*Este post faz parte da Blogagem Coletiva de Gastronomia Italiana, a qual é promovida por blogueiras brasileiras residentes na Itália que durante as sextas-feiras de outubro vão publicar uma série de textos sobre especialidades da cozinha italiana.
O primeiro post é sobre as entradas, ou como são chamadas aqui na Itália, antipasti.
O MENU
Antes de entrar a fundo no argumento, prefiro explicar melhor para aqueles que ainda não viajaram para a Itália, como é a ordem dos pratos servidos nos restaurantes, como já falei no post de dicas de restaurantes. Não é que toda refeição deve ser assim, mas essa é a ordem tradicional:
Do italiano “bruscare“, como “para assar na brasa”, refere-se ao pão e não ao recheio. A receita clássica é pão tipo ciabatta onde se esfrega um dente de alho e depois vai para a grelha, brustolire, depois acrescenta-se azeite extra virgem, sal e tomates italianos frescos cortados em pedaços com manjericão.
.
– Taglieri di salumi/affettati:
Este nada mais é que uma seleção de presuntos e salames toscanos, algumas vezes servidos também com queijo. Na opção separada (somente o tagliere) é servido com o coccole (massa frita típica de Florença, que na tradução ao português seria “carinho”) e pães toscanos, que para quem não sabe é um pão que tem a característica de não conter sal! Por isso o prosciutto toscano tem mais sal que o de Parma, mas é mais macio.
.
2. Fior di Zucchini/Zucca:
Essa é a flor da abobrinha que em muitas partes do Brasil nós jogamos no lixo! Mas que aqui na Itália é muito utilizada na culinária.
Decidi falar sobre ela porque grande parte dos meus clientes me perguntam o que é esta verdura quando a encontram nos Menus. Ela na entrada pode ser encontrada frita, na pastella, ou seja em uma farinha tipo “tempura”, ou recheada. Eu adoro pura como recheada.
Em um famoso e ótimo local de comida de rua, que fica ao lado da igrejinha de Dante em Florença, encontramos a fior di zucchini frita e enrolada em um papel absorvente.
Ou nos restaurantes mais refinados, encontramos recheada com muçarela de búfala, anchovas e na versão toscana, recheada com papa al pomodoro (sopa consistente de tomate e pão) ou salsiccia e stracchino (linguiça e queijo, como na versão do crostini).
Não deixem de visitar os outros blogs e conhecer também as deliciosas entradas das outras regiões italianas, cliquem no link abaixo.
Espero que todos tenham se deliciado com a maravilhosa culinária toscana, e na próxima sexta tem mais textos sobre a culinária no meu Blog e dos outros participantes da Blogagem coletiva.
.
Os outros Blogs participantes:
– Milão nas Mãos
Leia ainda:
Veja o Calendário anual de eventos na Toscana e não perca nada!
- Indicação de Restaurantes na Toscana
- Cene Galeonte: jantar divertido no presídio
- A maravilhosa Gastronomia Toscana
- Gastronomia italiana: entradas típicas da Toscana
- Gastronomia Toscana: o Vin Santo Toscano
- Gastronomia italiana: Tagliolini al Tartufo Bianco (trufa branca)
- Gastronomia italiana: Doces típicos Toscanos e suas curiosidades
- L´Aperitivo all´italiana
- O Gelato na Toscana