Eventos Gastronômicos na Itália em Dezembro

Veja o calendário de eventos gastronômicos na Itália em dezembro e não fique de fora dos melhores eventos do ano. Todo mês teremos aqui um calendário com feiras, degustações e exposições que você não pode perder!

Em nossa Agenda da Itália para dezembro, você encontrará uma visão geral de vários eventos, festivais e exposições interessantes na Itália. Os eventos e festivais estão listados em ordem cronológica, divididos por tipo de evento.

– Atualizado com eventos de 2025 – 

 Itália em Dezembro

Os dias longos estão no fim, agora a noite chega mais cedo, é inverno! Dezembro é um mês frio e os resorts alpinos começam a abrir para o início da temporada de esqui, embora as imponentes festividades de Natal mantenham a vida quente e brilhante.

As semanas anteriores ao Natal estão repletas de eventos religiosos. Muitas igrejas montam presépios conhecidos como presépios. Nápoles é especialmente famosa por isso, leia San Gregorio Armeno, a rua dos presépios de Nápoles. Na véspera de Natal, o papa faz missa da meia-noite na Praça de São Pedro.

Dezembro provavelmente não é o primeiro mês que vem à mente quando você pensa na época ideal para viajar para a Itália. Todo mundo fala sobre as outras três estações – a bela primavera italiana e suas colinas verdejantes, o verão e a cultura italiana de praia, e o outono, com suas colheitas de uvas e festivais de outono.

No entanto, o inverno  pode ser um momento perfeito para visitar a Itália! Em dezembro, você terá cerca de 9 horas de sol por dia para:

  • passear em cidades iluminadas com as luzes de natal
  • esquiar ou praticar snowboard em algumas das melhores pistas da Europa
  • visite museus e lojas mundialmente famosos – sem multidões de outros turistas
  • experimente iguarias regionais italianas natalícias, e os deliciosos pratos invernais como carnes de caça e polenta!

Leia também:

Eventos Gastronômicos na Itália em Dezembro

Mercados de Natal coloridos na Itália: Na maioria das cidades e vilas italianas, um mercado de Natal é realizado nos dias ou semanas antes do Natal. Muitas vezes há inúmeras barraquinhas com boa comida e bebida, para presentear ou saborear na hora, enfeites natalinos, presentes de natal e panetones. Algumas dicas no texto específico que temos no site: Mercadinhos de Natal na Itália: região por região

16-17 / 23-24 / 30  e 1 dezembro  – San Miniato (PI) – Mostra-mercato Nazionale del Tartufo Bianco di San Miniato* – Uma das maiores feiras nacionais de Trufas Brancas, já que San Miniato é considerada como uma cidade com trufas de altissima qualidade. Programa ainda não esta online. Acontece em várias praças do centro histórico. programa

Todo o mês de dezembro de 2025 – em diferentes regiões da Itália (Basilicata, Campania, Friuli, Marche, Lazio, Toscana, Piemonte, etc.) – Cantine aperte a Natale. . Todas as adegas da Associazione Movimento Turismo del Vino, durante todo o mês de dezembro, estão se preparando para receber calorosamente os enoturistas para celebrar e brindar junto com as férias e o início de um novo ano. A Cantine Aperte a Natale tem a dupla tarefa de encerrar um grande ano vitivinícola e inaugurar um novo igualmente emocionante e cheio de satisfações. Em dezembro, as empresas associadas da MTV preparam-se para receber os enoturistas e entusiastas nas suas vinhas e caves para celebrar as festas e o início do novo ano com um brinde caloroso. Uma oportunidade imperdível, não só para provar vinhos e produtos regionais autóctones, mas também para visitar as vinhas e caves transformadas em mercados de Natal, deixe-se levar pelo ambiente mágico do Natal e, com a ocasião, escolha o presente certo para colocar a árvore.Por ocasião da Cantine Aperte a Natale , as indústrias participantes na iniciativa prepararam um programa repleto de atividades para todos os gostos, com especial atenção também para os mais pequenos. Provas, visitas guiadas à adega, jantares à luz das velas, compras de Natal, mas também workshops sensoriais, caças ao tesouro entre barricas e outras iniciativas a descobrir em nome da alegria e diversão, em pleno espírito natalício.O Natal na Cantine Aperte é sinónimo de partilha e tradição, um conjunto de momentos que inflamam os ânimos e aquecem o coração, através de aromas e sabores que fazem lembrar a casa. De facto, serão inúmeras as degustações oferecidas pelas caves: maxi-panettone, torrone e muitos doces típicos da região que irão deliciar o paladar de adultos e crianças. Mas para celebrar juntos certamente não se pode prescindir de um bom copo de vinho. O protagonista inevitável das mesas, das emoções e das memórias, que nos acompanha nas muitas experiências a viver e partilhar na adega, na companhia dos nossos entes queridos. No site http://www.movimentoturismovino.it/it/home/ todos os detalhes dos programas regionais sendo atualizados, a reserva é fortemente recomendada e, em muitos casos, obrigatória.

até 08 de dezembro – Alba (Piedmonte) – Fiera Internazionale del Tartufo Bianco – (site) – – Durante a Fiera Internazionale del Tartufo Bianco d’Alba , são organizadas inúmeras atividades, principalmente com a trufa branca na liderança. Mas o que exatamente é esse ouro branco? Simples: trufas são cogumelos. Cogumelos especiais, sim, porque crescem no subsolo, entre as raízes dos carvalhos e choupos, entre outras coisas. Para rastrear as trufas, o caçador de trufas sai com um cachorro bem treinado ao seu lado. Este detetive sabe melhor do que ninguém como detectar o cheiro da trufa e, assim, descobrir o local. Os porcos costumavam caçar trufas, mas isso foi proibido desde 1985. As trufas não podem ser cultivadas – então as pessoas são realmente dependentes da natureza aqui. Como resultado, a demanda geralmente é maior que a oferta, o que significa que o preço das trufas pode subir um pouco. O preço de um quilo de trufa branca pode chegar a dois mil euros! A trufa branca, o tartufo bianco , é encontrada principalmente no Piemonte. O exterior não é totalmente branco, mas verde-amarelado; o interior é um pouco mais cinzento, com veios brancos. Tanto o cheiro quanto o sabor da trufa branca são muito, muito mais fortes que o da trufa preta. A trufa branca é frequentemente utilizada crua devido ao seu aroma e sabor intensos, por exemplo ralada sobre um prato de massa ou risotto. Saiba mais sobre a FeiraExperiencia de caça as trufas –  O que são as trufas? – Saiba mais sobre as trufas brancas de Alba, e como é a caça às trufas

ate 1 de dezembro – Milão (Lombardia) – Milano Whisky Festival  .Três dias de convívio, degustações e masterclasses num dos edifícios mais conhecidos e prestigiados de Milão: o Palazzo delle Stelline , no centro de Milão. Também para a edição de 2024, o Milano Whiskey Festival se confirma como o evento de referência para entusiastas e operadores do setor descobrirem as novidades vindas das destilarias Scotch Whisky, Irish Whiskey, Bourbon e Whiskey do Extremo Oriente.

até 4 dezembro – Sogliano al Rubicono (Emilia Romagna) – Fiera del Formaggio di Fossa – Nos dois últimos domingos de novembro e no primeiro domingo de dezembro , Sogliano al Rubicone hospeda a Feira do Queijo de Fossa. Muitos eventos colaterais animam as ruas do centro da cidade durante os três dias de feira: exposições permanentes, espetáculos, conferências, visitas guiadas, atividades, animação infantil e música. Há também muitas barracas onde você pode provar e comprar queijo de fossa e muitos outros produtos locais, como salgadinhos, saba, mel, carnes curadas. Formaggio di Fossa é um queijo condimentado tradicionalmente produzido na Romagna, e é assim chamado porque foi afundado por três meses durante o verão para poder ser usado no inverno. Durante os três meses de maturação, o queijo afundado sofre uma refermentação que lhe confere um aroma e sabor intensos. Na cozinha pode ser ralado sobre a massa ou combinado com mel e figos. É considerado um produto de excelência da Romagna desde o século XVIII. A tradicional abertura dos poços ocorreu em 25 de novembro, dia de Santa Catarina de Alexandria. Neste dia, após a colheita e a sementeira, após a colheita e a prensagem das azeitonas, os agricultores preparavam-se para o inverno e recolhiam o queijo entregue às covas durante o verão para fazer face ao inverno. A Feira do Queijo Fossa nasceu em 1974 precisamente para relembrar esta tradição. Em 2009 , o queijo Fossa di Sogliano obteve a marca Dop.

6-7-8, 13-14 Candelara (Marche)  CANDELE A CANDELARA – Velas em Candelara é o festival de velas comemorado todos os anos na vila medieval de Candelara, em Marche. Todas as noites, nos fins de semana a vila é iluminada por milhares de velas. Durante o festival de 7 dias, os visitantes podem desfrutar de uma série de eventos: mercado de Natal, presépios, shows, música, artistas de rua e iguarias locais. Mais de 70 barracas de madeira vendem objetos artesanais, idéias para presentes e velas de todos os tipos e tamanhos. Também é possível saborear pratos tradicionais em duas grandes instalações aquecidas: polenta com cogumelos, bacalhau salgado com batatas, carne grelhada, piadina, azeitonas fritas, panquecas de maçã, castanhas assadas e vinho novo. Há também um beco estreito coberto de neve para crianças. No workshop do Papai Noel, as crianças podem trabalhar com diferentes materiais (argila, cera, papel, madeira) para fazer decorações de Natal, além de encontrar o Papai Noel para entregar suas cartas. Além disso, visitas guiadas a laboratórios têxteis, onde os tecidos tradicionais são tecidos com teares desde o início do século XX. Além disso, uma banda de música de 35 Papai Noel e Papai Noel tocando gaita de foles nas ruas de Candelara. E, claro, degustações de comida local, shows, visitas guiadas e muito mais. Veja programa 2025

7 e 8  – Suvereto (Toscana) – Sagra del Cinghiale (Javali) – Durante a Sagra del Cinghiale em Suvereto você pode desfrutar de todos os tipos de pratos com cinghiale , javali. Há mais de quarenta anos, os habitantes fazem todas as paradas no final de novembro para celebrar a riqueza culinária que o javali lhes dá. Além das degustações, há desfiles históricos e demonstrações de bandeiras e festas até altas horas. Saiba mais. 

até 14 de dezembro – Martellago (vêneto) -Mostra Radicchio Tardivo –  Três fins de semana de festa em Martellago (VE) que acolhe a Mostra Radicchio Tardivo . O evento, que vem se expandindo ao longo dos anos, terá como evento-chave o Concurso Melhor Tardivo Tinto Radicchio . Durante a exposição-competição serão eleitos os dez primeiros classificados. Não faltam atividades paralelas, como encontros e noites temáticas com os produtores e a XIII edição do concurso de canto Radicchio d’argento . A banca estará aberta todos os dias (nos feriados também ao almoço) para oferecer as melhores especialidades à base de radicchio : risotto, nhoque, pasticcio, sopa, peru recheado, rolinhos de radicchio, radicchio frito ou “in Saor”, bem como o doce “ Martellago Radicchio ”.Menus, tabelas de preços e outras informações:  promartellago.com

5 a 8 – Milão (Lombardia) –  Fiera degli Oh bej! Oh bei! – A Fiera degli Oh bej! Oh bej!, também conhecida como Fiera di Sant’Ambrogio, dá início ao espírito natalino em Milão. As festividades acontecem em homenagem ao dia do nome do padroeiro Santo Ambrósio. No dia de sua festa, um mercado de vários dias acontece na praça perto do Castello Sforzesco, com barracas cheias de obras de arte coloridas e iguarias locais.

4 a 8 – Hône (Valle D’Aosta) – Festa della Micòoula – De 4 a 8 de dezembro de 2025, a aldeia de Hône, no Vale de Aosta, celebra o pão doce local no Festival de Micòoula. O pão “Micòoula” é uma versão mais doce e saborosa do tradicional pão de centeio Valdôtain. Nozes, figos secos, castanhas, passas e chocolate preto são adicionados à massa de centeio para criar um saboroso pão de Natal que pode ser apreciado a qualquer hora do dia. O destaque do Festival do Pão Micòoula é o Mercado de Natal, quando os moradores de Hône fazem demonstrações de culinária e vendem saborosos micòoule e outros produtos e iguarias tradicionais. Outros eventos incluem shows de música, danças… Info aqui.

5 a 8 – San Quirico D’Orcia (SI) – Festa dell’Olio – dedicado à nova produção de azeite extra virgem, que pode ser degustado nas barracas de comida ao longo das ruas, juntamente com vinho, vinho quente, schiacchiata com uvas, castanhas assadas e outros especialidades locais. Haverá  também mercado,  produtos orgânicos. Info aqui.

8 – Barga (LU) – Barga in Cioccolato OBarga in Chocolate será realizada nos dias 8 a 10 de dezembro no centro histórico da cidade. Há muitos eventos programados no Barga em Chocolate, todos dedicados ao néctar dos deuses: haverá degustações, shows, entretenimento para crianças e muito mais. Mas o coração do evento será, obviamente, degustações: haverá bombons, bolos, chocolates quentes, fondues, mousses, tabletes cheios e licores. Ao mesmo tempo que Barga em Cioccolato, haverá também um mercado de artesanato e antiguidades na versão de Natal. Saiba mais

5 a 8– Santa Massenza (Trentino) – La Notte degli Alambicchi accesi Como é produzida a grappa? Qual é a sua história? Como é feito um alambique e como ele funciona? São muitas as questões que giram em torno deste precioso destilado ao qual a Koinè Company tenta responder com um envolvente espetáculo itinerante pelas ruas e destilarias da característica vila de Santa Massenza (TN) , a capital da grappa artesanal.

10 a 13 de dezembro Verona (Vêneto) – Fiera di Santa Lucia  – antigo evento da feira acontece nos dias que antecedem o dia de Santa Lúcia, 13 de dezembro , e tem seu ápice na noite entre 12 e 13 de dezembro . Segundo a tradição, nesta noite a Santa, com o seu burro e ajudada pelo Gastaldo, leva brinquedos, doces e prendas às crianças boas, mas também carvão às crianças travessas. São mais de 200 barracas  de vendedores ambulantes de toda a Itália na Piazza Bra e na Via Roma , no coração de Verona, expondo seus produtos típicos e artesanais , e oferecendo uma oportunidade imperdível de encontrar alguns itens especiais. Info aqui.

13 – SIENA – Fiera di Santa Lucia – Igreja de Santa Lúcia, Pian dei Mantellini. Todos os anos, no dia 13 de dezembro, dia da memória de Santa Lúcia, é realizada a tradicional festa em Siena – uma das mais queridas pelos sienenses – com missas celebradas na Igreja de Santa Lúcia (das 8 às 18h30, geralmente presidida pelo ‘Arcebispo, enquanto que durante todo o dia os sacerdotes estão disponíveis para transmitir a bênção dos olhos) e a feira tradicional de produtos artesanais de Siena e Natal em Pian dei Mantellini. Pode-se dizer que toda criança sienesa foi acompanhada por pais, tios ou avós em Santa Lucia para levar os sanduíches abençoados e comprar o sino de terracota com as cores de seu distrito, as estátuas do presépio, o doce brigidini de Lamporecchio. E que, como adulto, ele não fez o mesmo com seus filhos e netos: uma tradição íntima e familiar que continua de geração em geração. info aqui

14 de dezembro – Calabricata (Calabria) – Sagra del Maiale a Sellia Marina – Em Calabricata (Sellia Marina)  realiza-se a  Festa da Carne de Porco  onde a partir das 19h00 se podem degustar várias receitas com as quais se declina a carne de porco. Enquanto escaldam os grelhados, acompanhados por copos de vinho local, pode dançar e divertir-se ao som da música do grande Rino Gaetano juntamente com o grupo “Katmandu” que animará a noite. Info aqui.

ate 6 janeiro  – Lago de Como (Lombardia)- Casa dei Balocchi -Casa dos Brinquedos –  Uma Toy Story para que todos possam desfrutar. Há muito o que fazer na cidade dos brinquedos. Ir patinar na pista de gelo. Envie uma carta para o Papai Noel, descrevendo seus desejos favoritos de presentes de Natal. Amostra de pratos e presentes locais à venda – é um local ideal para organizar suas compras de Natal! Além disso, participações especiais de convidados de Papai Noel (chegando à Piazza Duomo na véspera de Natal) e Befana ! Saiba mais aqui.

Sobre Deyse RibeiroEu sou Deyse Ribeiro, proprietária e editora do Portal Tour na Itália, especialista em turismo na Itália, onde vivo desde 2007. Depois de muito estudo, cursos e experiência no campo do turismo enogastronômico, decidi que queria apresentar a história por trás do prato, de uma forma diferente, através da memória histórica, o que fez chegar hoje nas nossas mesas, os “casos”, o trabalho, a cultura, e o amor pela culinária italiana. Pegue o seu garfo e vamos nessa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Experimente a Gastronomia Italiana