Conheça o Maccheroncini di Campofilone, ​​o macarrão de 600 anos da região Marche!

Quando muitos turistas viajam e lêem várias informações sobre a Itália, uma coisa que sempre impressiona os viajantes é a beleza das nuances regionais do país. A massa é um exemplo fantástico disso, muitas vezes as pessoas pensam ou falam em massa em termos simples “italiana”, mas ela varia enormemente de região para região.

No sul, o macarrão é uma mistura simples de farinha e água, mas viaje para o centro até Marche e a história é muito diferente!

Não há água no macarrão aqui, apenas ovos (e muitos deles). Se você viajar pela região, verá os maccheroncini di Campofilone em todos os lugares, este é um dos tesouros gastronômicos mais valiosos da região Marche, uma massa tradicional com ovos que remonta ao início de 1400.

Ingredientes:

  • Sêmola de trigo duro ou farinha 00, não transgênica
  • ovos frescosc
  • sal

Rastreie as origens da maioria dos alimentos italianos e você frequentemente descobrirá que eles têm suas raízes nas cozinhas dos pobres, e os maccheroncini di Campofilone não é exceção.

A comida nem sempre era abundante nos séculos XV e XVI, e a massa com ovo tornou-se um alimento básico na região. Ao secar sua massa em filamentos ultrafinos, o povo de Campofilone descobriu uma maneira de conservar a massa com ovo para que pudesse ser consumida durante todo o ano. Desta forma, maccheroncini di Campofilone nasceram por necessidade, mas rapidamente se tornou muito popular em Marche e além.

Leia também:

Os maccheroncini di Campofilone de hoje é feito exatamente da mesma maneira de sempre, a massa é feita com dez ovos para cada quilo de farinha (que é feita de grãos cultivados nas colinas da região Marche). Antes de ser enrolada bem fina, até cerca de metade um milímetro, é cortada com uma espessura de cerca de um milímetro, e depois seca lentamente em folhas de papel a 36 ° C.

É um processo que passou de geração em geração em Campofilone e, em 2013, os maccheroncini di Campofilone se tornaram a primeira massa de ovo a ser protegida pelo IGP na Itália, reconhecendo oficialmente seu significado e vinculando-a para sempre à aldeia de sua origem.

O nome pode ser um pouco confuso se você for pensar em língua italiana, em qualquer outro lugar na Itália, maccheroncini indicaria uma massa curta e oca, mas em Marche, maccheroncini di Campofilone é mais parecido com o que chamamos de capelli d’angelo (ou cabelo de anjo).

Originalmente, isso teria sido simplesmente para ajudar a secar a massa ao sol e evitar que se partisse durante o cozimento, mas a finura do papel também é o que dá ao maccheroncini di Campofilone sua incrível textura de derretimento na boca, bem como área de superfície máxima para agarrar naquele precioso molho de macarrão.

Foto: proloco di Campofilone

Embora os maccheroncini seja a forma mais tradicional, os artesãos de hoje fazem macarrão di Campofilone em todos os tipos de formatos e tamanhos diferentes, de linguine e pappardelle a pequenos gnocchetti.

Mesmo assim, se você quiser provar o verdadeiro sabor da região Marche, fique de olho no original maccheroncini servido com um molho cremoso de miúdos de frango ou com um rico ragù de carne ou frutos do mar. Ou por que não tentar fazer você mesmo? Só não economize nos ovos!?

Sobre Deyse RibeiroEu sou Deyse Ribeiro, proprietária e editora do Portal Tour na Itália, especialista em turismo na Itália, onde vivo desde 2007. Depois de muito estudo, cursos e experiência no campo do turismo enogastronômico, decidi que queria apresentar a história por trás do prato, de uma forma diferente, através da memória histórica, o que fez chegar hoje nas nossas mesas, os “casos”, o trabalho, a cultura, e o amor pela culinária italiana. Pegue o seu garfo e vamos nessa!

2 comentários em “Maccheroncini di Campofilone: ​​o macarrão de 600 anos da região Marche”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Experimente a Gastronomia Italiana