “folha”.

Em seus ingredientes para a massa, inclui farinha de trigo, azeite, ovo, água, sal.  Tal massa é muito conhecida como “massa louca”. Seu recheio pode ter várias versões devido as diferentes estações do ano, sendo o recheio mais conhecido por utilizar: folha de espinafre, cubinhos de linguiça a base vegetariana.

Foto: Madonna del Piatto

BRUSTENGOLO

Um doce típico da Úmbria, feito principalmente no outono na Itália. Sua região de origem é Narni, situada na província de Terni.

Possui uma cor amarelada, devido ao fubá utilizado nessa iguaria. Os outros ingredientes são passas, raspas de limão, nozes, pinhões e maça.

cantalamessa, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

TORCOLO DI SAN COSTANZO

Um doce particular da Perugia, sendo preparado especialmente no dia 29 de janeiro, o dia de San Constanzo, de onde vem a origem de seu nome.

É como um donut de farinha, ovos, açúcar e fermento, sendo a particularidade desse doce típico, as passas e pinhões que são adicionados como recheio.

Foto: Divulgação Baci / Perugina

CHOCOLATES DA PERUGINA

Úmbria é rica em amêndoas e avelãs, sendo os doces da região feitos especialmente com esses ingredientes.

Perugia é conhecida como a cidade do chocolate, hospeda uma das marcas mais famosas de chocolate da Itália, a Perugina, que atualmente faz parte do grupo Nestlé.

Seu chocolate e também doce típico da Úmbria é o Baci, um produto essencial na gastronomia de Perugia feito pela primeira vez em 1922.

É recheado com cacau e avelãs, e coberto com chocolate preto e uma avelã para dar o toque final. Seu sabor é incrível, e sua história possui um grande romance por trás.

WikiO&L1026, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

CIARMICOLA

Esse é o doce mais comum durante as férias de páscoa. Suas variações são muitas, o mais comum é como um donuts cor de rosa, sendo adicionado merengue branco por cima, e com toque final de confetes açucarados e coloridos.

É ótimo para o lanche da tarde, ou seu momento preferido para degustar essa especiaria da Úmbria.

CRESCIONDA

Sendo um doce típico da região de Spoleto, crescionda é produzido principalmente em tempos de Carnaval.

Uma curiosidade é que esse prato, já foi considerado em velhos tempos uma receita agridoce. Mas hoje, é totalmente voltado aos apaixonados por doce.

Possui variantes, e a mais conhecida é composta por três camadas, e chamada de “crescionda a ter strati”, onde cada camada possui um sabor diferente, como amaretto, pudim e chocolate.

Foto: Giallo Zafferano

PINOLATE

Sua data de aparecimento são as festas natalícias. Os pinolados são basicamente pastéis secos com amêndoas e pinhões de formato circular.

Seu modo de produção inclui as amêndoas picadas com açúcar, misturados com claras de ovo batidas, misturando com outros ingredientes, sendo adicionado ao final, algumas amêndoas amargas como toque especial.

Wander Umbria, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

PANPEPATO

O panpepato, é um bolo redondo e doce típico da Úmbria. Sua curiosidade, é que ele vem da descendência de pães doces medievais.

Seus ingredientes principais são: noz-moscada, raspas de laranja e limão, amêndoas, avelãs, canela, pimenta e pinhões. Também é misturado com mel, e é claro, com cacau. Após sua mistura e cozimento, ele é coberto com uma camada de chocolate, e tradicionalmente comido nas férias de natal.

Conheça os produtos típicos da Úmbria

Trufas Brancas de Alba - Piemonte - Itália

TRUFAS

As trufas são conhecidas por suas fragrâncias e sabores únicos. É um adicional muito utilizado para a preparação de pratos saborosos, como massas, risotos e cremes de trufas para recheio de pães.

Normalmente, elas crescem abaixo das raízes de árvores e arbustos. São encontradas por lá, tanto as trufas brancas, quanto as trufas negras. Na culinária local, ela é usada fresca, congelada, em molho ou em óleo. Normalmente são postas no arroz em fatias, nos pratos aromáticos com base de peixe ou carne, e até mesmo nas pizzas caseiras. No caso de óleo, ela aromatiza saladas, legumes, carnes, sanduiches, deixando tudo com um sabor único.

FAGIOLINA DEL TRASIMENO

São feijões que crescem perto do famoso Lago Trasimeno. São vistos desde a época romana, sendo comuns em topos de bruschettas, comidos com azeitonas da Úmbria, em sopas.

PEIXE TRASIMENO

Apesar da Úmbria não possuir uma costa, seus lagos são ricos em peixes como a carpa, a tinca, o persico e o lúcio. São peixes brancos que possuem uma carne e sabor muito agradável.

RAVIGGIOLO

Um queijo típico da região da Úmbria que tem seu período de produção devido ao seu frescor, de outubro a março.

Seu modo de preparo inclui juntar coalho ao leite e deixar coagular por um tempo. Após, se escorre em esteiras ou cestos de vime ou plástico, ou entre folhas de samambaia, couve ou figo. O seu consumo é fresco, e possui um gosto levemente adocicado e levemente amanteigado.

Deanna from Chicago ‘burbs, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

PECORINO DE NORCIA

Um queijo feito para fatiar!

Sua receita inclui leite de ovelha filtrado e cru, aquecido em chama direta (90°C) em um caldeirão, coalhada, fora o seu período de amadurecimento que vem após o término de sua produção

Seu tempo de amadurecimento dura por 60 dias, e é considerado um queijo fresco. Caso seu amadurecimento ultrapasse de 8 a 12 meses, fica perfeito para ralar.

VINHO ORVIETO CLÁSSICO DOC

Mais conhecido como Orvieto Doc, um vinho branco, muito popular e feito nas vinhas da Úmbria.

Com corte de Grechetto, Trebbiano Toscano, e outras castas. Possui acidez média a alta, e dois sabores: toranja madura e pêssego.

Michela Simoncini, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

VINHO TINTO SAGRANTINO DI MONTEFALCO DOCG

A uva Sagrantino, utilizada para a produção desse vinho, é uma uva de pele grossa, que da origem a vinhos bem escuros, e com aroma de amora.

Na Úmbria, seus principais produtores são: Adanti, Alzatura, Antonelli, Arnaldo Caprai, Romanelli, entre outros.

Certamente esses pratos e especiarias te deixaram com uma enorme vontade de experimentar?!

A Úmbria é uma região linda para se conhecer, suas raízes e particularidades são mantidas ao longo dos anos, a tornando única e com um destino especial.

Desfrute os sabores da Úmbria!

Temos serviço de guia em português na região, além de tours gastronômicos para conhecer e degustar a região.

Sobre Deyse RibeiroEu sou Deyse Ribeiro, proprietária e editora do Portal Tour na Itália, especialista em turismo na Itália, onde vivo desde 2007. Depois de muito estudo, cursos e experiência no campo do turismo enogastronômico, decidi que queria apresentar a história por trás do prato, de uma forma diferente, através da memória histórica, o que fez chegar hoje nas nossas mesas, os “casos”, o trabalho, a cultura, e o amor pela culinária italiana. Pegue o seu garfo e vamos nessa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Experimente a Gastronomia Italiana