A Ligúria é uma terra banhada pelo mar e é, portanto, porto de partida e chegada de mil viagens. Situa-se ao Sul do Piemonte. Sua cidade principal é Gênova.

Por muitos séculos, os navegadores, mercadores e transportadores de especiarias durante os longos períodos de navegação, sonhavam com os pratos de sua terra natal. É por isso que a cozinha da Ligúria é apelidada “a cozinha do retorno”.

Esta cozinha é caracterizada por inúmeros pratos muito elaborados que requerem horas de trabalho.

No passado, estes pratos eram preparados para festejar a volta dos marinheiros e dos viajantes. A “Torta Pasqualina” é um dos representantes destas longas elaborações. Ela era preparada com 33 camadas de massa folhada.

A Ligúria, além de suas terras à beira-mar, é também rica em colinas onde se cultivam as oliveiras que produzem um ótimo azeite.

Portanto a cozinha da região tem pratos de peixe e pratos da colina, feitos com cogumelos e ervas aromáticas: entre estas reina o manjericão, importantíssimo ingrediente no preparo do famoso “pesto alla genovese”. Na Ligúria são também típicos os vários tipos de “focacce”, todas deliciosas.

Conheça os pratos típicos da Ligúria

TORTA PASQUALINA

É uma torta de Páscoa muito tradicional na região da Ligúria. Suas origens são bem antigas: foi criada em 1400 e até hoje está relacionada e ligada ao período da Páscoa. Esse seria também a razão da origem do nome do prato.

A Torta Pasqualina é feita com recheio de ervas, espinafre e ricota cremosa de vaca envolta em várias folhas finas de massa. Ela pode ser apreciada inclusive fria.

Segundo a tradição, são exatamente 33 folhas de massa que compões a torta de Páscoa. Esse número seria em memória aos 33 anos de Jesus.

Essa é apenas um dos vários pratos deliciosos da culinária da Ligúria.

My self, Public domain, via Wikimedia Commons

PANSOTTI

Pansotti com molho de nozes é um prato típico da tradição da Ligúria.

É um prato simples e vegetariano, pois não se utiliza carne em seu preparo.

Há diferentes versões sobre a origem do nome “pansoti”. Uma dessas versões é a de que o nome vem da palavra em dialeto lígure “pansa”, que significa barriga.

Se bem que a parte recheada do pansoti realmente se parece com uma barriga cheia. Já uma outra versão afirma que o nome se origina do sobrenome do general francês Pansoit, que viveu na Ligúria no final do século XIX. Ele, provavelmente teria os inventado.

CIMA ALLA GENOVESE

Cima alla Genovese é uma deliciosa receite típica de Gênova e é um dos pratos mais significativos da mais antiga gastronomia da Ligúria.  É basicamente um invólucro de carne, que utiliza vários ingredientes para recheio, como verduras e a vitela. É cozido e servido em rodelas finas. É um prato frio, que se como ao longo de alguns dias.

RAVIOLI AL TOCCO

O Ravioli al Tocco, é um dos pratos de massa mais tradicionais da Ligúria. Seu recheio é uma mistura de carne, borragem e escarola, São servidos com um molho chamado Tocco.

O molho tocco é preparado com um único corte de carne, que é cozido por muito tempo em uma temperatura muito baixa. Esse molho dá um sabor inigualável para o ravioli. Esse prato com certeza é uma experiência gastronômica que deve ser provada.

Samuele Silva, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

FARINATA

A farinata também é umas das especialidades da Ligúria. Sua simplicidade e sabor impressiona quem prova essa delícia. Esse prato é feito apenas com azeite, farinha de grão de bico e água.

Teoricamente, sua origem é antiga, pois já seria consumido na época dos romanos. Com o passar do tempo, espalhou-se por portos do Mediterrâneo.

Wolfgang Meinhart, Hamburg, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

STOCCAFISSO

O nome “stoccafisso” provém do inglês “stockfish”, peixe seco (normalmente merluza), originalmente produzido nos países do Mar do Norte. É frequentemente confundido com o bacalhau, que não é simplesmente seco, mas conservado em sal.

PESTO

O Pesto é originário da região da Ligúria e é um dos molhos mais comuns na Itália. Este molho saboroso é feito com manjericão fresco, pinhão, parmesão e azeite extra-virgem, em algumas receitas adiciona-se alho. Ele é comido em restaurantes com Trofie ou Fetuccine verde. Em certas ocasiões, é acompanhado de vegetais como batatas e vagem.

FOCACCIA

FOCACCIA

Em toda a Itália é fácil encontrar focaccia por toda parte, e essa delícia se originou em Gênova, região da Ligúria. Gênova é conhecida pela comida de rua, e a focaccia é a mais famosa de todas elas.

Existem várias versões de Focaccia genovesa, porém a mais comum é a simples, com azeite e ou com azeitonas e cebolas. É vendida em quadrados e pode ser recheada com queijo straccino.

LATTUGA RIPIENA

Esse é um prato muito saboroso. Geralmente é servido com caldo, ou assado com molho de tomate. De acordo com as receitas tradicionais, diz que se deve rechear grandes folhas de alface, já escaldadas, com uma mistura de pão, carne, parmesão, ovos e ervas, como a sálvia.

Existem muitas versões que modificam a receitam original básica. É possível mudar o tipo de recheio, podendo optar pelo presunto, carne moída ou uma mistura de carnes, como molejas e gordura de vitela.

Euparkeria, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

QUARESIMALI

São biscoitos simples, porém muito saborosos. O Quaresimali é preparado apenas com água, açúcar e pasta de amêndoa.

Existem três diferentes tipos de Quaresimali, o canestrellini, o marzipã e o mostaccioli. Por serem sobremesas secas, a combinação perfeita é com um bom vinho doce.

CAVAGNETTI

Os cavagnettis, são doces típicos e são deliciosos. Sua base é feita de massa doce, contendo um ovo inteiro cozido.

É um doce bastante consumido nas tradições de Páscoa. Segundo a tradição, esse era o modo de dar ovos às crianças antes de existir os ovos de Páscoa. Também existe a versão salgada dos cavagnettis.

No dialeto da Ligúria, o termo Cavagnetto significa, cesta, e se refere à forma da massa.

CONIGLIO ALLA LIGURE (COELHO À MODA DA LIGURIA)

Esse é considerado um dos principais pratos de carne da gastronomia dessa região da Itália. Isso se deve ao fato do coelho ser uma carne muito popular na Ligúria. Essa tradição, vem desde os tempos passados e permanece até os dias atuais.

No Coniglio Alla Ligure, a carne de coelho é cozida junto com pinhões, verduras, alecrim e azeitonas. Tem um sabor incrível e é considerado um prato leve.

FRICASSÊ DE CORDEIRO E ALCACHOFRAS

Na Ligúria, o cordeiro é servido com alcachofras cozinhas na frigideira. Para finalizar o preparo do Fricassê de Cordeiro e Alcachofras, usa-se um creme de ovo batido com pinoli, salsa e limão, esse creme é despejado no cordeiro após o cozimento. Sabores genuínos da terra, que passam de geração em geração.

Como acompanhamento para este prato esplendido, aconselha-se um vinho tinto com poucos taninos.

Conheça os produtos típicos do Piemonte

User:BMK, CC BY-SA 2.5, via Wikimedia Commons

ROSSESE DI DOLCEACQUA

É um vinho elaborado com a Rossese, uma variedade autóctone da Ligúria. No gustativo, é um vinho bastante fresco, de alta acidez e notas de ervas. Um vinho que sem dúvidas você deverá provar.

VINHO VERMENTINO

O vermentino é um vinho muito apreciado. Os melhores Vermentinos são brancos bem estruturados e acompanha frutos do mar ou a pasta ao pesto; resumindo, fica bom com tudo, inclusive com o stocafisso.

TOMA DI PECORA BRIGASCA

O queijo da região da Ligúria tem um sabor inigualável, ele é produzido com leite de velha da raça brigasca. É saboroso, de massa mole com a casca macia. É de dar água na boca só de imaginar.

AZEITE DE OLIVA

AZEITE DE OLIVA

O azeite extravirgem Riviera Ligure Olitália, é produzido na região da Ligúria. Possui Denominação de Origem Protegida (D.O.P), que garante características específicas da região onde é produzido.

Seu sabor é suave, apresenta notas de frutos verdes e picância. É ideal usá-lo cru, em molhos frios, como o molho pesto e para temperar saladas ou frutos do mar.

GELEIA NIASCA PORTOFINO

São geleias excelentes para serem saboreadas no pão e em sobremesas tradicionais. Também combina com queijos, dando um delicioso toque de doçura.

É encontrada nos sabores, tangerina, limão, figo, laranja e damasco/pêssego, para agradar todos os paladares.

Luigi Rosa, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

PANDOLCE

O Pandoce é um pão doce italiano. Ele é feito com farinha, açúcar, leite, manteiga, ovos, passas, pinhões e suco de limão. Possui uma textura resistente e seca.

É um produto típico do Natal de Gênova. Em sua origem, conta-se que as famílias inteiras participavam de sua preparação; as mulheres o faziam, a mais nova o levava para a mesa e o mais velho da casa o cortava; mas só depois que todos beijassem o bolo. A primeira fatia era guardada para o primeiro mendigo que batesse na porta.

Atualmente ele pode ser encontrado em diversas lojas de toda a Gênova, a partir dos meses de outubro e novembro.

E aí, ficou com água na boca?

A Ligúria é uma belíssima região que se manteve fechada à influências externas, assim, seu patrimônio da cultura local se manteve intacto.

Opções para se deliciar na região da Ligúria não faltam. Basta somente organizar o melhor itinerário a ser seguido. Desfrute os sabores da Ligúria.

Temos serviço de guia em português na região, além de tours gastronômicos para conhecer e degustar a região.

Sobre Deyse RibeiroEu sou Deyse Ribeiro, proprietária e editora do Portal Tour na Itália, especialista em turismo na Itália, onde vivo desde 2007. Depois de muito estudo, cursos e experiência no campo do turismo enogastronômico, decidi que queria apresentar a história por trás do prato, de uma forma diferente, através da memória histórica, o que fez chegar hoje nas nossas mesas, os “casos”, o trabalho, a cultura, e o amor pela culinária italiana. Pegue o seu garfo e vamos nessa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Experimente a Gastronomia Italiana