Os cafés históricos da Itália não são apenas lugares para tomar café; mantendo a atmosfera e as tradições de tempos passados, eles representam a memória e a identidade daqueles tempos e, portanto, de uma parte da história italiana. Não que o café e as guloseimas que eles oferecem devam ser esquecidos. Eles são tão populares por sua identidade quanto por suas iguarias.

Caffè Mulassano, Turim

O Caffè Mulassano está localizado na central Piazza Castello, em Turim. Foi construído em estilo Liberty em 1907 e mais tarde assumido por um casal italiano que voltava de alguns anos morando em Detroit. Eles foram os responsáveis ​​por inventar a torrada e o icônico tramezzino. Feito com dois pedaços de pão branco cortados em forma de triângulo com as crostas cortadas, o tramezzino é recheado com todos os tipos de ingredientes possíveis, desde o clássico “presunto e formaggio” (presunto e queijo) até o mais fantasioso rabo de lagosta, Barolo assado, coquetel de lagostim e muito mais. 

O Caffè Mulassano logo ganhou fama, tanto que até o rei e a rainha podiam ser vistos tomando café ali. O café também tem sido o local para comerciais e cenas de filmes. Vá para o café da manhã, chá, para o sanduíche, claro, e para o aperitivo. 

Caffè Pasticceria Cova, Milão

A Caffè Pasticceria Cova foi fundada como café em 1817, junto ao Teatro alla Scala, por António Cova. Logo se tornou o ponto de encontro pós-show para artistas, escritores, músicos, professores e figuras que tiveram um papel de destaque na história da Itália, como Giuseppe Mazzini, Benedetto Cairoli, Arrigo Boito, Giuseppe Verdi e Giovanni Verga, entre outros. 

Está localizado na elegante Via Montenapoleone, parte do quadrilátero della moda de Milão, o bairro da moda de luxo.  Além do café, o Caffè Cova também é famoso por seus doces e rica seleção de bolos, incluindo bolos de casamento.

Caffè Pedrocchi, Pádua

O Caffè Pedrocchi não é apenas o café mais famoso de Pádua, é um dos mais famosos da Itália. Era conhecido como o ‘café sem portas’, porque estava aberto sem interrupção, dia e noite, de 1831, ano em que foi inaugurado, até 1916. Acolheu a todos, desde intelectuais e aristocratas a moradores locais a prestigiados italianos e convidados internacionais, de Stendhal a D’Annunzio, de Eleonora Duse a Dario Fo a Lord Byron. Logo se tornou o ponto de encontro de estudantes, artistas, escritores e patriotas, e foi palco das revoltas estudantis de 1848 contra os governantes austríacos. 

O Caffè Pedrocchi é um dos grandes cafés históricos da Itália, continuando a tradição dos cafés italianos como lugares para tomar um bom café e se reunir para discussões sobre política e cultura. 

Não deixe de provar o famoso ‘Caffè Pedrocchi’, expresso servido em uma xícara grande com uma emulsão de creme e hortelã, coberto com uma pitada de cacau. Nenhum açúcar deve ser adicionado, e é por isso que é servido sem colher. 

Antico Caffè Greco, Roma

O Antico Caffè Greco, localizado na elegante via Condotti, foi fundado em 1760 e deve seu nome ao fundador, Nicola della Maddalena, que era levantino. 

O Antico Caffé Greco é conhecido pelos muitos patronos ilustres que teve ao longo dos anos, incluindo Stendhal, Goethe, Byron, Baudelaire, Antonio Canova e muitos outros; por muito tempo, foi um ponto de encontro de intelectuais e goliardos, incluindo o ‘Grupo de Romanistas’, um antigo cenáculo de estudiosos e acadêmicos, apaixonados pela cidade de Roma. 

Com mais de 300 obras expostas em suas salas, o Antico Caffè Greco pode ser considerado a maior galeria de arte privada do mundo aberta ao público. 

Antico Caffè Spinnato, Palermo

Fundado em 1860 na central Piazza Castelnuovo de Palermo, o Antico Caffè Spinnato é perfeito desde o café da manhã até a hora do aperitivo. 

Entre os três melhores bares da Sicília de acordo com o guia bíblico Gambero Rosso, o Antico Caffè Spinnato oferece não apenas café de boa qualidade, mas também o melhor da confeitaria da região: os clássicos cannoli e cassata, bolos de ricota e pistache, gelato, biscoitos com amêndoa pasta, frutos de maçapão. 

Não deixe de provar o arancini com molho de carne e manteiga e até alguns pratos tradicionais como espetadas de espadarte, macarrão alla Norma e rolinhos de berinjela.

Sobre Deyse RibeiroEu sou Deyse Ribeiro, proprietária e editora do Portal Tour na Itália, especialista em turismo na Itália, onde vivo desde 2007. Depois de muito estudo, cursos e experiência no campo do turismo enogastronômico, decidi que queria apresentar a história por trás do prato, de uma forma diferente, através da memória histórica, o que fez chegar hoje nas nossas mesas, os “casos”, o trabalho, a cultura, e o amor pela culinária italiana. Pegue o seu garfo e vamos nessa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Experimente a Gastronomia Italiana