L´Aperitivo all´italiana, o happy hour à maneira italiana

Vai chegando a noite e os italianos vãos aos bares para “fare l´aperitivo”. L´Aperitivo all´italiana, é o happy hour à maneira italiana

Alguém aqui já viajou para a Itália e ficou se perguntando o que significava uma multidão de pessoas  em bares antes do jantar?!?

Sim, Tomar um Aperitivo é algo tão italiano que já se tornou costume no país!

Leia também:

Mas afinal o que é o aperitivo italiano? 

O aperitivo pode ser uma bebida alcoólica ou não alcoólica que se toma antes do jantar juntamente com alguns quitutes oferecidos pelo bar/café/lounge! Pode ser tomado na mesa, em pé (a maioria), porque depois, geralmente, as pessoas vão a outros locais para jantar! Os mais jovens, como os estudantes universitários, se encontram para tomar alguns drinks acompanhados de um rico buffet (ao invés de jantar), já que dali vão para outras festas!

Procurei informações para entender melhor esse costume do aperitivo, e descobri que o hábito nasceu em 1800 em Turim (Torino), em razão do drink Vermouth (vinho branco misturado com 30 tipos de ervas e especiarias), inventado por Antonio Benedetto Carpano em 1786. A receita foi mudando e por fim originou o Martini que conhecemos hoje, foi produzido por Cinzano e Martini & Rossi, tornando-se com o nome de “Martini” um aperitivo, para beber puro ou como base para muitos coquetéis como o Negroni ou Manhattan, até mesmo para beber depois do jantar.

Um antecedente da bebida moderna foi consumido na Roma antiga, o mulsum à base de vinho e mel.

O uso do aperitivo já se espalhou para várias cidades na Itália no final dos anos 1800, ligado à moda dos cafés que foram particularmente ativos em cidades como Turim, Gênova, Florença, Veneza, Roma, Nápoles, Milão.

Hoje o costume de se tomar um aperitivo, a partir de metade da década de 90, se transformou em sinônimo de glamour e elegância! O melhor de tudo é o ambiente: muitos jovens, música boa, drinks deliciosos! Tomar um aperitivo não só é super gostoso como é uma ótima oportunidade para quem quer conhecer gente nova e bonita!

O horário do aperitivo não varia muito por toda a Itália: vai das 19h até às 22h aproximadamente. No verão, são organizados aperitivos em locais super agradáveis, como jardins de hotéis e beach clubs nas praias. Uma delícia…

Faz Bem! Você sabia?

A bebida também tem efeitos fisiológicos tais como a estimulação da secreção de suco gástrico, que pode aumentar a sensação de fome. Em pequenas quantidades pode levar benefícios para a digestão. Já se aumentar a ingestão ocorre o contrário, torna mais difícil a digestão, e leva a quase o dobro das calorias ingeridas com a próxima refeição.

Hoje vários drinks que são tomados no aperitivo, atualmente os mais cobiçados são o Negroni, Rossini, Bellini e Spritz, e claro, uma bela taça de vinho ou Prosecco. Mojitos e Caipirinhas também vêm caindo no gosto dos italianos.

Drinks:

O Negroni é o coquetel feito com gim, Martini vermelho e Campari. É o aperitivo típico de Florença!

Rossini é mais docinho, preparado com Prosecco e suco de morango.

O Bellini é uma mistura de Prosecco e Pêssego. O drink foi criado em 1948, por Giuseppe Cipriani, proprietário do famoso Harry’s Bar de Veneza, para que pudesse servir os convidados de uma importante exposição de arte dedicada ao pintor veneziano chamado Giovanni Bellini!

Já o Spritz, é um drink à base de Prosecco, ao qual normalmente se adiciona Aperol, uma rodela de laranja e gelo. É o drink do verão! O Aperol, para quem não conhece, é uma bebida laranja, um pouco amarga. É uma bebida pouco conhecida no Brasil, mas é a cara da Itália e o sucesso da bebida rendeu um site e até pauta do New York Times.

File:Spritz Aperol.jpg

Descontração:

Quer encontrar os amigos? Discutir uma proposta de trabalho? Encontrar um conhecido depois de muito tempo? Ou mesmo conhecer melhor aquela pessoa?

O aperitivo é a sua melhor opção, no dia-a-dia em toda a Itália serve de pretexto para encontrar os amigos após o expediente, para “iniciar os trabalhos” antes do jantar e até como primeiro encontro entre casais.

É bastante comum que o convite para o primeiro encontro seja para um aperitivo, ao invés do jantar. Isto porque tem um clima mais casual e também porque a duração pode ser rápida ou longa, depende to papo, e da atração, claro!

aperitivo – drinks

Como terminar bem o dia!

Depois de fazer um passeio como um city tour, uma visita ao Museu, quando sou eu a guia, sempre ofereço aos clientes o Aperitivo all´italiana, como forma de conhecer os hábitos italianos e como forma de descontração depois de um longo dia de passeio. Não há quem não aceite! Mesmo que seja abstêmios o drink alcoólico é uma delicia! E claro, está na Itália? Então faça como os italianos!!!

O aperitivo ao fim do Passeio por Florença
Sobre Deyse RibeiroEu sou Deyse Ribeiro, proprietária e editora do Portal Tour na Itália, especialista em turismo na Itália, onde vivo desde 2007. Depois de muito estudo, cursos e experiência no campo do turismo enogastronômico, decidi que queria apresentar a história por trás do prato, de uma forma diferente, através da memória histórica, o que fez chegar hoje nas nossas mesas, os “casos”, o trabalho, a cultura, e o amor pela culinária italiana. Pegue o seu garfo e vamos nessa!

12 comentários em “L´Aperitivo all´italiana, o happy hour à maneira italiana”

  1. Pingback: City Tour em Florença – conhecendo Florença | Passeios Na Toscana

  2. Deise boa tarde, adorei sua pagina até me deu vontade voltar neste lugar tão lindo.
    Gostaria de saber como funciona seu trabalho.
    Digamos que tenho uma semana ou 10 dias.
    Beijao

  3. Luzia Abreu Faria Barreto

    Deyse, adorei sua pagina! Gostaria de saber como funciona o seu serviço de guia. Vou dia 13 de outubro para Roma, depois Florença Siena e Veneza.

  4. Pingback: City Tour: Passeios em Pisa com uma Guia Brasileira | Passeios Na Toscana

  5. Pingback: O que fazer a noite em Florença | Passeios Na Toscana

  6. Pingback: Cecina, o ouro de Pisa | Passeios Na Toscana

  7. Francisco Soares Filho

    Deyse,
    Estou desejando um tour com museus,
    E em outro dia um tour em uma vinicula,
    O que voce sugere,
    E o custo,
    Grato,
    Francisco

  8. Pingback: A moderna Vinícola Antinori - por Marco Petrini - Vinho Italiano

  9. Pingback: Aperitivo na Toscana, os melhores locais com vista mar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Experimente a Gastronomia Italiana