Pratos Típicos da Calábria

A cozinha calabresa é muito variada, com base em carne de cabra e deliciosos pratos preparados com peixe e verduras.

Os tomates secos ao sol e conservados no azeite e pimenta vermelha são um dos produtos típicos da Calábria, como de outras regiões do Sul italiano.

Os condimentos das massas são muito parecidos aos das regiões vizinhas (ragú de carne de cordeiro, verduras da estação e completados com ricota e “pecorino”).

Um ótimo prato, muito simples, é a fritada de macarrão, temperada com linguiça e “pecorino”. 

A carne de carneiro e os peixes são os elementos básicos de muitas preparações.

O cabrito recheado ao forno é ótimo e o atum agridoce é delicioso. 

Entre os doces primam os biscoitos chamados “Mostaccioli” (feitos com massa podre, mel e canela).

Resumindo, a Calabria é verdadeiramente, um paraíso para os apaixonados por uma boa comida italiana. 

Selecionamos alguns dos pratos típicos da Calabria para você conhecer. 

CONHEÇA OS PRATOS TÍPICOS DA CALÁBRIA 

Strocatura
Foto: Vice.com

STRONCATURA 

Stroncatura é uma massa repleta de tradições e sua origem é muito pobre. Essa massa escura era feita de grãos e farelo de trigo que era varridos do chão de comerciantes de massas. 

Por razão de higiene, por muitos anos a sua venda foi proibida e só era consumida por pessoas menos ricas. 

Atualmente, ela foi aprimorada e segue às regulamentações atuais, inclusive as de higiene. 

É temperada geralmente com ingredientes simples, como azeite, azeitonas, anchovas, pimenta e farinha de rosca torrada. 

Fileja com La`nduja
Foto: Wikimedia Commons

FILEJA COM LA’NDUJA

O nduja é o queijo mais conhecido da gastronomia da Calabria. Ele é feito com pancetta e banha. Depois há a adição de muita pimenta Calabrese. É um salame macio e pode ser preparado de várias foras. 

O fileja com la’nduja é um dos pratos típicos da Calabria, e deve ser experimentado e deliciado durante sua visita a região da calabresa. 

Pipi Chini
Foto: Wikipedia

PIPI CHINI – PIMENTÕES RECHEADOS 

Engana-se quem pensa que um prato feito com vegetais será um prato leve!

O pimentão recheado, típico da província de Reggio Calabria, não é um prato nada light. 

A versão básica deste prato inclui ovos, queijo, farinha de rosca e salsa. Uma versão mais “encorpada” adiciona carne de porco picadinha, queijo, mortadela, presunto e muito outros ingredientes, ao seu gosto. Deu água na boca, não é mesmo? 

Patate e Peperoni Fritti
Foto: GialloZafferano

PATATE E PEPERONE FRITTI – BATATAS E PIMENTÕES FRITOS 

Já deu para perceber que o pimentão é bastante utilizado em pratos da culinária da Calabria, e este é mais um prato onde este vegetal. 

Batatas e pimentões fritos são um típico acompanhamento calabrês e é um prato muito saboroso, utilizado muitas vezes para combinar com pratos de carne. 

Os dois vegetais são fritos em uma panela untada com azeite. O azeite pega o sabor dos pimentões e passa para as batatas, criando uma mistura de sabores incrivelmente única. 

VRASCIOLE 

Mais um prato muito saboreado na Calabria. Os vrascioles são almôndegas de vitela fritas e são encontradas com formato típico alongado. 

Geralmente são servidos quentes e como entrada, enquanto se aguarda o prato principal. 

É possível que você encontra vrascioles feitos com outros ingredientes, como batatas, beringelas e vários outros. Mas seja qual for o ingrediente principal, os vrascioles devem ser provados.  

PESCE STOCCO ALLA GHIOTTA

Caso você nunca tenha ouvido falar, o “Stocco” nada mais é do que merluza (uma merluza inteira que é pendurada para secar naturalmente), que é usado é usado como base para diversos pratos. 

O Pesce Stocco alla Ghiotta é um prato típico de Reggio Calabria e é feito com pouquíssimos ingredientes, entre eles, batatas, azeitonas e alcaparras. 

ALICHES SCATTIATE 

Basicamente o prato apresenta aliches (anchovas) refogadas com muito azeite, pimenta e orégano. É um prato simples, mas muito saboroso e apreciado na região da Calabria. 

Além disso, o prato reflete os sabores únicos dos ingredientes sem grande processamento, que são utilizados. 

Por ser um prato típico mediterrâneo, aliches acattiates, possui um forte sabor do mar e é uma ótima pedida para os amantes de peixes e pimentas. 

Morzello
Foto: MangiareBuono.it

MORZELLO

Talvez esse prato seja para quem “tem estômago”. O morzello é um sanduíche recheado com tripas e miúdos bovinos. Já havia ouvido falar? 

A carne é regada por um molho de tomate picante e servida geralmente no pão pitta.

Dizem que era um lanche muito amado por trabalhadores rurais, que consumiam este lanche ainda pela manhã. 

Tartufo de Pizzo
Foto: Wikipedia

TARTUFO DI PIZZO – TRUFA DE SORVETE 

Típica da cidade de Pizzo, o tartufi di pizzo é uma trufa gelada muito saborosa. Este sorvete foi o primeiro do mundo a obter a denominação IGP (Indicação Geográfica Protegida). 

Essa maravilha parece ter nascido por acaso e tem uma história muito legal. Dizem que no ano de 1952, um sorveteiro conhecido como Don Pippo, se viu em dificuldades durante um casamento, quando os copos onde servia os sorvetes terminou. 

Ele então resolveu improvisar e com a palma das mãos foi criando uma esfera de sorvete de chocolate e avelã, recheada com chocolate derretido. 

Após, embrulhou o sorvete em uma folha de papel toalha e colocou no freezer. E foi assim que nasceu o tartufo di pizzo. 

Essa criação rendeu à cidade de Pizzo vários prêmios nacionais e internacionais. 

Polpette Alla Mammolese
Foto: Wikipedia

POLPETTE ALLA MAMMOLESE

É um prato antigo da culinária da comuna de Mamola, no Parque Nacional Aspromonte, e de outras áreas da província de Reggio Calabria. A receita unclui carne de porco moída, ovos, pão amolecido em água (ou pão velho ralado), alho, peperoncini e queijo de cabra ralado. 

Em uma tigela grande prepara-se a mistura com carne crua picada, ovos, pão encharcado, queijo de cabra, pimenta, alho, sal, salsa e uma colher de óleo. De todos estes ingredientes, se estrai o molho, que deve ser espesso. 

O molho é colocado sobre uma massa de preferência, com queijo ralado, podendo ser o queijo de cabra ou a ricota defumada, e servido com as polpette.

Nos tempos antigos, as almondegas eram usadas apenas em ocasiões festivas. 

CUCCIA 

A cuccia é um prato típico da província de Cosenza à base de trigo cozido, carne de cabra e/ou carne de porco e especiarias. A preparação do prato demora cerca de três dias e passa por várias fases: a limpeza do grão, a maceração, fervedura e cozimento tradicional no forno a lenha. 

Atualmente, não há certeza sobre a origem desse prato. Na Sicília, existe um prato com nome similar, porém é uma sobremesa típica, feita de grão de trigo e outros ingredientes. 

Melanzane ripiene
Foto: Wikipedia

MELANZANE RIPIENE LO STOCCO

Beringelas recheadas, é um prato amplamente saboreado na área de Locride, na região metropolitana de Reggio Calabria, e em vários outros municípios da Calábria. 

Varia em preparação de acordo com as tradições de cada município e das áreas serem litorâneas ou montanhosas. 

A tradicional beringela recheada é um prato simples e saboroso, é preparado com carne das próprias beringelas. O sabor é determinado pela mistura e pela quantidade certa de aromas naturais, em particular do queijo caprino, que realça ainda mais o sabor. 

As melanzane ripiene lo stocco são preparadas com um recheio de merluza dessalgada, ricota, legumes, batatas, etc. 

O prato faz parte da renomada dieta mediterrânea. Pode ser usado como antepasto ou como prato principal, sendo apreciado quente ou frio. 

Frittole
Foto: Wikipedia

FRITTOLE 

É um prato típico da cidade de Reggio Calabria e área vizinhas. 

A frittole é obtida aquecendo a banha de porco moída (sem carne ou outras impurezas), em um tacho de cobre chamado caddàra. O caldeirão fica literalmente revestido com banha moída. Dessa forma, derrete com adição de um pouco de água levemente salgada. 

Quando a banha é parcialmente dissolvida, é adicionado as costelas e as partes menos nobres do porco: pescoço, bochecha, focinho, orelhas, pernas, barriga, rins, etc.), e são deixadas para ferver muito lentamente na banha durante pelo menos seis horas, adicionando apenas sal e mexendo frequentemente. 

PASTA CA’MUDDICA 

É um prato extremamente simples e saboroso, geralmente composto de massa longa, temperado com alho, óleo extra virgem e anchovas, com um punhado de pão ralado, previamente torrado. 

Pesce Apada Alla Ghiotta
Foto: Cookidoo

PESCE APADA ALLA GHIOTTA

É um prato típico da cozinha calabresa, particularmente na província de Reggio Calabria. 

Na Calabria, acima de tudo, é definido como o Pinóquio da Costa Viola, sendo o protagonista mais requisitado e indiscutível da gastronomia calabresa, não só pela delicadeza da sua carne, mas também pelo ritual folclórico que caracteriza a sua gastronomia e pesca. 

O peixe-espada alla ghiotta é feito com belas fatias, altas e carnudas de peixe e com molho ghiotta, que é a base de muitas receitas do Sul, e elaborado com cebola, tomate, aipo, alcaparras e azeitonas verdes, mais um pouco de sal, azeite extra virgem e pimenta. 

Se sobrar molho, não vai se arrepender, porque poderá usá-lo para temperar um bom prato de massa oi, se necessário, congelá-lo por mais uma vez. 

Agora que você já conhece alguns dos pratos típicos da Calabria a única tarefa difícil será escolher qual deles experimentar primeiro, pois todos, em suas particularidades, apresentam um sabor inesquecível. E aí, vai começar por qual? 

Temos serviço de guia em português na região, além de tours gastronômicos para conhecer e degustar a região.

Sobre Deyse RibeiroEu sou Deyse Ribeiro, proprietária e editora do Portal Tour na Itália, especialista em turismo na Itália, onde vivo desde 2007. Depois de muito estudo, cursos e experiência no campo do turismo enogastronômico, decidi que queria apresentar a história por trás do prato, de uma forma diferente, através da memória histórica, o que fez chegar hoje nas nossas mesas, os “casos”, o trabalho, a cultura, e o amor pela culinária italiana. Pegue o seu garfo e vamos nessa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Experimente a Gastronomia Italiana